No Pé do Ouvido

por Redação

Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.479 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

IGARATÁ

REUNIÃO – Numa reunião dos partidos e das lideranças políticas da oposição em Igaratá, agendada e conduzida pelo ex-Prefeito Celso Palau, ficou sacramentado que o nome do grupo para a disputa pelo cargo de Prefeito neste ano será o do jovem vereador Gabriel Prianti.

REJEIÇÃO – Na reunião Palau narrou que desde de 2023, iniciou-se na Câmara de Igaratá, um movimento do grupo do atual Prefeito para rejeitar as contas de sua gestão. Primeiro foram as contas de 2019 e depois as de 2020.

REJEIÇÃO 2 – A intenção era desde o início criar um fato e uma narrativa política para, no processo eleitoral fazer uma apresentação de impugnação à sua candidatura, o que ocorreria somente em agosto deste ano, às vésperas das eleições.

DESLEAL – Segundo as palavras do ex-Prefeito Celso Palau a manobra, classificada como desleal, foi totalmente previsível. Para ele ficou nítido o objetivo de que a impugnação de sua candidatura, a criação de um ambiente de dúvidas nos eleitores.

DÚVIDAS – Contaminando o ambiente eleitoral com dúvidas sobre a sua candidatura e desviando o debate político com a indefinição, a atual administração pretendia tirar o foco dos debates, deixando o assunto principal em segundo plano até a data das eleições prejudicando a análise correta dos reais problemas do município, como o péssimo serviço de saúde prestado para a população.

DECISÃO – Palau disse que depois de refletir bastante decidiu que irá sim, discutir na Justiça, a rejeição de suas contas de 2019 e 2020 pela Câmara, decisão que entende totalmente injusta e tomada unicamente como perseguição política da base da atual gestão para prejudicá-lo e assim conseguirem se manterem mais facilmente no poder.

DECISÃO 2 – Mas por outro lado, entendeu que seria melhor, para simplesmente anular a manobra do grupo do Prefeito Elzo, que outro nome fosse escolhido para a disputa pelo cargo de Prefeito, tirando de cena a estratégia política feitas até agora por seus adversários, manobras que implesmente não serviriam para nada. Ficariam no vácuo.

DECISÃO 3 – Assim, o candidato da oposição para o cargo de Prefeito nestas eleições de 2024, será o atual vereador Gabriel Prianti, que foi escolhido por aclamação por todos os presentes no encontro. Prodígio da política local, em 2020 foi eleito o vereador mais jovem do Vale do Paraíba e o mais votado da história de Igaratá.

HISTÓRIA – Durante os últimos quatro anos Gabriel teve desempenho excepcional no exercício do mandato de vereador, sendo lembrado em todos os levantamentos de opinião, como o vereador de maior destaque desta legislatura. Não foi por acaso que o seu nome foi escolhido para ser o substituto de Palau na disputa. Gabriel fez por merecer.

VICE – O nome do candidato a vice na chapa de Gabriel Prianti ficou para ser definido até o início do período de convenções municipais, em 20 de julho. Até lá o grupo político de Palau vai se articulando para surpreender a cidade com nomes e decisõ0es que certamente vão impactar positivamente todos os igarataenses.

SANTA ISABEL

ALMOÇO – Um conhecido empresário isabelense marcou um encontro em um restaurante próximo à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado) em São Paulo. Ao chegar no local identificou em uma das mesas, o supersecretário Felipe Nabil almoçando com uma importante figura da política paulista.

ALMOÇO 2 – Constrangido, o empresário não quis interromper a conversa que, pelo comportamento dos comensais, estava animada e temperada com pitadas eleitorais. Ficou apenas uma dúvida, qual o partido que o político estava negociando? São coisas que a janela partidária joga na cabeça de quem não acompanha a política de perto.

DINHEIRO – Por falar em janela partidária o vereador Anderson Cueca passou a semana comemorando os dois milhões de reais obtidos junto ao deputado federal Fausto Pinato (PP). Cueca, que trocou o PL pelo PP, explica que o dinheiro é para custeio da saúde, e ainda pediu mais um milhão para reforma do campo da avenida Brasil.

DINHEIRO 2 – O vereador conta que estava muito difícil obter ajuda com o PL, por isso optou por vestir a camisa do PP e deu certo. Fausto Pinato teve oito votos em Santa Isabel em 2018 e 13 votos em 2022, mesmo assim se dispôs a ajudar a cidade. Cueca acredita que essa parceria tem tudo para crescer.

PREDESTINADO – O cidadão Salvador Cidade, motorista de ônibus e líder político conseguiu um fato inédito na história de Santa Isabel, onde vive há mais de 30 anos. Atualmente filiado ao “Avante”, Salvador obteve uma emenda impositiva no valor de 350 mil reais para recuperação de uma ponte na estrada Diniz Alberto Lopes, no Pouso Alegre.

PREDESTINADO 2 – A emenda foi obtida com o deputado estadual Jorge do Carmo a quem Salvador ajuda há alguns anos e que, pela primeira vez, se aproxima de Santa Isabel. Salvador, que acompanhou o Deputado em uma visita do prefeito Chinchilla, já está pleiteando recursos para recuperação de estradas, assunto que ele conhece bem.

ANIVERSÁRIO – A comemoração do aniversário de 172 anos de Arujá está gerando expectativa para o aniversário de Santa Isabel que será comemorado no dia 10 de julho. Nas ruas já se pergunta quem serão os artistas que vão usar os palcos isabelenses. Entre os citados estão Bruno e Marrone, Edson e Hudson. Mas a esperança maior é que Maiara e Maraisa estejam na lista.

JUSTIFICADO – Após nota desta coluna na semana passada, sobre a ausência do Conselho Tutelar em um importante debate promovido aos moradores do Bairro Jd. Eldorado, o órgão entrou em contato com a redação, a fim de justificar a ausência de todos os cinco conselheiros no debate. “Fomos convidados em cima da hora e todos estávamos com atribuições do próprio Conselho naquele dia”. Tá justificado!

ACOLHIMENTO – Com uma nova casa de acolhimento no centro da cidade, a Associação Afro tem intensificado as ações de abordagem junto a população em situação de rua na cidade. Com apoio da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a associação abriu mais dez vagas na casa, que atualmente já atende 16 pessoa em período integral.

ACOLHIMENTO 2 – A partir da entrada do inverno, no final do mês, a Afro deve dobrar as abordagens de maneira mais intensiva e diária, realizando às 09h e 21h. A associação informou ainda que equipe de trabalho será ampliada com mais 3 funcionários para atender a demanda que será recebida na casa para pernoite no período mais frio.

TURISMO SP – A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, coordenada pelo isabelense Roberto de Lucena, investiu R$ 11,9 milhões do turismo paulista apenas no mês de maio e inaugurou 17 obras de infraestrutura turística, o que é número recorde no ano.

TURISMO SP 2 – Os investimentos em infraestrutura impulsionam novos fluxos de visitantes, gerando empregos e renda para a população local, além de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos mais de 50 setores ligados à atividade turística. Em parceria com a própria secretaria Estadual, Santa Isabel deve entregar ainda este ano um novo Mirante no Monte Serrat que impulsionará o setor na cidade.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments