A resposta da população nas últimas eleições municipais foi clara. Nas grandes cidades, em que temos o conteúdo ideológico e a polarização cada vez maior entre os conservadores e progressistas, os sinais indicam que há, sim, uma guinada cada vez maior para a chamada direita. Que não é, frise-se, a direita radical. E que aquela mensagem desgastada dos partidos de esquerda já não empolga, salvo para as viúvas chorosas do que está restando do outrora vigoroso Partido dos Trabalhadores. Que, devemos observar, sequer teve coragem para lançar uma candidatura na cidade de São Paulo, a mais importante da América Latina.
-
Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
E, nas pequenas e médias cidades, o que se viu foi a postura pragmática do eleitorado, que manteve as administrações que foram bem-sucedidas e substituiu as poucas que não corresponderam às expectativas.
Exemplo disso ocorreu na nossa região. Veja-se a cidade de Arujá. Nesta, o prefeito Luis Camargo obteve uma vitória histórica, num eleitorado plural, composto de várias classes sociais, obtendo 94,32 % dos votos. Foi o coroamento de um trabalho muito bom, que está encaminhando a cidade de Arujá para um lugar entre as melhores do estado. O mesmo ocorreu nas cidades de Itaquaquecetuba e Jacareí, onde a população renovou a confiança às administrações nestas eleições.
Foi notícia no Ouvidor
- Estão abertas as inscrições para o concurso dos Correios
- ‘Coringa Delírio a Dois’ é realmente ruim como julga a crítica?
- Chinchilla declara que realizará trocas em seu secretariado
E em Santa Isabel, a vitória do atual prefeito Doutor Carlos Chinchila também demonstrou que o bom trabalho sempre é reconhecido. Queira ou não a oposição – representada principalmente pelo Partido Liberal , PL -, o prefeito Chinchila conseguiu realizar uma obra que não só conservou e melhorou o que já existia, a exemplo da pavimentação de várias ruas, construção de nova calçada na Avenida da República, reforma de prédios para uso da administração, melhoria de praças, como também inovou, com a construção do Parque do Imigrante, dos ônibus com tarifa zero e, principalmente, investimentos na área da saúde como nunca havia ocorrido.
Desde o primeiro dia de mandato a administração do prefeito Chinchila deu total apoio à Santa Casa de Santa Isabel, confiando a esta, também, a administração da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. O que não ocorreu quando o grupo do PL, durante a administração do prefeito Hélio Buscarioli, governou a cidade, especialmente no primeiro mandato. Foram vários os equívocos na área da saúde, cujos efeitos até hoje são sentidos.
E o candidato Cleber buscou nestas eleições apoio em lideranças já ultrapassadas, como demonstrado com o pífio resultado obtido na eleição para a Câmara dos Vereadores, além dessa aliança inoportuna com a Paróquia da Aparecidinha, que certamente afastou o eleitorado evangélico e pouco rendeu, como demonstrou a derrota do candidato a vereador apoiado pelo pároco.
E, além de tudo, como diz o poeta Carlos Drummond de Andrade, no meio do caminho tinha uma pedra, chamada Nabil…