PÁSCOA: Por que a data é diferente a cada ano?

Diferente das demais festividades, páscoa não é uma data fixa; Especialistas explicam os motivos por trás do acontecimento.

Razões por trás da Páscoa envolvem as fases da Lua. Foto: Reprodução Unsplash.
Razões por trás da Páscoa envolvem as fases da Lua. Foto: Reprodução Unsplash.

Em meio às preparações para a Páscoa, que este ano acontece entre os próximos dias 29, 30 e 31 de março, surge uma pergunta que se mantém presente até os dias de hoje: Por que a data mais importante do calendário litúrgico – a morte e ressurreição de Jesus Cristo – muda a cada ano?

Especialistas detalham a necessidade de olhar para as raízes históricas, científicas e religiosas para compreender os motivos por trás dessa variação.

Leia também

Relação geográfica

A princípio, a Professora de Geografia da Rede Estadual de Ensino, Magali Maronez, comenta que a celebração pode acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Segundo ela, para compreender o porquê deste período, é necessário ter em mente que a Páscoa possui origem judaica, que levava em consideração o calendário lunar. Por isso, a festividade ocorre sempre no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia da primavera do Hemisfério Norte.

E para determinar o dia da primeira Lua Cheia, ela detalha que é necessário ter como base o chamado “equinócio da primavera” – momento em que a duração do dia e noite se iguala durante a estação: 12 horas cada, e que acontece entre os dias 20 e 21 de março.

Magali acrescenta que no catolicismo, a data – estabelecida neste intervalo após o “Concílio de Niceia”, em 325 – também influencia outros acontecimentos religiosos, como o Carnaval e a Quarta-Feira de Cinzas, definida após a soma de 46 dias, dos quais 40 são a quaresma e seis a Semana Santa.

Portanto, se considerar que a data da Lua Cheia muda a cada ano lunar, percebe-se que a celebração da Páscoa também mudará.

Em 2024, a Lua Cheia acontece em 25 de março, logo, a Páscoa será celebrada em 31 de março - primeiro domingo após a fase.
Em 2024, a Lua Cheia aconteceu em 25 de março, logo, a Páscoa será celebrada em 31 de março – primeiro domingo após a fase. Foto: Calendarr.

Origem Histórica

De acordo com a professora de história da rede estadual de ensino, Valéria Aparecida, é importante salientar que antes do acontecimento mais importante da liturgia católica – a ressurreição de Jesus Cristo, a data já estava presente na tradição judaica, originalmente conhecida como pessach, ou em português: passagem.

Para o judaísmo, esse período relembra a libertação dos israelistas que, guiados por Moisés e no início da primavera, saíram do Egito e atravessaram o Mar Vermelho rumo à Terra Prometida após 200 anos em cativeiro.

Próximas celebrações

Em 2024, a Páscoa acontecerá em 31 de março, primeiro domingo após a primeira Lua Cheia. Quer saber quando será a celebração pascoal nos próximos anos? Confira:

  • 2025: 20 de abril;
  • 2026: 5 de abril;
  • 2027: 28 de março;
  • 2028: 16 de abril;

 

 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments