No Pé do Ouvido

Pé do Ouvido.
Saiba dos bastidores da política regional no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.505 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

IGARATÁ

CAMA-DE-GATO – A Prefeitura de Igaratá tem publicado com certa regularidade a suspensão temporária de contratos de trabalho que mantinha principalmente com os MEI´s (microempreendedores individuais). Na prática esse é o jeito que a gestão Elzo arrumou para deixar para o prefeito eleito Gabriel Prianti o ônus de rescindir todos os contratos após a sua posse em 1º de janeiro de 2025.

CAMA-DE-GATO 2 – E falando em problemas, Gabriel pode ir se preparando que vai dar para escolher qual tipo de problema terá que solucionar primeiro. Servidores que trabalham na garagem da Prefeitura relataram nesta semana que dois micro-ônibus da Prefeitura, placas BPY-9493 e DJP-3029, que haviam sido levados alguns meses atrás para serem consertados numa oficina de Jacareí, finalmente foram trazidos de volta.

  • Clique AQUI faça parte da nossa comunidade e receba todos conteúdos do Ouvidor em seu WhatsApp

CADÊ O MOTOR? – O que se esperava da história é que após esse período na oficina, os micro-ônibus retornariam consertados e funcionando perfeitamente. Correto? Só que não! Por incrível que pareça, segundo os servidores que presenciaram os fatos, os micro-ônibus simplesmente voltaram sem o motor! Isto mesmo, voltaram sem motor! Inacreditável!

CAIU A FICHA – Depois de todo um alvoroço, quando correligionários do prefeito Elzo realmente acreditavam que as eleições para Prefeito seriam anuladas, mesmo sem saber como, apenas com algumas histórias bem mal contadas lançadas na delegacia de polícia local, parece que a ficha deste povo finalmente está caindo, de que perderam a disputa e agora só em 2028, para ter outra.

E AGORA? – Para os iludidos, a única consequência é ter que aceitar a realidade, agora as pessoas que foram até a delegacia para relatar fatos pouco prováveis, pelo jeito arrumaram uma bela dor de cabeça. Para cada uma delas foi solicitada a abertura de inquérito policial por denunciação caluniosa. E em relação a uma em especial, além da denunciação caluniosa, também foi solicita do a instauração de inquérito policial por corrupção eleitoral.

DÁ DINHEIRO AI! – Isto porque, essa pessoa, no dia anterior a realização das eleições enviou um áudio para um candidato a vereador, solicitando R$ 80,00 para o pagamento do transporte de três eleitores de São José dos Campos para Igaratá. Em troca prometeu todos os votos para o candidato, que não respondeu a mensagem e muito menos deu o dinheiro. Mas levou o caso para a delegacia.

TRANSIÇÃO – Somente nesta semana foi publicado no Diário Oficial do Município o Decreto instituindo os membros da comissão de transição de governo em Igaratá. E de prático, até o momento simplesmente nenhum documento oficial foi fornecida para a equipe indicada pelo prefeito eleito Gabriel Prianti. Isto tudo a pouco mais de vinte dias para a sua posse.

MELANCOLIA – Igaratá comemorou no dia 5 de dezembro, o aniversário de 55 anos de mudança da sua sede administrativa, da antiga para a nova Igaratá. Essa data foi adotada oficialmente mediante lei, como feriado municipal, há alguns anos. Com isto, a data de 30 de dezembro, no qual comemora-se o aniversário de emancipação político-administrativa do Município, deixou de ser feriado municipal.

MANUTENÇÃO – A Sabesp anunciou nesta semana que iria fazer uma operação de manutenção no sistema de abastecimento de água de Igaratá. Apesar da população ter economizado o consumo, nada aconteceu porque a chuva provocou a suspensão dos trabalhos da empresa. Pode ser que nessa próxima semana, a manutenção venha acontecer.

VERDADE – Há no ar uma mania de esconder as coisas, especialmente as erradas. Muitas vezes o erro é fruto de avaliação malfeita, de enganos involuntários. A cura para esse problema que atinge assessores e governantes é uma lição bíblica: “A verdade liberta”. Basta reconhecer o erro e se propor a corrigi-lo. E seguir em frente!

VERDADE 2 – O caso é grave quando o erro é proposital e, infelizmente, acontece. Nas mudanças de equipe de governo então, nem se fale. Documentos desaparecem misteriosamente, acertos e acordos são esquecidos de modo a prejudicar quem vem depois. E por aí vai retardando o avanço dos bons propósitos. Isso é para se evitar!

SANTA ISABEL

MEIO AMBIENTE – Tem loteamento irregular nascendo nos quatro cantos do município. Essa semana o jornal recebeu notícia de um empreendimento que loteou, inclusive um trecho de uma estrada municipal na região do Canta Galo. E tem inúmeros pastos onde estacas coloridas assinalam futuras abertura de ruas. A Secretaria de Meio Ambiente disse que identificou e já multou o responsável.

MEIO AMBIENTE 2 – O assunto da criação de uma plataforma para denunciar loteamentos clandestinos na cidade permitirá que a população contribua com a secretaria e demais órgãos de fiscalização. Basta informar o local e até fotos ou quaisquer outros documentos que possam ajudar a Pasta a verificar às áreas e evitar que grileiros continuem a fazer suas vítimas na cidade. O recurso está disponível no site da prefeitura de Santa Isabel.

TRÂNSITO – É urgente a necessidade de instalação de câmeras em todos os faróis de Santa Isabel. Motociclistas, especialmente, estão se especializando em passar com o semáforo fechado, seguros da impunidade. Ao mesmo tempo é preciso mostrar o rigor da lei. O motociclista, dono da maior ficha de infrações de trânsito no município, continua transitando e cometendo outras barbaridades.

MORTANDADE – O Vale do Paraíba tem vivido uma mortandade de peixes em uma de suas principais bacias, o Paraíba do Sul. Técnicos da Cetesb trabalha nas investigações, mas ainda não há dados que possam justificar tamanha destruição, pois não foram encontrados nenhum indício de materiais poluentes no lençol freático.

MORTANDADE 2 – O caso ascendeu o alerta de órgãos como o Comite de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul que cobrou das autoridades uma medida efetiva a fim de evitar que a mortandade se estenda. Como forma de promover a diluição da carga poluidora do Rio Paraíba do Sul, o Comitê solicitou a Agência Nacional de Águas (ANA) que aumente a vazão de outros afluentes para o Rio Paraíba.

JAGUARI – Com tal pedido, já aceito pela ANA, mais uma vez as águas do Jaguari devem salvar às bacias prejudicas do sistema Cantareira. Assim foi com a transposição do Jaguari – Atibainha, em Nazaré Paulista, que ainda hoje garante a segurança hídrica da capital paulista e outros grandes municípios.

JAGUARI 2 – Vamos aguardar que as medidas não prejudiquem a segurança hídrica do próprio Jaguari, que com o aumento da vazão pode acabar não recebendo água o suficiente para garantir o abastecimento hídrico de Igaratá e Santa Isabel, cidades estas que dependem exclusivamente de suas águas para o abastecimento de seus moradores.

JAGUARI 3 – Especialista no assunto, e membro do Comite de Bacias, Juarez Vasconcelos explicou ao Ouvidor que a princípio não há com que se preocupar na questão dos reservatórios, pois de acordo com ele e conforme mostra os indicadores da Sala de Situação, disponível na internet, estão com pouco mais de 60% da capacidade de armazenamento e a vazão que tá saindo por enquanto não altera e pode não vir alterar em decorrência do período de chuvas que está por vir.

ARMA NA ESCOLA – Nesta semana, um aluno foi detido com uma arma dentro da escola estadual Major Guilhermino Mendes de Andrade, centro de Santa Isabel. O estudante de 14 anos, teria pego a arma de dentro de um armário na casa dos avós e levou para a escola para mostrar aos amigos. O revólver calibre 32 não estava municiado, mas estava envolto a um coldre de couro com pelo menos cinco munições guardadas.

ARMA NA ESCOLA 2 – Assim que a direção da escola tomou conhecimento de que o aluno trazia um revólver para a unidade, acionou os pais e a equipe da Ronda Escolar da Polícia Militar. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Santa Isabel, como porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e instaurado um inquérito policial para a apuração dos fatos.

ARMA NA ESCOLA 3 – Em nota à imprensa, a Seduc-SP informou que não houve nenhuma tentativa de uso da arma, que estava sem munição, e que as aulas seguiram normalmente. Além disso, segundo a Seduc-SP, nesta semana o estudante acompanha as aulas de maneira remota pelo Centro de Mídias São Paulo (CMSP).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments