No Pé do Ouvido

por redação

Pé do Ouvido.
Saiba dos bastidores da política regional no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.488 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

OLHA O FRIO – A frente fria mais intensa de 2024 chegou ao Brasil nesta quinta-feira (8), atingindo com força as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas nas capitais podem despencar 14 ºC. Já nas cidades da região – Santa Isabel, Arujá e Igaratá – os termômetros podem atingir cerca de 5 ºC neste fim de semana. Veja a previsão completa no site do Jornal Ouvidor.

FALECIMENTO – Faleceu na última quarta-feira (07) em Arujá, o ex-vereador da cidade Gilmar Celestino da Costa, o Guela. O corpo do parlamentar foi velado no salão nobre da Câmara Municipal. Nascido em 1958, Gilmar Celestino tinha 66 anos e foi vereador por quatro mandatos e presidiu a Câmara entre os anos de 2003 e 2004. A causa da morte não foi revelada.

IGARATÁ

NO TAPETE – As eleições deste ano em Igaratá ao que tudo indica serão definidas pelos eleitores e pela Justiça Eleitoral. Nos bastidores, há notícias de várias ações de cunho eleitoral sendo elaboradas, no qual serão requeridas desde multas até cassação de candidaturas e inelegibilidades de candidatos.

NO TAPETE 2 – O pano de fundo de todas as reclamações que acabam se transformando em ações judiciais é sempre a falta de respeito pela legislação eleitoral e o uso abusivo da máquina pública. Tempos quentes à vista!

QUANTO MENOS – Se o número de candidatos ao cargo de prefeito em Igaratá aumentou neste ano, em relação a 2020, saltando de 2 para 3, em contrapartida o número de candidatos a vereador teve uma grande redução, baixando de 65 para 50.

MELHOR – Com isso, a votação nominal dos candidatos também deve aumentar, já que vão dividir um bolo maior em menos fatias. Em 2020, a renovação da Câmara foi recorde, com a troca de dois terços dos ocupantes das cadeiras. Vamos ver agora.

SEM PADRINHO – Em cidade pequena a busca de padrinhos políticos é algo mais que normalmente para passar credibilidade e prestígio para os eleitores. Só que a legislação eleitoral engessa bastante a situação.

SEM PADRINHO 2 – O candidato do Republicanos a prefeito de Igaratá, o vereador Gabriel Prianti é conhecido publicamente por ser aliado do ex-deputado federal Eduardo Cury, que será candidato a prefeito de São José dos Campos pelo PL, partido do atual prefeito e candidato à reeleição Elzo.

COM PADRINHO – Com isto, Cury fica impedido de publicamente apoiar Gabriel. Se perde neste tópico, por não poder contar com essa colaboração, por outro lado, Gabriel, por ser do Republicanos, partido do Governador Tarcísio de Freitas, poderá utilizar a sua imagem na campanha.

SOZINHO – E o candidato a prefeito Osmar Priante, bolsonarista de carteirinha, não vai poder utilizar a imagem do ex-presidente que é filiado ao PL, partido de seu adversário.

SANTA ISABEL

SOLTO – Após quatro meses preso, em decorrência dos desdobramentos da operação Munditia deflagrada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e o GAECO, que denunciou fraudes em processos licitatórios promovidos por Câmaras e Prefeituras da região, o ex-vereador Luizão Arquiteto (MDB) deverá ser solto nas próximas horas após a 5ª Vara Civil de Guarulhos acolher o pedido da defesa e expedir nesta sexta-feira, o alvará de soltura em favor do parlamentar.

À CÉSAR – Respondendo ao convite para um debate entre os candidatos a prefeito no Salão da Igreja de Nossa Senhora da Aparecida, formulado pelo pároco Padre Jaime, o coordenador da campanha do Podemos, Felipe Nabil, respondeu com uma citação bíblica: “Cabe a igreja cuidar da vida espiritual dos fiéis dando-lhe apoio e orientações no que concerne as suas relações com Deus. ”

…O QUE É DE CÉSAR. – A vida política deve ser seguida conforme as estratégias de cada cidadão organizado através dos partidos políticos. Jamais envolver-se em questões religiosas tal como tem sido feito por religiosos que nitidamente abraçaram causas partidárias buscando favorecer algum candidato.

APOIO – Em convenção realizada no último domigo (4), os partidos PSDB e Cidadania oficializaram apoio à reeleição de Carlos Chinchilla à prefeitura de Santa Isabel. De acordo com o Presidente do PSDB, Glauco Robson Vicente, o apoio foi declarado em virtude de dois fatores: a aliança regional firmada com o Podemos, partido de Carlos Chinchilla, e a falta de candidatos oficializados pelo Avante, que inicialmente receberia o apoio da organização.

APOIO 2 – Com vinda das siglas, Chinchilla junto a maior frente ampla de apoio a sua reeleição na cidade somando um total de dez partidos. A convenção aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal, e também oficializou o nome de 17 candidatos à vereança, sendo três do partido Cidadania.

COMPROU – Com a sentença cancelando a primeira convenção do Avante realizada por Kadu Barbosa no último dia 26, a Justiça autorizou o partido a promover nova convenção, essa que ocorreu no último domingo (04). No entanto, o encontro contou apenas com a presença de poucas pessoas. Três delas cabos eleitorais do candidato a prefeito Clebão do Posto.

COMPROU 2 – A convenção foi realizada no mesmo espaço onde Cléber lançou sua pré-candidatura e o encontro foi dirigido pelo agora vice-presidente do Avante, este que já foi assessor de Cleber na Câmara. As atas em branco foram passadas pelo dono de um extinto jornal impresso na cidade, que hora ou outra aparece em versões digitais com algumas notas de apoio ao PL e na mesa havia ainda a presença de um outro membro do partido, atualmente diretor na Prefeitura de Igaratá.

COMPROU 3 – A confusão ficou generalizada depois que Kadu, seu vice e os 16 vereadores da chapa, oficializados na primeira convenção, foram até o local da segunda a fim de se colocarem a disposição do partido para oficializarem seus nomes para a disputa, mas alguns não foram aceitos pela nova direção que alegou já estar com os nomes definidos. Dali para a delegacia e o resto todo mundo acompanhou nas redes sociais e no site do Jornal Ouvidor.

ENTREVISTA – Nesta semana, em entrevista ao Programa De Frente com o Ouvidor, Kadu Barbosa explicou o imbróglio e afirmou ter ido à Assembleia Legislativa (Alesp), para conversar com o Presidente, André do Prado e questioná-lo sobre essa, suposta intermediação do PL em querer derrubar sua candidatura. De acordo com Kadu, André confirmou a intervenção do PL na retirada dele da presidência do Avante municipal: “Santa Isabel não é curral eleitoral do André do Prado para ele definir quem vai ser ou não candidato”, disse Kadu. A entrevista completa está disponível no Canal do Ouvidor no Youtube.

CABE RECURSO – Apesar das indecisões ainda cabe recurso sobre a situação de Kadu Barbosa e todos os outros 16 vereadores já inscritos no Candex. Kadu defende ser candidato, mas só a justiça irá dizer se sim ou não. Vamos aguardar.

ESCLARECIMENTO – O pré-candidato a vice-prefeito em Santa Isabel, Mané Bombeiro (Manoel Silva Araujo) esclareceu, por intermédio de sua assessoria, que ao contrário de nota publicada nessa seção na edição 1486, não tem qualquer pendência com a Justiça, muito menos alguma causa de inelegibilidade, de modo que sua ficha é limpa e pode concorrer a qualquer cargo eletivo.

EMPOSSADO – A câmara municipal de Santa Isabel realizou na tarde da última quarta-feira (09) a cerimônia de posse do seu novo vereador Messias Kendy Fujiwara, popularmente conhecido como Kendy Japa. O parlamentar ocupa a cadeira legislativa de Luizão Arquiteto (MDB), que renunciou ao cargo na última semana.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments