No Pé do Ouvido

Saiba dos bastidores da política regional no Pé do Ouvido.
Saiba dos bastidores da política regional no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.483 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

IGARATÁ

QUALIDADE DE VIDA – Um ranking inédito, divulgado nesta semana, mediu qualidade de vida entre os municípios do Vale do Paraíba e Região Bragantina. Trata-se do Índice de Progresso Social (IPS-Brasil), que levantou pela primeira vez os dados da qualidade de vida em todas as cidades brasileiras.

QUALIDADE DE VIDA 2 – O Índice de Progresso Social é uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. O levantamento fixou 53 indicadores para analisar a qualidade de vida em cada cidade. O IPS foi dividido em três dimensões: necessidades humanas básicas; fundamentos para o bem-estar; e oportunidades. Esse grupo de dimensões fez com que cada cidade tivesse uma média final.

QUALIDADE DE VIDA – São José dos Campos com índice médio de qualidade de vida de 66,36 ficou na primeira colocação. O índice medido de Igaratá foi de 58,23 ficando na 39ª colocação entre 46 cidades da região.

QUALIDADE DE VIDA – Ficou mal, bem mal na foto. Ocupando uma das últimas colocações no índice de qualidade de vida da região, fica nítido que Igaratá tem um longo caminho a percorrer para ser considerado um lugar com qualidade de vida satisfatória para a sua população.

SHOW DE ELOGIOS – Figura conhecida nos programas de televisão, o personagem Tonho Prado, participou da festa junina organizada pela Prefeitura na praça de eventos. Figura carismática, teceu muitos elogios para as autoridades locais que estavam presentes. Em contrapartida, recebeu R$ 17 mil reais da Prefeitura pela participação especial.

REFORMA – O vereador Albert Ursão e Gabriel Prianti comemoram que emendas parlamentares conseguidas junto a deputados parceiros estão saindo do papel. A Prefeitura publicou edital para a contratação de empresa para a execução de obra de reforma da escola municipal “Benedito Rodrigues de Oliveira”, no Bairro da Boa Vista.

ELEIÇÕES – A partir deste sábado entram em vigor diversas restrições que a legislação eleitoral impõe na publicidade e divulgação de conteúdo na imprensa e nas redes sociais pelas Prefeituras e demais órgãos públicos. Nenhum conteúdo que, de alguma forma mesmo que indireta favoreça algum candidato, pode ser publicado.

ELEIÇÕES 2 – Essa restrição determina até mesmo que conteúdos de facebook, instagram, site ou outras redes sociais do poder público em que figure o prefeito em exercício de mandato apareça, sejam silenciados. A medida é para garantir a isonomia entre os candidatos.

ELEIÇÕES 3 – A Justiça Eleitoral tem um canal direto para o recebimento deste tipo de denúncia, de forma totalmente anônima. Viu algo errado, denuncie, isto fortalece o processo democrático e evita que espertalhões tentem tirar vantagem de conduta indevida.

SEM MÉDICO – Igaratá também ficou de fora da distribuição das novas vagas do Programa Mais Médicos, do Governo Federal para a região do Vale do Paraíba. Ao toda a região ficou com 52 novas vagas, nenhuma para Igaratá.

SANTA ISABEL

QUALIDADE DE VIDA – O IPS (Índice de Progresso Social) medido esse ano em Santa Isabel atingiu 59,37 pontos. Em Arujá, o indicador apontou 64,84, pouco mais de dois pontos abaixo de São José dos Campos. A capital obteve 68,78; Guarulhos 65,02 e Mogi das Cruzes, 64,04.

PROIBIDO – A Justiça eleitoral acatou o pedido do PL (Partido Liberal) de medida cautelar em decorrência da realização do Santa Isabel Rodeio Fest. Em consequência o prefeito Carlos Chinchilla ou qualquer outro pre-candidato às eleições de outubro estão proibidos de divulgar sua pré-candidatura ou promoção pessoal sob pena de multa diária de cem mil reais, sem prejuízo de outras sanções.

PROIBIDO 2 – A proibição tem sua origem na lei eleitoral que fixa o início da campanha eleitoral no dia 16 de agosto. Até lá qualquer publicidade, pedido ou manifestação de voto pode ser considerada propaganda antecipada, irregular e passível de multa. A determinação atinge inclusive os pré-candidatos a vereança.

PERMITIDO – Está causando revolta entre os pré-candidatos à vereança a ousadia de um dos concorrentes à eleição que adquiriu um grande número de camarotes nos shows de aniversário da cidade para acomodar seus eleitores. Há inclusive quem fala em denunciar abuso de poder econômico.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments