Um novo cirurgião

Santa Isabel contrata cirurgião ortopedista, para zerar demanda reprimida

Saúde Em 10/09/2021 21:31:11

Por Bruno Martins

Há tempos, a cirurgia ortopédica de alta complexidade tornou-se um grande desafio entre as principais demandas reprimidas de Santa Isabel. Atualmente 144 pessoas aguardam vaga em hospitais da região para realizar este procedimento. Mas com a contratação de um novo cirurgião ortopedista, este problema deve acabar em breve.

Nesta semana, ao lado do diretor administrativo da Santa Casa, Alexandre Maia Ribeiro, o Prefeito Dr. Carlos Chinchilla anunciou a contratação do médico ortopedista Dr. Matheus de Andrade Macedo. “Com a vinda deste novo profissional, contribuiremos e muito para o atendimento à população e poderemos inclusive retornar com as cirurgias ortopédicas”, disse o Prefeito.

Na última reunião do Conselho, a secretaria de Saúde, divulgou a demanda reprimida de diversas especialidades em que os pacientes mais aguardavam atendimento. Dentre as 30 especialidades e procedimentos, algumas esperadas desde o ano passado, está a cirurgia ortopédica de alta complexidade. 

“Fui muito bem recebido na cidade e tenho notado isso nas boas devolutivas que recebo dos próprios pacientes. Sabemos que o sistema tem muitas carências, mas a gente busca fazer o possível para melhorar cada vez mais”, disse Dr. Matheus. 

Fisioterapia ainda é a maior demanda 

Atualmente a maior demanda reprimida da cidade se concentra nos serviços de fisioterapia. Na Unidade Básica de Saúde, Bairro Brotas, 1.421 pacientes aguardam por vaga nesta especialidade, enquanto na Santa Casa, 896 pacientes estão na fila a espera. A Secretaria justificou que quanto a estes atendimentos na UBS I, os pacientes com fraturas e pós-operatório, aguardam entre 30 e 40 dias para o início dos primeiros procedimentos e que os 1.421 pacientes que esperam por atendimento, diz respeito aos casos crônicos.