Pioneiros de Santa Isabel

Exposição de fotografias e de histórias do município

O Centro de Memória Francisco Sanches Baptista – Chico Fotógrafo se transformou, até o dia 30/07, num imenso álbum de família. Mas não é de qualquer família, em comemoração ao aniversário de 190 anos do município, a Exposição Pioneiros reúne fotografias da família de Santa Isabel.

Retratos de pessoas que marcaram a vida e a sociedade isabelense, figuras folclóricas de vida altruísta e morte misteriosa. Imagens de imóveis que foram ao longo dos anos mudando de forma, alguns perderam janelas barrocas, ou simplesmente ganharam mais aspectos modernistas. E a Praça da Bandeira que era uma ilha cercada de ruas em todos os lados!

Veja Também

A vida é movimento e sob a curadoria de Emerson Bicudo e o trabalho técnico de Yara Arantes a sala remonta a história da cidade. “Acredito que as pessoas poderão entender mais a relação entre os acontecimentos. Desde o sentimento de passagem, fruto do trabalho árduo dos tropeiros que tinham nesta região uma área de descanso para jornadas duras… até a chegada da imagem da Santa Isabel que, mais tarde, daria o nome à nossa cidade”, diz Emerson.

É fato, até a disposição das imagens faz parte de uma história, porque era assim que os antigos faziam e em cada imagem cuidadosamente recuperada, impressa e afixada há descobertas que a reportagem não ousa dar mais “spoilers”.

Para a equipe do Centro de Memória, é possível que a exposição permita que os visitantes adquiram mais entendimento sobre o presente, de um povo que passou por muitas esperas que nunca chegaram a ser (como o trem bala!), mas que também se tornou símbolo de libertação da escravatura.

“Foto-grafia que os pioneiros da cidade inspirem um futuro cheio de esperança, para que nossas próximas gerações escrevam uma vida repleta de conquistas”, finaliza Yara.

A Exposição Pioneiros está no Centro de Memória Francisco Sanches Baptista – Chico Fotógrafo, de terça a sexta-feira, das 11h às 15h, na Avenida da República, N° 118. Agendamentos de grupos podem ser feitos pelo e-mail centrodememoria.pmsi@gmail.com ou pelo telefone (11) 4657-3454.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments