O segredo do sucesso

Por Érica Alcântara

Crônicas Em 08/10/2021 15:19:50

Todo mundo quer se sentir especial. Ter aquela sensação de ser único em alguma coisa, imprescindível e, principalmente, insubstituível. E parece estranho querer algo, cuja natureza do princípio básico do aprendizado nega, ou releva: Miméticos, somos todos assim!

Aprendemos mais pelo exemplo do que pela palavra e copiamos, copiamos e copiamos até perder a noção do quanto somos parte do mesmo, até que alguns, nutridos de uma esperança quase ingênua, tentam trazer para a baila do mundo visível alguma coisa nova no meio de tanta mesmice.

E a tecnologia, fruto de uma centena de revoluções de ideias, tem diuturnamente captado nossa necessidade avassaladora de, no-fundo-no-fundo, querer ser parte de UM mesmo... grupo, tribo, conceito.

A prova está na tela de qualquer celular, milhares de pessoas em todo o mundo dançando a mesma dancinha, fazendo o mesmo passinho, dublando as mesmas falas... E a originalidade até se perde no meio de tanta cópia reproduzida.

E isso está errado? Aaa, não quero debater o conceito de certo e errado, hoje não. 

Masssss, se quer cumprir o desejo secreto de ser único e especial, talvez fosse interessante descobrir mais sobre si mesmo. Afinal, o que te torna peculiar? 

Acho que foi isso que me encantou no bate-papo com as empreendedoras de Santa Isabel. Mulheres aparentemente comuns, também repletas de dúvidas e incertezas, como qualquer outra, de repente de descobrem empresárias.

Surpresas de serem foco de entrevistas, de serem reconhecidas por seus trabalhos após anos em busca de algo que, de fato, fizessem seus olhos brilharem. Doces, presentes e plantas... o que poderia ser considerado simples, mas foi transformado em algo especial pelo amor.

Então o que faz da Lizandra, da Tamires, da Talissa e dos demais expositores da Feira do Empreendedor em pessoas especiais? 

A primeira coisa: acreditam em si mesmos. Também acreditam na cidade onde vivem e estão investindo suas vidas e talentos para fazer daqui um lugar melhor.

Pensando bem, talvez, apenas talvez, o segredo oculto para se tornar insubstituível e especial seja o AMOR, é esse o tempero mágico que transforma uma pessoa comum, em uma estrela de luz no meio da multidão.