Em meio às preparações para a Páscoa, que este ano acontece entre os próximos dias 29, 30 e 31 de março, surge uma pergunta que se mantém presente até os dias de hoje: Por que a data mais importante do calendário litúrgico – a morte e ressurreição de Jesus Cristo – muda a cada ano?
Especialistas detalham a necessidade de olhar para as raízes históricas, científicas e religiosas para compreender os motivos por trás dessa variação.
Leia também
- Paróquias divulgam programações da Semana Santa; Confira
- Quarta-feira de cinzas: O que é a celebração e seus significados
- Procon-SP divulga pesquisa de preços de produtos de Páscoa
Relação geográfica
A princípio, a Professora de Geografia da Rede Estadual de Ensino, Magali Maronez, comenta que a celebração pode acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril.
Segundo ela, para compreender o porquê deste período, é necessário ter em mente que a Páscoa possui origem judaica, que levava em consideração o calendário lunar. Por isso, a festividade ocorre sempre no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia da primavera do Hemisfério Norte.
E para determinar o dia da primeira Lua Cheia, ela detalha que é necessário ter como base o chamado “equinócio da primavera” – momento em que a duração do dia e noite se iguala durante a estação: 12 horas cada, e que acontece entre os dias 20 e 21 de março.
Magali acrescenta que no catolicismo, a data – estabelecida neste intervalo após o “Concílio de Niceia”, em 325 – também influencia outros acontecimentos religiosos, como o Carnaval e a Quarta-Feira de Cinzas, definida após a soma de 46 dias, dos quais 40 são a quaresma e seis a Semana Santa.
Portanto, se considerar que a data da Lua Cheia muda a cada ano lunar, percebe-se que a celebração da Páscoa também mudará.
Origem Histórica
De acordo com a professora de história da rede estadual de ensino, Valéria Aparecida, é importante salientar que antes do acontecimento mais importante da liturgia católica – a ressurreição de Jesus Cristo, a data já estava presente na tradição judaica, originalmente conhecida como pessach, ou em português: passagem.
Para o judaísmo, esse período relembra a libertação dos israelistas que, guiados por Moisés e no início da primavera, saíram do Egito e atravessaram o Mar Vermelho rumo à Terra Prometida após 200 anos em cativeiro.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
Próximas celebrações
Em 2024, a Páscoa acontecerá em 31 de março, primeiro domingo após a primeira Lua Cheia. Quer saber quando será a celebração pascoal nos próximos anos? Confira:
- 2025: 20 de abril;
- 2026: 5 de abril;
- 2027: 28 de março;
- 2028: 16 de abril;