Outubro: Cidades promovem campanhas para as mulheres

Prefeituras da região promovem uma série de campanhas para reforçar a importância dos cuidados com a saúde da mulher no Outubro Rosa

Saúde Em 08/10/2021 21:23:17

Por Bruno Martins

O outubro já começou e sem perder nenhum dia Arujá, Santa Isabel e Igaratá estão oferecendo um mês todo de cuidado, autoexame e campanhas para orientar as mulheres sobre a importância de manterem os cuidados básicos a fim de evitar doenças que podem levar a morte, como o câncer de mama e do colo do útero. 

Para reforçar o lado bom desta luta, principalmente contra o câncer de mama, que só no ano passado atingiu mais de 66 mil mulheres no Brasil, Santa Isabel anunciou nesta semana a compra de um aparelho de mamografia que trabalhará no atendimento preventivo para detecção do câncer de mama em mulheres da cidade.

A prefeitura realizou a licitação para a compra do aparelho na tarde de quinta-feira, 07/09, o valor total da aquisição será de R$236.000,00. A compra é resultado de uma emenda parlamentar da Deputada Federal Policial Katia Sastre (PL).

De acordo com a secretaria de Saúde, a aquisição do equipamento, permitirá Santa Isabel zerar sua demanda reprimida, que atualmente é de 199 pessoas. Em média, 40 pacientes por mês, vão para outro município para a realizar o exame de mamografia.

Assim que adquirido, o aparelho deverá ser instalado na UBS II Dr. Francisco Pedreira Ribeiro na Av. Brasil. O Prefeito Dr. Carlos Chinchilla reforça que: “Com o novo mamógrafo, o município poderá oferecer um atendimento mais rápido das demandas de exames para as mulheres e diagnosticar previamente o câncer de mama. Esse é o melhor presente de Outubro Rosa, que Santa Isabel pode oferecer para o seu público feminino”, diz.

No site do Jornal Ouvidor, você confere as atrações completas que estão sendo promovidas pelas cidades neste Outubro Rosa.