Mulheres são a maioria dos casos de toxoplasmose

Dos 22 casos confirmados de toxoplasmose em Santa Isabel, 15 são mulheres

Saúde Em 11/09/2021 08:41:26

Por Bruno Martins

Dos 22 casos confirmados de toxoplasmose em Santa Isabel cinco são homens, 15 são mulheres e outros dois casos diz respeito a mulheres que estão grávidas. Nesta semana, a cidade não registrou nenhum novo caso confirmado da doença, já considerada surto, pois todos os casos positivos foram registrados em menos de um mês. Médico aconselha que mulheres adiem gestação.

Sobre os dois casos já confirmados em gestante, o médico Intensivista Dr. Luís Silva explica que essas precisam ter uma atenção especial da saúde, devido ao risco que a doença representa a mãe e ao bebê. E para as demais mulheres confirmadas com a doença o médico aconselha adiar os possíveis planos de gestação até que seja concluído o tratamento necessário para a cura da doença: “Pelo risco de uma má formação do feto, o ideal é que estas mulheres evitem engravidar até o término do tratamento que deve durar em torno de quatro semanas”, explica o médico.

De acordo com a secretaria de Saúde, dos 22 casos positivos, 15 diz respeito a funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Tanto a UPA, quanto a Secretaria acompanham de perto todos os pacientes confirmados com a doença e a Saúde ainda investiga de onde pode ter partido a contaminação em massa.