Arujá se antecede as fortes chuvas

Para combater enchentes e pontos de alagamentos na cidade, prefeitura lança o seu primeiro programa de contingenciamento de chuvas

Cidades Em 29/10/2021 19:08:13

Por Bruno Martins

Antecipando-se as fortes chuvas que sempre caem no verão, Arujá lançou nesta semana o seu Programa de Contingenciamento de Chuvas. O evento contou com a presença de autoridades locais, representantes do poder legislativo, da segurança pública e do Ministério Público do estado de São Paulo. Trata-se do primeiro projeto que visa minimizar os danos causados pelas fortes chuvas que afetam todo o centro da cidade e também os bairros distantes da região central.  

O Prefeito Dr. Luís Camargo fez questão de ressaltar ao público que desde que sua gestão assumiu o comando da cidade, um dos principiais objetivos foi mapear os pontos vulneráveis, para planejar a execução das medidas de prevenção. 

O secretário Municipal de Serviços, Rodolfo Machado, fez a apresentação do programa e falou das ações já realizadas, tais como limpeza de córregos, algumas contenções de encostas e a criação de uma rede de comunicação entre as lideranças dos bairros e os órgãos encarregados de dar suporte nos momentos de crise.

Uma das novidades apresentadas foi o "bueiro inteligente", trata-se de uma gaiola de metal que será instalada dentro das bocas de lobo nas regiões onde são realizadas as feiras livres. Acredita-se que na limpeza realizada pela própria prefeitura após as feiras, os detritos ficarão retidos, impedindo que estes passem para a tubulação, evitando entupimento e, consequentemente, as enchentes.

-Hoje temos um planejamento e uma equipe exclusiva para trabalhar na prevenção de desastres, o que antes não existia. Nosso pessoal está responsável pelo trabalho de zeladoria, limpeza de rios e córregos e por meio de um planejamento financeiro, contratamos uma empresa para o trabalho de limpeza das galerias de águas pluviais, promovendo a desobstrução de tubulações com o uso de jatos de água de alta pressão, explicou o Secretário.  

O objetivo principal do projeto, segundo o prefeito é minimizar ao máximo os danos e transtornos que as enchentes sempre trouxeram a Arujá: - Estamos sim preocupados com as chuvas que virão.  Podemos não acabar de vez com as enchentes, mas com certeza não seremos mais pegos de surpresa e com isso reduziremos os efeitos nefastos que as fortes chuvas sempre trouxeram aos nossos moradores”, finaliza Dr. Camargo.