O que esperar da Eleição 2022

Paciência, no primeiro ano de uso da biometria, eleitores deve confirmar a digital quatro vezes

Esse ano será o primeiro em que os eleitores da região contarão com a leitura biométrica nas urnas. Essa nova tecnologia deve levar um tempo de adaptação, para tanto, a recomendação é que as pessoas que vão trabalhar, programem-se para votar um pouco mais cedo.

De acordo com a Akemi Yamasaki, Chefe de Cartório Eleitoral de Santa Isabel, os eleitores que fizeram a coleta da biometria vão validar a digital quatro vezes.
Os que não fizeram a biometria e tiveram o título cancelado, ainda assim, para essas eleições o título estará regular e o eleitor vai poder votar no modo tradicional.

Veja Também

Já os eleitores que tiraram o título na época da pandemia, quando não houve a coleta da biometria, haverá duas situações:

1- Aqueles que possuem CNH (Carteira Nacional de Habilitação), graças à parceria com o Denatran, a biometria destes será compartilhada pelo sistema e esse eleitor não precisará voltar para o cartório para fazer a biometria;

2- Os demais que não possuem CNH deverão retornar posteriormente ao cartório para fazer a leitura biométrica.

Mais tempo na votação

O sistema de biometria, inicialmente, pode ser mais demorado, pois o eleitor e os próprios mesários estarão passando por tudo isso pela primeira vez e cada pessoa tem que fazer quatro tentativas para poder votar somente com a biometria.

Em alguns casos, pode acontecer de o identificador não conseguir ler a digital, isso pode ocorrer com professores (por causa do giz), trabalhadores da área rural (que muitas vezes não tem a digital perfeita) e aqueles que lidam constantemente com produtos químicos.
Nestes casos, após as 04 tentativas, o mesário vai perguntar a data de nascimento do eleitor, ela será registrada no terminal do mesário e próprio mesário colocará sua digital para desbloquear e autorizar a votação na urna.

A 115ª Eleitoral engloba Santa Isabel e Igaratá que, juntas, têm mais de 50 mil eleitores e, de acordo com o levantamento feito pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), não é considerada área crítica. Sendo assim, não há previsão de que as sessões ultrapassem as 17h.

Documentos que você deve levar

No dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Leve também seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral.

Se preferir, baixe e instale o e-Título. Disponível na Google Play Store e Apple Store.
As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

Como votar na urna eletrônica

No teclado da urna, digite o número dos candidatos de sua preferência na ordem dos cargos que aparecem abaixo. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde “Confirma”.

Confira a ordem para as Eleições 2022:

• Deputado federal
• Deputado estadual
• Senador
• Governador
• Presidente

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments