Revisitando os principais pontos turísticos de Santa Isabel, o Jornal Ouvidor conta através de vídeo reportagem a abolição da escravatura antes da assinatura oficial da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888. A cidade, foi uma das poucas províncias na época a abolir a escravidão antes da oficialização da lei.
Veja Também
- Altruísmo
- Nova lei garante saúde bucal a todos os brasileiros pelo SUS
- Itaquá abre inscrições para curso de informática
Santa Isabel aboliu a escravidão em 22 de fevereiro de 1888, quatro meses antes da assinatura oficial da Lei Áurea. O Babalorixá Orlando de Odé, conhecido por muitos como Orlando Paixão, ex-vereador e morador de Santa Isabel, falou sobre esse marco na cidade, mas sem deixar de destacar o fato de que a abolição garantiu o fim formal do regime escravocrata, mas não aboliu de fato a escravidão. “Os negros saíram de um regime de tortura, mas sem apoio e sem reinserção na sociedade. Foi uma falsa libertação sem políticas publicas que promoveu o crescimento de comunidades aumentou o número de mendigos entre outras mazelas”, explicou.
Para Orlando, de fato a data precisa ser celebrada como conquista para a comunidade negra principalmente pelos negros da época cuja maioria pagou a liberdade com preço de sangue. A reportagem completa está disponível no Canal do Ouvidor no Youtube.