Sobrando Vacina

13% das pessoas esperadas para tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 ainda não voltaram no posto para completar sua imunização. Mais de 4.600 doses seguem armazenadas

Saúde Em 08/10/2021 20:06:51

Por Érica Alcântara

Ontem, 08/10, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Santa Isabel registrou 60% de ocupação dos leitos de enfermaria da Covid-19, nos leitos de suporte ventilatório três pacientes estão internados, sendo dois intubados em razão de complicações do Coronavírus.

Os dados isabelenses, ainda que impressionantes, são melhores que nos períodos mais críticos da pandemia. E, graças ao avanço da vacinação, o número de óbitos continua caindo não só no município, mas em todo o território brasileiro. Por isso, a necessidade da população completar o esquema vacinal.

Entretanto, em Santa Isabel, a secretaria de Saúde contabilizou até quinta-feira, 07/10, que 4.630 pessoas estão atrasadas para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. “Mas a segunda dose é importantíssima para garantir a imunidade. Não deixem de vir, é necessário que todos estejam vacinados para que possamos retornar à rotina sem o medo que ainda nos assombra. Por favor, vacine-se!”, pede o médico e prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla.

Intervalo - Cada vacina tem um intervalo de tempo da primeira para a segunda dose: 

- CoronaVac - 21 a 28 dias; 

- AstraZeneca - 03 meses; 

- Pfizer - 02 meses; 

- Janssen é dose única. 

Para a aplicação da 2a dose, a prefeitura de Santa Isabel pede que a pessoa vá ao mesmo local onde foi aplicada a dose inicial. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, e para colaborar com aqueles que não conseguem ir até o local de vacinação, o Ginásio Municipal de Esportes Francisco Souza, funciona como plantão de vacinação das 8h até às 21h.

No momento da vacinação é necessário apresentar RG; CPF; comprovante de endereço e cartão do SUS. Para os adolescentes e jovens que já estão no período de tomar a 2ª dose é necessário estar acompanhado de um responsável e apresentar também a carteirinha de vacinação.