Cidades já estão aplicando a terceira dose

Maiores de 18 anos que completaram o esquema vacinal entre os meses de janeiro e junho, já podem tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19

Saúde Em 19/11/2021 21:15:18

Por Bruno Martins

A decisão é o do Ministério da Saúde e já passou a valer nesta semana. Além dos idosos maiores de 60 anos, profissionais da saúde e pessoas imunossuprimidas que já estão tomando a dose adicional da vacina contra a Covid-19, os adultos em geral, com idade entre 18 e 59 anos, também deverão tomar a dose de reforço. Na região Arujá, Santa Isabel e Igaratá já oferecem a vacinação. 

Quem completou o esquema vacinal com as duas doses da vacina contra a Covid-19, nos últimos cinco meses, já pode procurar novamente o posto de saúde mais próximo da sua casa, para tomar a terceira dose do imunizante. 

Santa Isabel, promoverá hoje 20/11, a partir das 8h até às 13h o plantão da vacinação na UBS do Brotas. Além da dose de reforço também será ministrada a 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos, grávidas e puérperas até 45 dias de nascimento do recém-nascido, além da 2ª dose para o público em geral que já completou o intervalo necessário de acordo com imunizante tomado. 

Desde quinta-feira, 18, Arujá está aplicando a terceira dose em seus moradores que já tomaram a segunda dose entre janeiro e junho. A vacinação ocorre no Ginásio Municipal Habib Tannuri, Rua Maranhão, Nº386, Centro (rua da feira do Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Em Igaratá, a vacinação acontece a partir da próxima segunda-feira, 22/11, na Praça da Igreja Matriz nos dias úteis das 9h às 15h. Em nenhuma das cidades é necessário agendamento para os que vão tomar a dose de reforço. 

E quem tomou a dose única precisa de reforço?

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), quem tomou a vacina da Janssen, de dose única, vai precisar sim de reforço. A informação foi confirmada pela secretária extraordinária de enfrentamento a Covid-19, do MS Rosana Leite de Melo em entrevista coletiva a imprensa nesta semana. 

“Levando em consideração que a pessoa tomou a vacina da Janssen em agosto, ela deverá tomar uma 2ª dose (da Janssen) agora em novembro. Daí cinco meses depois da data dessa segunda dose, esse paciente deverá tomar uma terceira dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer”, explicou Rosana. 

No entanto, a um contrassenso entre o que é preconizado pelo MS e o que determina a Agência Reguladora (Anvisa) que ainda considera a Janssen como imunizante de dose única. Até a próxima semana a empresa responsável pela fabricação da Janssen deve enviar os estudos para a Anvisa, sobre a eficácia e segurança da dose de reforço da sua vacina. 

As pessoas que tomarem a segunda dose em novembro, deverão completar o esquema vacinal com a terceira dose em abril de 2022.