Levantamento mensal do Procon-SP feito nos principais bancos comerciais do país constatou que a taxa média de juros para empréstimo pessoal foi de 7,96% ao mês, uma redução de 0,01 p.p. em relação ao mês anterior que era de 7,97% ao mês.
Veja Também
- Proteja o seu pet dos fogos e ruídos nas festas de fim de ano
- Mais de 30 mil pessoas prestigiaram o Natal Encantado de Arujá
- Turismo de SP faz balanço do trabalho desenvolvido em 2023
Nesta modalidade, as instituições que apresentaram alteração foram: o Banco do Brasil reduziu sua taxa de 6,31% a.m. para 6,27% a.m., redução de 0,04 p.p, representando uma variação negativa de 0,63% e, também, o Itaú reduziu sua taxa de 9,69% a.m. para 9,61% a.m., redução de 0,08 p.p, representando uma variação negativa de 0,82%. Já o Bradesco aumentou sua taxa de 9,60% a.m. para 9,66% a.m., aumento de 0,06 p.p, representando uma variação positiva de 0,62%.
O cheque especial permanece sem alterações desde fevereiro de 2021, com uma taxa média de juros de 7,96% ao mês em todos os bancos pesquisados.
Os dados foram coletados em 4 de dezembro nas instituições financeiras Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
Veja o relatório completo aqui.
Como as taxas continuam altas, antes de ceder aos apelos de consumo que já começam a surgir com as ofertas que antecedem o Natal, especialistas do Procon-SP recomendam que o consumidor analise as diversas alternativas de crédito, priorizando a liquidação de suas dívidas, especialmente nesta época do ano em que as instituições credoras abrem muitas possibilidades de negociação
É importante que o consumidor aproveite a chegada do décimo terceiro para organizar o seu orçamento, quitando as dívidas e, se possível, reservando uma parte para as despesas de início do ano (como IPTU, IPVA, matrícula escolar, etc.).