Caminhão deixa mais de 10mil isabelenses sem água

Veículo enroscou na rede de telefonia e acabou puxando a rede elétrica, deixando o sistema de bombeamento de água desligado por algumas horas

Cidades Em 08/10/2021 17:41:20

Por Érica Alcântara

 

Ontem 08/10 e quinta-feira, 07/10, a Elektro precisou fazer uma intervenção emergencial na rede elétrica localizada entre a Av. Sebastião Claudiano e a Rua Aparício A. Gonçalves (próximo à base do SAMU).

Tudo porque a fiação da rede de telefonia estava muito baixa e acabou enroscando em um caminhão que, ao puxar a fiação de telefone, abalou um poste e arrebentou parte da rede elétrica.

A manobra de ontem obrigou o fechamento da entrada da cidade, no portal sentido Igaratá, os agentes de trânsito sinalizaram a via e os motoristas precisaram dar a volta pela Rua Presidente Castelo Branco.

Já a manobra de quinta-feira, esta interrompeu o fornecimento de energia do sistema de bombeamento de água de seis bairros da cidade, entre eles o Jd. Eldorado, um dos mais populosos de Santa Isabel.

ENERGIA

De acordo com a assessoria de imprensa da Elektro, em Santa Isabel, em média, a companhia registra 10 ocorrências mensais de danos a fiação elétrica causados por terceiros (pipa na rede, abalroamento de poste, caminhão com carga alta, corte de vegetação, etc).

Em 2021 já foram registradas sete ocorrências envolvendo especificamente caminhões.A Neoenergia Elektro possui normas técnicas que estabelece a altura mínima da rede elétrica, baseado no tipo de via pública (estradas rurais, rodovias, avenidas, ruas, vias com circulação de determinados tipos de veículos).

A fiscalização para limitação de circulação de caminhões com cargas em vias públicas é competência dos órgãos públicos de trânsito. E as normas técnicas da Elektro estão disponíveis para consulta no site da empresa, no site: https://www.neoenergiaelektro.com.br/seu-negocio/normas-e-formularios

ÁGUA

Na quinta-feira, o incidente entre um caminhão e a rede elétrica deixou os bairros Jd. Eldorado, Jd. das Acácias, Jd. Portugal, Estância Kennedy, Vila Nova e Estância Zélia sem energia no sistema de bombeamento de água.

Por isso, muitas residências nestas localidades sofreram com intermitência do abastecimento durante o dia e foi necessário pedir a compreensão de todos e o uso racional de água.

Tão logo os serviços da Elektro finalizaram, a SABESP reiniciou o sistema para normalizar o abastecimento de água.