Polícia de Santa Isabel prende PM que matou Matheus

Novas imagens mostram que Matheus corria quando foi atingido pelas costas. Polícia prende PM atirou contra Isabelense

Por Bruno Martins

A Polícia Civil de Santa Isabel em ação conjunta à Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, prendeu na manhã desta quinta-feira, 28/04, os policiais militares envolvidos na abordagem que resultou na morte do jovem Matheus Nunes de Siqueira, 22, ocorrida na madrugada do último dia, 20.

Matheus levou um tiro na nuca quando corria da abordagem de dois policiais à paisana que estavam de folga e sem farda. O assassinato ocorreu na Av. República no centro de Santa Isabel. Veja as imagens abaixo.

Na madrugada do último dia, 20/04, Matheus e um amigo foram até um posto de gasolina, abastecer e comprar cervejas. No local havia dois homens que estavam lanchando na conveniência, e resolveram abordar os jovens. De acordo com a família e imagens do próprio posto de combustível, mesmo sendo militares, para se apresentarem na abordagem, os policiais supostamente teriam apresentado um distintivo da polícia civil.

Iniciada a abordagem Matheus aproveitou uma distração dos policiais e correu, na fuga o PM Tiago Cavalcante de Melo correu atrás. Em seu depoimento o policial afirmou que atirou, pois Matheus olhou para trás e teria feito um movimento indicando estar armado.

Em uma nova imagem do qual o Ouvidor conseguiu acesso, é possível ver que Matheus corria em linha reta, com os braços abertos e olhando somente para frente no momento em que foi baleado e caiu.

No local do tiro havia três pessoas que estavam conversando sentadas na calçada onde o fato ocorreu. Na imagem é possível ver que as pessoas se levantam e saem com medo, na sequência o policial Tiago se aproxima do jovem caído e em seguida um veículo branco estaciona em frente, nele estava o outro policial colega de Tiago que também participava da abordagem. Nesta hora o amigo de Matheus conseguiu fugir sem ser notado.

Entenda o caso Matheus 

Nesta quarta-feira, 27, o advogado criminalista e Ouvidor da Polícia Militar e Civil do estado de São Paulo, Dr. Elizeu Soares Lopes e o advogado e Presidente do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo Dr. Ariel de Castro Alves comentaram sobre a ação ocorrida em Santa Isabel. Os dois defenderam a prisão dos policiais, pois para eles trata-se de uma execução e não legítima defesa como o caso foi registrado: “Qual é o perigo que uma pessoa representa a outra correndo de costas? ”, questionou Dr. Eliseu. “Mesmo que Matheus estivesse cometendo qualquer ato criminoso, tal ato não se justifica”, complementa Dr. Ariel. Confira a entrevista completa abaixo. 

Responsável pelas investigações, Dr. Herb Vitor Rodrigues Júnior disse que a polícia prendeu PM ao cumprir hoje pela manhã mandados de busca e apreensão contra os policiais militares investigados pelo homicídio ocorrido no dia 20/04/22. Os mandados foram cumpridos na cidade de São Paulo e Caçapava.

“O policial autor dos disparos foi preso e conduzido para a Delegacia de Santa Isabel, já o segundo policial não foi localizado contudo, o seu advogado afirmou que ele irá se apresentar nas próximas horas”, informou Dr. Herb.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments