Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.498 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.
BRASIL
DESCARTADO – O Governo Federal descartou a volta do horário de verão em 2024. A decisão foi anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (16). Segundo técnicos do ministério, o horário de verão foi adiado após análises sociais e econômicas, garantirem a efetividade energética que rege a adoção da política no país. O Ministro afirmou não descartar a volta do horário de verão em 2025. A matéria completa está disponível no site do Jornal Ouvidor.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
IGARATÁ
DISPENSA – Terminada a contagem dos votos das eleições, imediatamente se passou para a fase seguinte, a do acerto de contas. Algumas pessoas que mantinham contrato como MEI (Micro Empreendedor Individual) com a Prefeitura de Igaratá foram dispensados.
DISPENSA 2 – O mais sarcástico ou seria cínico) da dispensa foi o termo utilizado pela Prefeitura para rescindir o contrato “Termo de Rescisão Unilateral Amigável do Contrato”. Parece piada, mas é verdade!
DISPENSA 3 – Se a rescisão é unilateral, é porque partiu de apenas um lado, ou seja, pela Prefeitura. Então não tem como ser “amigável”. O contratado simplesmente não teve opção. Foi dispensado e pronto. A coincidência em toda a história é que aparentemente todos os dispensados nutriam uma simpatia pelo 10.
OLHA O INDÍCIO – O Ministério Público em Taubaté moveu uma ação civil pública contra o Prefeito e a Prefeitura de Redenção da Serra e a Prefeitura de Guararema. Segundo o Ministério Público, o Prefeito de Redenção da Serra teria autorizado a aquisição, em leilão, de vários equipamentos e máquinas usadas da Prefeitura de Guararema, por um valor que estaria acima do praticado pelo mercado, causando um prejuízo entre 300 a 500 mil para aquela Prefeitura.
OLHA O INDÍCIO 2 – Em relação à Prefeitura de Guararema, a acusação do Ministério Público é de que portou- se de forma reprovável ao anunciar a intenção de alienação de bens com valores superestimados: uma vantagem muito superior ao valor médio de mercado dos bens, o que revela prática desonesta, verdadeira usura, decorrente do intuito de obter lucro excessivo. Pegou pesado!
OLHA O INDÍCIO 3 – No negócio sob suspeita, Redenção da Serra comprou e pagou para Guararema um valor muito maior do que nem de longe valiam o que foi cobrado. Na prática, o que o Ministério Público constatou é o que diz um velho ditado popular, que todo dia, um bobo e um esperto saem de casa, e se eles se encontram, fazem negócio.
POR EXEMPLO – Só que diante da noticiada esperteza de Guararema em vender veículos usados, como acusa o Ministério Público, não custa nada dar uma checada nas compras de ambulâncias usadas que Igaratá fez também de Guararema.
POR EXEMPLO 2 – Igaratá comprou duas ambulâncias usadas, com quase 10 anos de uso, da Prefeitura de Guararema. E neste caso, a compra foi direta, sem licitação. Diante da acusação de que a Prefeitura de Guararema cobrou mais do que valia em equipamentos para outra Prefeitura, o mínimo de prudência neste caso é averiguar se as ambulâncias foram adquiridas pelo valor correto.
SEM NOMES – Como é comum no período anterior à posse, o Prefeito eleito Gabriel Prianti, tem recebido diversas indicações para a montagem de seu secretariado. Por enquanto nenhum nome foi definido. Prevalece até aqui na equipe de Gabriel, mesmo que extraoficialmente, somente o consenso de que haverá renovação total em relação aos secretários da atual gestão.
SANTA ISABEL
ALMOÇO – Ontem, em uma animada mesa no Vila di Pedrina, 18 convivas celebravam o termino das eleições. Todos os 15 vereadores da legislatura que começa em janeiro de 2025, além do prefeito Chinchilla, o vice Felipão e o secretário de governo Felipe Nabil.
No cardápio a escolha da presidência da casa, disputada fervorosamente por quatro candidatos. O tom do debate demonstrou que não será um acordo fácil.
ALMOÇO 2 – Somente depois da chamada feita pelo secretário Nabil é que a conversa amenizou. Ele lembrou a cada um e em especial aos que pleiteiam o cargo de presidente que a eleição foi ganha com a participação de todos e, que essa unidade é necessária para o sucesso da nova gestão.
ALMOÇO 3 – Até o único vereador eleito pelo grupo da oposição, Chico do Mercado, compareceu à confraternização. Aliás, ele tem sido visto com relativa frequência na sala do Secretário de Governo e no setor de serviços municipais. Tudo indica que já integra a base do novo governo.
SOBREMESA – O debate começou na hora da comida quente e antes do café de encerramento a conversa enveredou para a sucessão do prefeito Chinchilla. O nome do secretário Nabil foi citado e imediatamente descartado pelo próprio que garantiu que sua tarefa é de assessorar a administração no que for necessário.
SOBREMESA 2 – Esse pronunciamento foi o gatilho para que se disparassem os sonhos de alguns dos presentes que se ofereceram para o sacrifício. Pelo visto desse almoço deve sair muitas articulações voltadas para os próximos anos. Só não se mencionou as próximas eleições, para presidente, governador e deputados.
PREFEITO – No programa “De frente com Ouvidor” nessa semana, o secretário Felipe Nabil repetiu o mantra que vem rezando desde que assumiu há quatro anos. O Prefeito se chama Carlos Chinchilla, ao qual ele assessora em retribuição à confiança que goza do Prefeito. Garante que todas as decisões são discutidas e as determinações cumpridas à risca.
PERFEITO – Nabil disse que a administração de Chinchilla não é perfeita, que muito tem de ser feito ainda para que a cidade atinja o patamar desejado. Além da criação de mais quatro secretarias, admite que vai haver mudanças no atual quadro de secretários, mas que todas elas acontecerão no início do próximo ano.
TROCAS – No entanto algumas trocas já estão sendo planejadas Daniel de Lucena deve voltar para o Esporte, já atual secretário da Pasta, Edson Rodrigues pode vir a ser aproveitado em outro setor municipal. A atual Pasta de Daniel, Desenvolvimento Social pode vir a ser gerenciada pelo futuro vice-prefeito Felipe Teixeira. Já no Jurídico, cogita-se a transferência do setor para o notável advogado Vagner Lobo. Dono de uma boa articulação entre os três poderes o atual presidente da OAB é o primeiro nome da lista. Vamos aguardar.
DECLARAÇÕES – Nesta semana, uma entrevista de um vereador, recém eleito, passou a impressão de que o que ele quer mesmo é secretaria e não legislativo. Wagner Moreno não escondeu o desejo de assumir o Meio Ambiente, mesmo a Pasta estando sob a administração de um secretário que lhe abriu as portas e lhe deu total aval para chefiar o setor de fiscalização municipal. As declarações pegaram mal e chamaram a atenção inclusive de colegas da própria câmara que alertaram o calouro para tomar cuidado com as palavras, a fim de não passar má impressão.
LIXEIRA – Os humilhados foram exaltados. Após meses de reclamações sobre o acúmulo de lixo, a empresa responsável pela limpeza foi pauta na sessão de câmara da última terça-feira. Em decisão unânime entre os vereadores, a prefeitura foi cobrada de respostas sobre o caso. Veremos o desenrolar.