Obras x Trânsito = Engarrafamento

Obras de esgotamento sanitário, de desassoreamento e semáforos desligados. Entenda quais obras e ações estão interferindo no trânsito da cidade e a que finalidade elas se dedicam

A lama retirada do Araraquara ficou dias nas calçadas da Marginal

O mês de Maio, período do ano em que se canaliza esforços para a conscientização de um trânsito mais seguro, Santa Isabel conviveu com engarrafamento típico de cidade grande.

Em parte, os transtornos são causados pelas obras da Sabesp que destaca: “Algumas intervenções em vias públicas são necessárias e comunicadas, com antecedência, à Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Trânsito, em observância ao Código de Trânsito Nacional”, diz a companhia.

O desassoreamento do Ribeirão Araraquara, feito pela secretaria de Meio Ambiente de Santa Isabel na Av. João Pires Filho (Marginal), também foi alvo de críticas. Pedestres e motoristas reclamaram do transtorno, engarrafamento e do cheiro fétido da lama que, durante toda a semana, dormia e acordava sobre a calçada.

“A terra/lodo necessitou ser depositada nas margens de forma provisória, para depois ter condições de transporte, ser carregado”, informou a pasta que garante ter sinalizado de forma adequada o local.

Assim como a obra da Sabesp, o desassoreamento deve continuar, pois será feito da confluência da rua Avelino Alvim Pinto com a Av. João Pires Filho, até a Rua Joaquim de Paula. O Meio Ambiente garante que a obra será de grande valia para minimizar os impactos de eventos pluviométricos extremos na região central, evitando prejuízos aos munícipes.

Veja Também

Secretaria define novas regras para o Transporte Sanitário

Outro fator que gerou insatisfação nos motoristas, foi a falta dos semáforos, 24h piscando, sem orientar a circulação de veículos que se amontoavam nos cruzamentos em horários de pico.

Ontem, 03/06, a Prefeitura de Santa Isabel informou que: “os semáforos estavam desligados para aumentar a fluidez na Av. Pref. João Pires Filho no sentido Bairro 13 de Maio, pois no sentido contrário estava interditada devido às obras. Serão religados no final desta tarde, quando a via já estará desobstruída”.

Saneamento em foco

A Sabesp esclarece que as obras que estão em andamento em Santa Isabel focam a melhoria no sistema de esgotamento sanitário. Estão ampliando a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e elevar de 5% para 90% o tratamento do esgoto coletado, após a conclusão da obra de construção dos coletores-tronco e das estações elevatórias.

O investimento da Sabesp nestas obras é de R$15 milhões. De acordo com o cronograma do trabalho, mais de 75% da obra já foi executada e a previsão é que os serviços estejam concluídos até dezembro de 2022.

A Sabesp pede desculpas pelos eventuais transtornos e está à disposição nos canais de atendimento ao cliente, telefones 195 e 0800 055 0195 (ligação gratuita), na Agência Virtual da Sabesp.

Reportagem – Érica Alcântara

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments