A partir do próximo dia 17 de setembro, após 16 anos, a Prefeitura de Santa Isabel dará início às obras de revitalização da Praça da Bandeira no centro da cidade. A ação faz parte de um pacote de melhorias na principal praça da cidade que prevê inclusive a reabertura de uma de suas ruas laterais. Ao todo, serão investidos cerca de R$189.865,59 de recursos próprios em uma obra que deve se estender pelos próximos 90 dias.
Após revitalização, a nova praça contará com iluminação LED, revitalização de canteiros, encostos, pinturas e limpeza geral com hidrojateamento. De acordo com a Prefeitura de Santa Isabel, será reaberta a rua ao lado da Caixa Econômica Federal que ligará as avenidas República e Manoel Ferraz de Campos Salles.
Foi notícia no Ouvidor
- Nova operação contra o roubo de carga
- O dia do pedestre em Santa Isabel
- Polícia Militar apreende caça-níqueis em bar de Santa Isabel
“O departamento de Trânsito ainda deve realizar os estudos que vão definir se a rua atenderá o motorista que vem da Manoel Ferraz em direção às ruas no entorno do Fórum para assim facilitar o acesso para a Avenida João Pires Filho (Marginal)”, explicou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sidorco.
Ainda de acordo a Prefeitura, a reabertura da nova via proporcionará uma mudança no sistema viário municipal. “Com o trecho, será possível criar um desvio de fluxo de trânsito quando a Avenida Manoel Ferraz de Campos Salles estiver interditada evitando com isso o uso da Rua Diogo Batista Nunes, como é feito atualmente, mas que representa um certo risco aos condutores e pedestres, seja pelo tipo de calçamento em pedras ou aclividade acentuada”, destacou a assessoria.
Hoje, cerca de quatro microempreendedores ocupam a faixa lateral que será reaberta na Praça da Bandeira. Segundo Sérgio Sidorco, a Secretaria já iniciou diálogos com os vendedores, a fim de encontrar uma solução amigável para a realocação deles em uma área melhor da Praça: “Temos espaços vagos nos quiosques que serão revitalizados com a reforma a ser realizada. A maioria já mostrou interesse em ir para os quiosques, mas caso tenha algum que prefira continuar com o carrinho, vamos encontrar uma forma de reabrigá-lo na nova praça”, explicou.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
As obras serão realizadas pela empresa “Cerqueira Torres”, e fiscalizadas pela secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação. Os horários de execução da obra possíveis impactos no trânsito serão debatidos em breve entre a Prefeitura, as secretarias envolvidas, além dos comerciantes e empresa responsável. “O objetivo é que a intervenção seja realizada com o menor impacto possível”, finaliza a assessoria.