Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.501 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.
VESTIBULAR – Em novembro, a Fuvest, fundação responsável pelo vestibular da USP, e da Vunesp, responsável pelo vestibular da Unesp, aplica a primeira fase de seus vestibulares. Somando as duas, são 170 mil candidatos inscritos. Já o vestibular da Unicamp, organizado pela Comvest, realizou a primeira fase em 20 de outubro e inicia a segunda etapa em dezembro, com 63 mil candidatos.
VESTIBULAR 2 – Pelo Provão Paulista Seriado, 378 mil estudantes da rede estadual e de outras redes públicas do país concorrem a 15.390 vagas exclusivas em cursos de graduação nas principais universidades públicas do estado – USP, Unesp, Unicamp, Univesp e Fatec. No site do Jornal Ouvidor você confere o calendário oficial dos principais vestibulares de São Paulo. Acesse!
-
Clique AQUI faça parte da nossa comunidade e receba todos conteúdos do Ouvidor em seu WhatsApp
ARUJÁ
SECRETARIA – Nesta semana, em entrevista ao Ouvidor, o prefeito Dr. Luis Camargo falou sobre a primeira secretaria anunciada para a nova fase de sua gestão frente a prefeitura de Arujá. A Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial terá um secretário responsável e três diretores que ficarão responsáveis de intermediar o diálogo com cada um dos públicos representados pela Pasta.
SECRETARIA 2 – A importância da secretaria já pode ser medida nesta semana, na segunda-feira (05) mães de filhos com deficiência estiveram na Câmara Municipal em reuniões com os vereadores pedindo melhores condições de atendimento a seus filhos na cidade. Os parlamentares se comprometeram a levar as demandas para a Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência e Igualdade Racial, que será criada em 2025.
ESCOLA – O Governo do Estado de São Paulo realizou na segunda-feira (04), na sede da Bolsa de Valores B3, no centro da capital paulista, o segundo leilão de concessão de Novas Escolas na Parceria Público-Privada (PPP). O do Lote Leste prevê a construção e manutenção de 16 novas escolas públicas estaduais em 16 municípios paulistas, dentre eles Arujá.
ESCOLA 2 – O certame foi arrematado pelo Consórcio SP + Escolas — liderado pela empresa Agrimat Engenharia e Empreendimentos Ltda, por um contrato de R$ 3,25 bilhões. A empresa ofereceu 22,51% de desconto, maior valor em relação a referência do leilão, que era de R$ 14,9 milhões mensais.
IGARATÁ
DIVERSÃO – Semana passada quem procurou o pronto atendimento da saúde de Igaratá, pode notar que o habitual tempo de espera, que cada vez mais, é de horas e mais horas, para passar em consulta ou outro tipo de atendimento estava bastante diferente do normal. Aliás, muito diferente!
SEM CENSURA – Isto porque para o espanto de todos, passava na televisão que fica na recepção do pronto atendimento da saúde de Igaratá, para todos verem, fotos e vídeos eróticos de mulheres seminuas ou até mesmo quase que totalmente nuas.
COM CENSURA – Filmada por quem estava presente, as imagens rapidamente viralizaram nas redes sociais. Diante do constrangimento da situação, a Prefeitura divulgou uma nota de que havia sofrido um ataque hacker. Mas, não falta gente que não acredita nesta versão.
CAVEIRÃO – E falando em saúde, as notícias que vem do setor não são nada animadoras para o prefeito eleito Gabriel Prianti. Segundo o pessoal que trabalha na área, a única ambulância que ainda está em condições normais de uso é o “Caveirão”.
CAVEIRÃO 2 – Esse é o nome de batismo extraoficial dado pelo pessoal da saúde para a ambulância usada que a Prefeitura adquiriu de Guararema. Só em Guararema teve mais de dez anos de uso. Se essa é a melhor de Igaratá hoje, estamos mal, muito mal.
FINADO – Outro problemaço que o novo prefeito terá que resolver, logo nos primeiros tempos de seu mandato, foi possível perceber por grande parte da população que visitou o cemitério municipal no feriado de Finados.
FINADO 2 – Simplesmente o cemitério está lotado. O espaço da última ampliação, finalizada em 2019, está totalmente utilizado. O problema está contratado e demanda solução urgente. E o pior é que o assunto por si só não tem como resolver do dia para a noite. É preciso local apropriado, licenciamento ambiental, obras de infraestrutura, etc.
LIXO RICO – Membros da equipe de transição do prefeito eleito Gabriel Prianti confrontaram o valor pago pela tonelada do lixo pela Prefeitura de Igaratá com o de outras Prefeituras da região e não tem para ninguém, o preço do serviço de coleta e destinação final do lixo de Igaratá é disparado o maior de todos.
LIXO RICO 2 – Porque o serviço do lixo de Igaratá é tão caro? Segundo o pessoal, não tem explicação razoável que justifique. A sugestão é que uma nova licitação deste serviço seja a primeira da nova gestão.
ECO – E realmente pode se dizer que esses últimos dias de sua gestão não tem sido os melhores para o Prefeito Elzo. Após ter dito que Prefeito que não se reelege é porque foi muito ruim e também não se reeleger, ainda tem que engolir outro bordão que seus vereadores falaram à exaustão nos últimos anos.
REPETECO – Era comum os vereadores que apoiam o Prefeito Elzo subirem na tribuna para criticar a gestão anterior e ao final lembrar que “por isso que perdeu a eleição”. Pois bem, na última sessão foi a vez de Alber Ursão, o vereador mais votado da história de Igaratá, subir na tribuna e fazer diversas críticas à gestão de Elzo e ao final dizer, diante do silêncio dos vereadores que o apoiam, que “por isso que perdeu a eleição”.
SE UM PODE! – Uma das críticas de Albert Ursão diz respeito à omissão total da Prefeitura em relação à fiscalização de uma estrutura metálica que está sendo construída como anexo de um restaurante, bem no centro da cidade, a poucos metros da Prefeitura.
OUTRO TAMBEM PODE! – A estrutura de aço está sendo construída simplesmente em ciam da calçada do prédio onde funciona o restaurante. É uma estrutura enorme, totalmente em cima da calçada, acabando com vários metros do passeio público. Chamou a atenção de todos que passam no local. Se a moda pega, não vai sobrar calçada na cidade. Se um pode, porque os outros não?
SANTA ISABEL
CONFESSIONÁRIO – Um setor do PL anda conversando com o secretário de Governo. Ainda é papo de confessionário, mas tudo indica que novidades devem chegar muito em breve. Inclusive há possibilidades de mudança de comando na arena isabelense.
CONFESSIONÁRIO 2 – Mais claras estão as reuniões dos vereadores com o mesmo secretário. Em busca da participação do novo governo todas as composições estão sendo possíveis, apenas uma condição por enquanto está definida: nenhum vereador vai deixar o legislativo e migrar para o executivo. A tese de que não se contrata quem não se pode demitir continua valendo.
CHUVA – Nesta semana as chuvas trouxeram de volta as mesmas reclamações do passado sobre as condições das estradas de Santa Isabel, mas a maioria delas estão se concentrando no Bairro Cachoeira. Na principal estrada que dá acesso ao aterro Anaconda, ninguém sobe ou desce, o trecho de terra está intransitável e no asfalto a lama já cobriu todo o pavimento. As imagens foram todas encaminhadas ao WhatsApp do Jornal Ouvidor.
PONTOS – Outro problema que ficou escancarado, mas que também não é novidade são as condições precárias dos pontos de ônibus em boa parte do município. Do terminal rodoviário aos bairros mais distantes os problemas vão de tetos quebrados que obriga o usuário a usar guarda-chuva de baixo das paradas, até o mato que encobre os pontos deixando alguns, já ermos, ainda mais perigosos. Prefeitura promete solução para breve.