Prefeitura aumenta efetivo da GCM em mais de 50%

24 novos integrantes da Guarda Civil Municipal de Arujá, foram apresentados nesta semana o que representa um aumento de 50% do efetivo da GCM

efetivo da GCM
"A segurança faz parte de um tripé importante do nosso governo", disse o Prefeito Dr. Luis Camargo. Foto: Assessoria Arujá

Na manhã desta segunda-feira (11), o Parque dos Ipês sediou mais um importante evento. Trata-se da apresentação de 24 novos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Arujá, o que representa um aumento de 50% no número do efetivo da GCM, pois o 25º homem chegará em breve.

Veja Também

A cerimônia ocorreu com a presença do prefeito Dr. Luis Camargo, acompanhado do vice-prefeito Betinho, do secretário municipal de Segurança Pública Washington Adami, seu adjunto GCM Silva, do comandante da GCM arujaense, Oliveira, secretários municipais e vereadores.

Os eventos da Prefeitura têm ocorrido tranquilamente, com zero ocorrências graves e agora, com o aumento do efetivo para 75 guardas (sendo que um ainda se encontra em treinamento e deve ser apresentado em breve), a cidade está cada vez mais preparada para receber a família arujaense e os turistas da região.

O prefeito Dr. Camargo comentou sobre o investimento na área: “A segurança faz parte de um tripé importante do nosso governo, quando assumimos, que foi um pedido da população durante anos e agora estamos aqui conseguindo atender. Com esse aumento do efetivo da GCM, conseguiremos atuar ainda mais na proteção dos arujaenses”, discorreu o chefe do Executivo Municipal.

O secretário municipal de Segurança Pública, Washington Adami, falou um pouco sobre a importância deste reforço no efetivo da GCM: “Hoje, celebramos mais um passo em direção à proteção da nossa comunidade. A cada dia, Arujá cresce e evolui e a presença dos novos guardas representa o contínuo compromisso do trabalho de manter o ambiente seguro, para todos os nossos cidadãos e os visitantes”, comentou.

Recentemente, a GCM de Arujá recebeu 55 revólveres Taurus, calibre 38, doados pela pasta de segurança de Guarulhos. Os equipamentos chegaram ao mesmo tempo em que a Prefeitura entrega mais três novas viaturas (GM Tracker) à corporação, que já contava com 20 veículos de atuação, entre bases móveis, viaturas de patrulhamento, motos, entre outros. Dois dos novos veículos foram adquiridos com recursos próprios municipais e uma contou com emenda do secretário de Turismo do governo do estado, Roberto de Lucena (na época deputado), e contrapartida da Prefeitura.

Recentemente, foi inaugurado o Centro de Operações Integradas (COI) de Arujá, que mantém todas as principais entradas e saídas de Arujá monitoradas. Nada entra na cidade, nem sai dela, sem que tudo seja registrado e analisado por um policial militar e dois GCMs. Há 19 câmeras OCR (Optical Character Recognition) em oito pontos estratégicos de muralhas eletrônicas e outros 40 radares inteligentes para captar dados de veículos em circulação, fazendo a leitura automática de placas, cor e modelo e mais 130 câmeras nas vias com inteligência artificial, reconhecimento por metadados e facial, além das que estão sendo incorporadas, totalizando hoje mais de 400 câmeras. Vale destacar ainda que o projeto de reestruturação da Guarda, que é de autoria do Executivo, também já foi aprovado em primeira discussão e votação na Câmara Municipal, que tem dado todo o apoio à propositura, e objetiva melhorar as condições de trabalho e progressão de carreira da GCM arujaense.

Estiveram ainda presentes no evento a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Arujá, Regina Campanelli, GCMs e representantes das forças de segurança de municípios vizinhos e a população. Duas crianças com uniformes da GCM de Arujá deram um toque especial à solenidade.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments