Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.483 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.
IGARATÁ
QUALIDADE DE VIDA – Um ranking inédito, divulgado nesta semana, mediu qualidade de vida entre os municípios do Vale do Paraíba e Região Bragantina. Trata-se do Índice de Progresso Social (IPS-Brasil), que levantou pela primeira vez os dados da qualidade de vida em todas as cidades brasileiras.
QUALIDADE DE VIDA 2 – O Índice de Progresso Social é uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. O levantamento fixou 53 indicadores para analisar a qualidade de vida em cada cidade. O IPS foi dividido em três dimensões: necessidades humanas básicas; fundamentos para o bem-estar; e oportunidades. Esse grupo de dimensões fez com que cada cidade tivesse uma média final.
QUALIDADE DE VIDA – São José dos Campos com índice médio de qualidade de vida de 66,36 ficou na primeira colocação. O índice medido de Igaratá foi de 58,23 ficando na 39ª colocação entre 46 cidades da região.
QUALIDADE DE VIDA – Ficou mal, bem mal na foto. Ocupando uma das últimas colocações no índice de qualidade de vida da região, fica nítido que Igaratá tem um longo caminho a percorrer para ser considerado um lugar com qualidade de vida satisfatória para a sua população.
SHOW DE ELOGIOS – Figura conhecida nos programas de televisão, o personagem Tonho Prado, participou da festa junina organizada pela Prefeitura na praça de eventos. Figura carismática, teceu muitos elogios para as autoridades locais que estavam presentes. Em contrapartida, recebeu R$ 17 mil reais da Prefeitura pela participação especial.
REFORMA – O vereador Albert Ursão e Gabriel Prianti comemoram que emendas parlamentares conseguidas junto a deputados parceiros estão saindo do papel. A Prefeitura publicou edital para a contratação de empresa para a execução de obra de reforma da escola municipal “Benedito Rodrigues de Oliveira”, no Bairro da Boa Vista.
ELEIÇÕES – A partir deste sábado entram em vigor diversas restrições que a legislação eleitoral impõe na publicidade e divulgação de conteúdo na imprensa e nas redes sociais pelas Prefeituras e demais órgãos públicos. Nenhum conteúdo que, de alguma forma mesmo que indireta favoreça algum candidato, pode ser publicado.
ELEIÇÕES 2 – Essa restrição determina até mesmo que conteúdos de facebook, instagram, site ou outras redes sociais do poder público em que figure o prefeito em exercício de mandato apareça, sejam silenciados. A medida é para garantir a isonomia entre os candidatos.
ELEIÇÕES 3 – A Justiça Eleitoral tem um canal direto para o recebimento deste tipo de denúncia, de forma totalmente anônima. Viu algo errado, denuncie, isto fortalece o processo democrático e evita que espertalhões tentem tirar vantagem de conduta indevida.
SEM MÉDICO – Igaratá também ficou de fora da distribuição das novas vagas do Programa Mais Médicos, do Governo Federal para a região do Vale do Paraíba. Ao toda a região ficou com 52 novas vagas, nenhuma para Igaratá.
SANTA ISABEL
QUALIDADE DE VIDA – O IPS (Índice de Progresso Social) medido esse ano em Santa Isabel atingiu 59,37 pontos. Em Arujá, o indicador apontou 64,84, pouco mais de dois pontos abaixo de São José dos Campos. A capital obteve 68,78; Guarulhos 65,02 e Mogi das Cruzes, 64,04.
PROIBIDO – A Justiça eleitoral acatou o pedido do PL (Partido Liberal) de medida cautelar em decorrência da realização do Santa Isabel Rodeio Fest. Em consequência o prefeito Carlos Chinchilla ou qualquer outro pre-candidato às eleições de outubro estão proibidos de divulgar sua pré-candidatura ou promoção pessoal sob pena de multa diária de cem mil reais, sem prejuízo de outras sanções.
PROIBIDO 2 – A proibição tem sua origem na lei eleitoral que fixa o início da campanha eleitoral no dia 16 de agosto. Até lá qualquer publicidade, pedido ou manifestação de voto pode ser considerada propaganda antecipada, irregular e passível de multa. A determinação atinge inclusive os pré-candidatos a vereança.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
PERMITIDO – Está causando revolta entre os pré-candidatos à vereança a ousadia de um dos concorrentes à eleição que adquiriu um grande número de camarotes nos shows de aniversário da cidade para acomodar seus eleitores. Há inclusive quem fala em denunciar abuso de poder econômico.