No Pé do Ouvido

Pé do Ouvido.
Saiba dos bastidores da política regional no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.500 do  Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

GUARAREMA

SEM NATAL – A prefeitura de Guararema anunciou nesta semana o cancelamento da edição do Cidade Natal 2024. Segundo a administração municipal, a decisão foi tomada em decorrência do alto investimento que o espetáculo de luz demanda e os recursos serão direcionados “às ações prioritárias que já estão em andamento no município”, disse. Apesar das justificativas a ação gerou revolta em empresário e comerciantes que cogitaram uma manifestação pacífica contra a medida da Prefeitura.

LICENÇA – Bastou cancelar o natal na cidade luz e o prefeito reeleito José Eroles pediu afastamento do cargo. O pedido foi aceito pela Câmara Municipal e o chefe do executivo estará ausente de suas atribuições pelo período de 28 de outubro a 17 de novembro, para “tratar de assuntos particulares”. Neste período a cidade ficará sob o comando do vice-prefeito, Odvane Rodrigues.

  • Clique AQUI faça parte da nossa comunidade e receba todos conteúdos do Ouvidor em seu WhatsApp

IGARATÁ

ESPERANÇA – O pessoal do prefeito Elzo, estão lembrando os extremistas da última eleição presidencial, que ligavam de celular para algum disco voador descer na terra e resolver o problema das eleições na qual o seu candidato não foi eleito.

ESPERANÇA 2 – É mais ou menos assim, fantasiam fatos para esquecer a lapada nas urnas! No voto, perderam as eleições, mas esperam que com uma ajudinha de fora, tudo pode ser diferente.

ESPERANÇA 3 – Agora, nem disfarçam que se trata de denúncias que foram feitas após as eleições na delegacia de polícia de Igaratá. O desejo é que, diante da apuração destas denúncias, se levantem fatos para o ajuizamento de uma ação eleitoral, que anule as eleições, para que ocorra outra votação. Tudo porque na que ocorreu em 6 de outubro, perderam e quem sabe em outra, conseguem ganhar.

O QUE TEM LÁ? O que existe na Delegacia é uma denúncia de um cidadão que disse que teria ganho uma bateria de carro para votar em determinado candidato. Para comprovar a sua denúncia, deixou uma bateria na delegacia.

O QUE TEM LÁ? 2 – Tudo sem nota fiscal, sem certificado de garantia e muito menos provas de como teria pago ou recebido a tal bateria. Nem aonde a bateria foi comprada, consegue comprovar.

O QUE TEM LÁ? 3 – A outra denúncia é ainda mais improvável. Uma cidadã disse que um candidato teria lhe cumprimentado no local de votação e ao pegar na sua mão teria recebido notas de R$50,00 no melhor estilo Silvio Santos, lembrando os truques de mágica. O dinheiro do nada apareceu na mão dela.

DETALHE – Tudo isto no local de votação, coalhado de fiscais dos partidos, policiais e do pessoal da Justiça Eleitoral. É surreal a história. Nem com a maior boa vontade do mundo dá para acreditar.

DETALHE 2 – Em comum, tanto um como o outro denunciante, possuem fotos participando ativamente da campanha do prefeito Elzo e mencionam que só foram até a Delegacia, porque dias após as eleições, após um surto de consciência democrática, procuraram a Prefeitura para delatarem os fatos e lá foram orientados por servidores, que são todos cargos comissionados do Prefeito Elzo, que a denúncia tinha que ser feita na polícia. E aí, o que você acha, dá para acreditar na história?

QUE SE INVESTIGUE – A Polícia Civil não tem escolha, tem que investigar toda e qualquer denúncia, por mais que aparente ser fantasiosa e irreal, como estas. Contudo, os advogados dos acusados já avisaram que tão logo se encerrem as investigações, irão tomar todas as medidas cabíveis previstas no Código Penal contra estas pessoas. Disseram que não vão deixar barato!

TRANSIÇÃO – Nesta semana, o Prefeito eleito Gabriel Prianti, formalmente deu início ao processo de transição de gestão, protocolando o requerimento endereçado ao atual Prefeito Elzo, indicando a sua equipe de trabalho.

TRANSIÇÃO 2 – O processo de transição existe para que o Prefeito que tomará posse, receba do Prefeito que terminará o mandato, as informações necessárias para que os serviços públicos essenciais não sejam interrompidos e que as futuras primeiras ações da nova gestão sejam planejadas.

SECRETÁRIOS – Para o novo Secretariado, a princípio apenas dois nomes estão praticamente definidos, faltando alguns detalhes. Para a Saúde, o enfermeiro Fábio Santos Carvalho, que já ocupou o cargo, deve retornar, após passagens pelas Prefeituras de Jacareí e Arujá.

SECRETÁRIO 2 – Na Secretaria de Educação, o nome cotado é da diretora de escola, Sonia Prianti, que é servidora pública de carreira, com mais de vinte anos de experiência na rede municipal de ensino de Igaratá.

FIM DE ERA – E como já era esperado, após as eleições apenas os serviços inadiáveis estão sendo mantidos. A partir do dia 01 de novembro, todos os projetos sociais esportivos da Secretaria de Esportes foram encerrados.

EMBUSTE – Um cidadão anda pela cidade afirmando que será secretário municipal na gestão de Gabriel Prianti e convidando pessoas para compor a sua equipe. O Prefeito eleito adverte que ninguém está autorizado a falar em seu nome e que qualquer ilação a esse respeito deve ser informada.

ESPELHO – Essa semana imagens obscenas foram reproduzidas na televisão que, no Posto de Saúde central, informam às pessoas que esperam atendimento o momento de entrarem na área restrita. Os poucos minutos das cenas repercutiram nas redes sociais demonstrando a fragilidade do sistema empregado no posto.

ESPELHO 2 – No mesmo dia a Prefeitura emitiu nota afirmando que houve invasão do sistema, mas que os dados dos pacientes estão a salvo. Foi errado: tudo indica ter sido um espelhamento de imagens do celular de alguém que conhece a senha do dispositivo instalado na sala de espera. Basta acessar o arquivo do equipamento para identificar o autor da invasão.

SANTA ISABEL

DOLOROSA – Proprietários de restaurantes em Santa Isabel reclamam que empresas que prestaram serviços de pavimentação na cidade deixaram um rombo enorme nas contas a pagar. Foram embora e abandonaram a conta na mesa. Só em um estabelecimento o calote passa de 20 mil.

DOLOROSA 2 – A Prefeitura orienta que cada estabelecimento prejudicado deve buscar os seus direitos através do processo legal. De posse do contrato de fornecimento de refeições, buscar na Justiça o ressarcimento da dívida. Agindo desse modo conseguem impedir que as empresas voltem a ser contratadas em outro município.

DOLOROSA 3 – A alegação de que a Prefeitura eventualmente não tenha quitado o débito com a empresa não procede. Elas são remuneradas após procedimentos de avaliação do trabalho realizado diretamente pelo órgão financiador e devem, antes de assumir qualquer contrato, se responsabilizar pelas despesas decorrentes dele.

DOLOROSA 4 – A Prefeitura lembra que as empresas mencionadas, em alguns casos, são terceirizações da empresa que venceu a licitação para as obras, caso em que a responsabilidade não pode ser atribuída ao município. Ressalta ainda que a empresa identificada como autora do calote, jamais prestou serviços à Prefeitura.

CAMPANHA – Nem bem as urnas das últimas eleições foram para a prateleira, já está na rua a próxima campanha eleitoral. É a de deputados (estadual e federal), senadores, governador e presidente. As emissoras e comentaristas já especulam quem serão os candidatos e muitos já se posicionam como tal.

CAMPANHA 2 – Essa semana o prefeito Carlos Chinchilla recebeu a visita do deputado estadual Capitão Telhada (Progressitas), mais conhecido como “Telhadinha”. O Deputado chegou a Santa Isabel a convite do vereador Jairo Furini, liderando uma comitiva composta entre assessores, de seu pai, o ex-deputado federal Coronel Telhada.

CAMPANHA 3 – Telhada foi recebido pelo Prefeito, pelo Vereador e diversos secretários municipais. Além de se apresentar prometeu obter recursos para o município investir na educação e na saúde. Entre suas mensagens uma chamou a atenção. Disse que tramita na assembleia uma emenda sua que vai permitir a transferência para a saúde de 5% da verba excedente da educação. Verba excedente é o que sobra no final do ano fiscal.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments