Flagrante de Crime Ambiental

Autoridades chegaram quando o homem jogava entulho próximo ao Ribeirão Araraquara, um pouco antes da captação de água para consumo da população

Cidades Em 19/11/2021 21:45:25

Por Érica Alcântara

O prefeito de Santa Isabel Dr. Carlos Chinchilla fez questão de acompanhar a equipe de fiscalização na operação de combate ao crime ambiental. Quando as autoridades chegaram o proprietário do caminhão estava descartando entulho as margens do Ribeirão Araraquara, na Rodovia Albino Rodrigues Neves. 

Surpreendido em flagrante delito, o sujeito foi identificado, autuado e multado em seis mil reais.

Segundo informações, na quinta-feira, 18/11, o mesmo indivíduo tinha sido notificado a retirar o entulho, mas em vez de obedecer, ontem estava colocando mais entulho próximo do ponto de captação de água da Estação de Tratamento de Água I.

“É um absurdo. Além de ser crime ambiental, é também um crime contra a saúde pública, uma vez que o entulho possui agentes químicos que podem contaminar a água”, disse o Prefeito. 

Fato é que, este mesmo caminhão, há pelo menos seis anos vem sendo flagrado cometendo crime ambiental em Santa Isabel. Ele inclusive ilustra a capa da edição 1053 do Ouvidor, de dezembro de 2015.

As autoridades policiais foram acionadas e deram voz de prisão ao proprietário e busca e apreensão ao veículo que se evadiu do local. Caso alguém tenha alguma informação do caminhão, pode acionar a Policia Militar pelo número 190.

A prefeitura ressalta que a população pode contribuir com denúncias de crimes ambientais, por meio da Ouvidoria Municipal, nos telefones (11) 95569-7622 ou 4656-1000 ramal 9910, ou pelo E-Ouve.