O Brasil vive, ao longo de todo o mês, o “Outubro Rosa”. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa o debate e visibilidade a doenças como o câncer de mama, do colo do útero, dentre outros. Este ano, terá como tema a frase “Mulher: seu corpo, sua vida”.
Para os representantes do Grupo Pedreira Santa Isabel (PSI), é extremamente importante saber o máximo de informações e ações da campanha que, “além de ajudar no diagnóstico precoce, salva muitas vidas”. Em 2024, mais de 73 mil novos casos foram registrados no país.
Foi notícia no Ouvidor
- Homem é preso por agredir e manter mulher grávida em cárcere privado
- UPA encerra setembro com quase nove mil atendimentos
- A importância do registro de imóveis: como proteger seu patrimônio de disputas e fraudes
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 17% das ocorrências podem ser evitadas por meio de hábitos saudáveis. É com base na temática, que o Grupo PSI destaca mais informações das doenças, sintomas, e formas de tratamento.
Câncer de Mama
A doença é formada por um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama – alguns com desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente.
Segundo especialistas do Ministério da Saúde, os principais sintomas são: caroço, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada; alterações no bico do peito e/ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.
Diversos fatores estão relacionados, como: hormônios, envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente, exposição à radiação ionizante, dentre outros.
Câncer de Colo do Útero
De acordo com a secretaria de Saúde de Santa Isabel, a doença pode apresentar sangramento vaginal anormal, como manchas de sangue irregulares, sangramento leve entre períodos ou após a relação sexual.
O câncer de Colo de Útero pode causar outros sintomas, como a menstruação mais longa que o normal, dor abdominal ou pélvica – especialmente ao urinar ou durante relações sexuais; aumento do corrimento vaginal, às vezes com odor, aspecto ou coloração alterado; sensação de pressão no fundo do abdômen; ou vontade de urinar mais frequente.
Diagnóstico e Prevenção
As unidades de saúde de Santa Isabel, por exemplo, estão prontas para prestar o atendimento à mulher. A rede municipal também conta com médicos ginecologistas.
Desta forma, a recomendação é que a mulher realize, anualmente, o exame “Papanicolau”, além de buscar ajuda médica diante de qualquer sinal suspeito. “A equipe de enfermagem das unidades de saúde também estão prontas para orientar os pacientes”, afirma a secretaria municipal de Saúde.
Os serviços ofertados são: Vacina contra o HPV (uma das causas do câncer do colo de útero); exame de Papanicolau; consulta com ginecologistas; mamografia, e a rotina de prevenção por meio da citologia cervicovaginal.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece a vacinação para faixas etárias definidas entre o público adolescente. Atualmente, pessoas de 9 a 14 anos podem vacinar-se gratuitamente nos postos de saúde.