Preconceito

por LUIS CARLOS CORRÊA LEITE

Advogado e colunista do Jornal Ouvidor, Dr. Luís Carlos Correa Leite.

Toda eleição nacional é a mesma coisa: O Partido dos Trabalhadores vence no Nordeste, algumas pessoas sem noção publicam frases preconceituosas contra os nordestinos e instaura-se um debate que é extremamente proveitoso para os políticos de esquerda: as pessoas do Sul e o do Sudeste têm preconceito contra os nordestinos e nortistas.

Veja Também

A unidade do país deveria ser considerada um assunto de segurança nacional, e qualquer tipo de manifestação discriminatória deveria ser severamente punida.

Mas não apenas com relação aos nossos irmãos nordestinos. Recentemente, a fim de atingir o presidente Jair Bolsonaro – que é paulista do Vale do Ribeira – o ex-presidente Lula disse que este é um grosso, como as pessoas do interior de São Paulo, os quais chamou de “capiaus”. E o interessante é que esta ofensa – que a imprensa fingiu não ouvir – partiu de uma pessoa também de origem muito humilde, que veio para o estado de São Paulo naquele caminhão que aqui no Sul era conhecido como “pau de arara”. E aqui em São Paulo cresceu em todos os sentidos. Certamente pelos seus méritos chegou à presidência da República.

Mas será que teria tido essa carreira se tivesse ficado lá na zona rural de Garanhuns? Certamente que não. O Nordeste, como se viu nessas eleições, continua dominado pelos coronéis. Na Bahia, o neto de ACM; em Pernambuco, a dinastia dos Arraes contra os Lira, estes usineiros. Em Alagoas, reina Renan Calheiros, que elegeu o seu filho como senador. No Ceará, a dinastia dos Gomes. No Pará, a dos Barbalho. E o povo humilde de lá continua seguindo essas pessoas.

No Sul, e especialmente em São Paulo, ao contrário, todos têm oportunidades. Não só os nordestinos, como também os mineiros, os imigrantes – como os italianos, os japoneses, os libaneses, chineses, e outros – foram e continuam sendo bem recebidos.

Assim, o que parece é que os paulistas do interior é que são discriminados. Pelo sotaque carregado, pela simplicidade e pela generosidade. Mas é aqui no interior que reside o cerne dos verdadeiros paulistas. Nós somos os descendentes dos bandeirantes, que desbravaram o Brasil, quando as elites portuguesas, que não queriam trabalhar, desfrutavam do conforto do litoral, em especial do Nordeste. Enquanto a economia do Nordeste afundava sob o domínio dos coronéis – que mandam até hoje – São Paulo partiu para a cultura do café e sustentou o Império.

Com os lucros do café, e já sob a influência dos imigrantes, construiu uma indústria poderosa e hoje é a capital de fato do Brasil. Aliás, depois que os sulistas foram para o Nordeste, Pernambuco passou a produzir frutas para exportação, vinhos de alta qualidade, e até automóveis. O Piauí, quem diria! é um grande produtor de soja, a exemplo do oeste da Bahia.

Lula e o PT devem desculpas ao povo do interior de São Paulo!

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments