No Pé do Ouvido

edição 1.447
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.456 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

ARUJÁ

TARIFA ZERO – A prefeitura de Arujá anunciou nesta semana que irá liberar as catracas dos ônibus municipais que fazem a linha dos bairros Mirante e Barreto na cidade. A gratuidade será concedida nos dias 16, 17 e 22 de dezembro, em horários específicos. Com saída do Mirante às 18h e retorno às 21h30 e no Barreto a saída será às 19h e a volta para casa será às 22h30.

FAMÍLIA LIMA – Neste sábado, 16, o grupo musical Família Lima se apresentará na Praça do Coreto, no centro de Arujá. A atração faz parte dos shows promovidos pela Prefeitura e já contou com as apresentações dos cantores Guilherme Arantes, no ultimo dia 09 e da cantara Luiza Possi que se apresentou ontem no centro. Prestigie!

IGARATÁ

PRESSÃO NATALINA – Deu resultado a pressão da população, principalmente nas redes sociais, reclamando sobre a falta de iluminação natalina em Igaratá. Depois das críticas, a Prefeitura instalou alguns enfeites de natal na Praça 30 de Dezembro. Pelo menos assim, a data festiva não passou em branco ou melhor no escuro.

LÁ VEM O TREM – A todo vapor. Na quarta-feira, a Câmara Municipal aprovou a criação de 18 cargos e funções comissionadas na Prefeitura de Igaratá. Todas as 18 vagas são para a área de Educação. A criação dos cargos havia recebido parecer contrário da assessoria jurídica da Câmara por ser considerada inconstitucional.

TREM DA ALEGRIA – Mas mesmo assim, as vagas para os cargos comissionados, que são aqueles que o Prefeito nomeia os seus companheiros políticos, sem concurso público, foram criadas. A Justiça deu decisão mandando extinguir todos os cargos comissionados existentes em Igaratá, dizendo resumidamente que deveriam ser ocupados por servidores concursados e não apadrinhados.

SEM CONCURSO – Pouco adiantou a decisão da Justiça. A Prefeitura do jeito que extinguiu os cargos comissionados que existiam, criou outros cargos comissionados no lugar. Concurso passou longe.

AMÉM – O projeto do trem da alegria de criação de cargo comissionado é de autoria do Prefeito e foi aprovado pela Câmara. Somente foram contra a criação dos cargos, os vereadores Gabriel Prianti, Albert Ursão e Silvio Jorge. O restante disse amém para o Prefeito.

ESCÁRNIO – Após a publicação da lei, os vereadores de oposição já adiantaram que irão representar o Ministério Público de que a decisão da Justiça não foi cumprida. Pelo contrário, o que aconteceu foi um verdadeiro escárnio com a decisão judicial.

MAU EXEMPLO – Além do mais a criação de cargos comissionados vai na contra-mão de todas as boas práticas que estão sendo adotadas em toda a região. Qualquer manual de boa gestão pública indica a redução do número de cargos comissionados e a profissionalização e qualificação do quadro de servidores, como medida essencial para o aprimoramento do setor público. Parece que por aqui ninguém leu o mínimo que precisava.

E VEM MAIS AÍ – Mas não tem nada que não seja ruim, que não possa ser piorado. Nesta semana foram criados 18 cargos comissionados. Na semana que vem, devem ser criados mais 52. Parece brincadeira, mas é verdade. Nunca antes se viu tamanha falta de compromisso com os recursos públicos. Tudo na maior cara de pau!

ESQUECE A LEI – E o que estava funcionando bem, conseguiram estragar. Há anos, que não se questionava a seriedade dos processos seletivos. Desde 2016, uma lei municipal inovadora que foi aplicada a risca até 2020, moralizou esse assunto. Nos últimos anos, mesmo a lei não sendo seguida em todos os seus dispositivos, ainda assim, não havia gritaria.

SEM LEI – Mas neste ano, tudo regrediu como antes. Nos corredores das escolas municipais, o que mais se ouve são críticas e levantamento de dúvidas sobre a seriedade do último processo seletivo do magistério, que para variar não seguiu o que exige a lei municipal. Esse pessoal ainda não aprendeu que o provérbio “À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta” não existe desde a antiguidade por acaso.

IMPROVISSO – E falando em professores, em janeiro a creche municipal não irá contar com nenhum deles cuidando dos alunos. Só foram escalados monitores para esta missão, o que também não é permitido. A improvisação na Educação, pelo visto virou regra. Depois, quando os pais reclamam e com razão, são incompreensivos.

ESPELHO – Um determinado vereador, tem proferido nos bastidores verdadeiras decisões a respeito da eventual candidatura de outras pessoas. Um ele fala que está inelegível por isso, o outro por aquilo, como se fosse um verdadeiro juiz eleitoral, algo que passa longe de ser.

ESPELHO 2 – Só não comenta o seu próprio caso, onde a possibilidade de ser ou não candidato é de menos, o perigo mesmo é ser preso, ir em cana se vier a ser condenado pelos crimes de corrupção passiva e fraude em licitação, que correm contra ele na Justiça. Neste caso, nem um piu se ouve.

SANTA ISABEL

MATERNIDADE – Em 2024 a Santa Casa poderá fechar o setor de maternidade. O motivo é simples e cristalino: A unidade tem um custo de 120 mil reais, mas tem de receita cerca de 20 mil reais. Nem a Irmandade, nem a Prefeitura consegue cobrir definitivamente um prejuízo desse tamanho. Quem luta contra a medida são os médicos que preferem trabalhar mais perto de casa!

ACUSAÇÃO – O secretário Felipe Nabil vem sendo bombardeado com diversas acusações de corrupção, inclusive da Tribuna da Câmara. Ele se defende com uma regra jurídica que já encaminhou a seu advogado: “O ônus da prova é da acusação”. Ele garante que seu advogado já está de posse do material e vai ingressar na Justiça, lugar certo para se defender.

DEFESA – Enquanto isso, na Câmara isabelense, diversos vereadores usaram a Tribuna para elogiar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário de Governo, exatamente o mesmo Felipe Nabil. Outro que não economiza elogios é o próprio prefeito Carlos Chinchilla. Em todos os locais menciona o nome do secretário de Governo.

BOM MENINO – Nesta semana, o ex-secretário Kadu Barbosa se reencontrou com os amigos da Prefeitura na Câmara Municipal. O bom diálogo que manteve com os ex-chefes, fez muitos pensarem que o bom menino ainda tem espaço no governo Chinchilla. Seu nome aponta como um dos principais prováveis ao posto de vice.

RETORNO – O vereador Osvaldo Junior garantiu nesta semana que irá cobrar da Sabesp a instalação e ativação da bomba do contrafluxo que deve devolver parte da água tirada do Jaguari e lançada na represa de Atibainha em Nazaré Paulista. A promessa da Companhia é antiga, mas nunca foi cumprida e assim o Jaguari segue secando, dia após dia, comprometendo o abastecimento e o plantio da região, para manter cheia a Capital Paulista.

MEMORIAL – Na próxima segunda-feira, às 18h, a Câmara Municipal de Santa Isabel inaugurará oficialmente o seu memorial em homenagem às vítimas fatais da Covid-19 na cidade. O espaço, receberá o nome do médico Dr. Orlando Tavares Pinheiro, ex-diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia, que atuou na linha de frente do combate a pandemia e morreu vítima da doença.

MEMORIAL 2 – A homenagem, proposta pelo vereador Luizão Arquiteto, é mais do que justa, afinal a Covid contaminou mais de 11 mil pessoas no município e matou um total de 301. A última morte pela doença na cidade, foi registrada em setembro deste ano, em uma idosa de 85 anos. O memorial será inaugurado no mesmo salão onde estão expostos os presidentes do legislativo. Prestigie!

SUPERAÇÃO – Nesta semana, o Ouvidor, por meio do seu programa no Youtube, contou a história da jovem isabelense Kimberly Alves que aos 12 anos venceu o câncer. A história traz um misto de superação, cura e muita fé e pode ser conferida no canal oficial do Ouvidor no Youtube.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments