Uma joia sendo lapidada pelo São Paulo

O Isabelense, Rafael Henrique Oliveira Amaral, o Bufinha, de 11 anos é o mais novo jogador das categorias de base do São Paulo Futebol Clube

Esportes Em 11/09/2021 09:26:03

Por Gabriel Chagas

Rafael Henrique Oliveira Amaral, o Bufinha, de 11 anos é o mais novo jogador das categorias de base do São Paulo Futebol Clube e o único atleta de Santa Isabel a ser escolhido para figurar entre os amadores com chance de se tornar profissional. Ele está inscrito entre os atletas do sub 11.

A mãe, Tatiana, conta que vieram de São Paulo para Santa Isabel quando Rafael tinha apenas três anos e foram bem recebidos na Vila São Pedro, no bairro do Pouso Alegre, onde mora com seis filhos. Mas foi na escolinha de futebol, Mineiro Sports do Ouro Fino, que Bufinha deu os primeiros chutes.

Bufinha sempre foi apaixonado por futebol e preferia jogar com os mais velhos, Tatiana ouvia conselhos de que deveria investir, pois o garoto tinha um grande potencial e uma habilidade acima da média para a sua idade. Souberam da peneira pelo agente de atletas Adriano Silva que o convidou para o teste que aconteceu no Santa Isabel Esporte Clube: - Sinceramente, eu não sabia que era um teste, fui mais porquê queria só jogar bola e me divertir e nesse dia meu time venceu por 12x0, sendo 3 gols meus, conta Rafael que já recebeu propostas do Athletico-PR e do Red Bull Bragantino, “mas escolhemos o São Paulo por causa da distância,” completa Tatiana.

Além da enorme felicidade e orgulho do filho que estuda pela manhã na escola do bairro Teiji Kita, mas treina todas as quartas e sextas feiras à tarde com a professora Samela Gomes Tatiana agradece à Escolinha onde o fiho encontrou a oportunidade de fazer o que mais gosta sem precisar gastar nada, tendo em vista que todo o material esportivo é obtido por meio de parcerias.

“Por mais difícil que tenha sido, Rafael nunca desistiu, mesmo levando tudo como uma grande brincadeira tem a inocência de uma criança, mas joga com garra, vontade e determinação de um adulto”, disse Tatiana.

No dia 17 de julho de 2021 Rafael Bufinha assinou contrato de um ano com o São Paulo e está fazendo aulas on-line de integração com direito a palestras do Miranda, zagueiro e capitão do tricolor e Lucas Moura, jogador revelado pelo clube paulista e que hoje defende a camisa do Tottenham Hotspur da Inglaterra. Já conheceu o Centro de Treinamento em Cotia onde atuará três vezes por semana, indo e voltando até atingir os 14 anos, idade mínima para morar no alojamento do clube. Enquanto isso, segue no Mineiro Sports onde treina de maneira ininterrupta desde janeiro desse ano após parada devido a pandemia.

 Fã do Cristiano Ronaldo disse que se inspira e começou a jogar bola por causa do craque português e assim como CR7 procura melhorar a cada dia sempre focado naquilo que gosta e sem precisar desmerecer ninguém. O apelido é graças a semelhança com seu amigo Hugo, o Bufa, e pelo fato de ser menor acabou virando o Bufinha.

Vale a pena lembrar que outros três garotos foram aprovados no teste, mas Rafael é o único escolhido para defender o São Paulo futebol clube, onde jogará na categoria sub-11. “Estou muito feliz com essa nova jornada do Rafa, isso nos motiva a ajudar mais crianças seguirem o mesmo caminho e também fazer com que mais pessoas conheçam o nome dessa cidade que nos acolheu de braços abertos” – finaliza Tatiana.