Canalização do Araraquara vira realidade

Uma obra que visa minimizar o problema das enchentes na cidade

Cidades Em 03/09/2021 20:17:22

Por Érica Alcântara

Na segunda-feira, 30/08, as obras de canalização do Ribeirão Araraquara saíram do papel e ganharam movimento às margens do curso d’água. Ao todo, serão 250 metros lineares de canalização aberta, entre as ruas Prefeito José Raimundo Lobo e Joaquim de Paula de Souza, margeando a rua Penido Lobo.

Para o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, o início da obra tem gosto de vitória, uma vez que o município esteve a ponto de perder a oportunidade. 

“No início do mandato verifiquei que tinha expirado o prazo junto ao DAEE – Departamento de Água e Energia, que é o agente técnico concedente e responsável pelo convênio, expus a situação e solicitei a prorrogação de prazos, pedido que foi prontamente aceito, tornando possível o início dos trabalhos”, comemora.

O secretário de Serviços Municipais, Kadu Barbosa, diz que o maior desafio para as obras no Ribeirão é a grande quantidade de moradias erguidas quase que em cima do curso da água, limitando consideravelmente a ação das máquinas.

A empresa vencedora do certame, Teto Construtora, precisou já no início das obras paralisar os trabalhos, pois constatou que o maquinário era muito grande para o serviço a ser realizado em etapas, a fim de garantir a segurança de todos.

A obra será concretizada em um período estimado de 12 meses e só foi possível, graças ao convênio firmado com o FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos, que vai repassar o valor de R$1.068.570,27, em contrapartida cabe a prefeitura de Santa Isabel arcar com R$216.729,26.