pré-candidatos
Roberto Drumond - Editor chefe do Jornal Ouvidor. Em texto de opinão ele analisa a situação dos funcionários públicos de Santa Isabel

Essa semana a programação diária do Jornal Ouvidor inseriu na “live” De Frente com o Ouvidor, a presença de pré-candidatos às próximas eleições. As reações dos que acompanham esse trabalho de nossa equipe foram as mais variáveis e divertidas. Enquanto reconheciam uma opinião, ou análise, rejeitavam fragorosamente outras demonstrando apoio ou repulsa a aqueles que pretendem se inserir na vida pública do país e do estado.

Esse trabalho faz parte de nosso objetivo de fortalecer a cidadania através da informação de quem é quem na vida política. É natural que, nesse período pré-eleitoral e mesmo durante a campanha surjam os candidatos sem identidade regional. São aqueles que os mais afeitos à vida política, chamam de paraquedistas.

Na verdade, são pessoas que, convictas de sua habilitação para a política, buscam em todas as cidades um grupo de apoio, pessoas que se identificam com suas convicções, para estabelecer uma base eleitoral. O resultado dessas investidas e a possibilidade de sucesso da candidatura é que vai determinar se poderão ser considerados, de fato, paraquedistas ou não.

Sabe-se que se um candidato obter 150 votos em cada uma das 645 cidades do estado de São Paulo, dependendo do partido ao que ele estiver filiado, logrará tomar posse ou não. Assim, é justo que recorram a pequenos colégios eleitorais em busca de votos, pois o que elege é a soma, não o eleitor.

A nossa proposta é oferecer a todos os eleitores que nos acompanham nas “lives” a possibilidade de conhecer os pré-candidatos e, em breve, os candidatos a ocuparem cargos na Câmara e na Assembleia. Não estamos fazendo distinção de partido, nem de opiniões, o risco é todo de quem se habilita a ser interpelado por nossa equipe que tem, sem constrangimento algum feito as perguntas mais desconcertantes. Temos a certeza de que nenhuma pergunta é incomoda. O incômodo pode estar na resposta e cabe a eles, aos entrevistados, enfrentar o desafio de responder.

Nas próximas semanas vamos ter novos entrevistados. Alguns mais conhecidos do que outros e, na medida em que a eleição vai se aproximando, certamente candidatos mais conhecidos irão se apresentando.

Lamentamos que o pré-candidato Haddad tenha sido obrigado a adiar a sua entrevista marcada para o último dia 28. Mas estamos felizes porque ele já assegurou que no dia 11 de agosto, o mesmo dia da manifestação pela democracia, estará conosco abrindo o bate papo com os candidatos ao governo do Estado. Desejamos e torcemos para que todos os que aspiram esse cargo façam como ele. Aceitem o desafio de ser entrevistado em nossas ”lives”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments