No Pé do Ouvido

Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.470 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

ESPORTE – A Prefeitura construiu uma quadra de areia no espaço público as margens da Rodovia SP 56, entrada do Bairro Jardim Rosa Helena. A construção em si até que ficou bem apresentável e todo equipamento de lazer e esportes é sempre muito bem-vindo. Só que esqueceram de um pequeno detalhe.

ESPORTE 2 – Construíram a quadra, mas não olharam para cima, onde passa uma rede de alta tensão, muito próxima. E todo espaço embaixo e ao redor das linhas de transmissão ou distribuição de energia são faixas de segurança onde é proibido edificações porque existe alto risco de acidente. Parece inacreditável, mas aconteceu!

SAI DE BAIXO – Mas e agora? Embaixo da rede de energia a quadra não pode continuar, porque o risco é muito alto e seria uma irresponsabilidade sem tamanho. Então, ou muda-se a quadra ou a linha de distribuição de energia. Só por Deus!

ACABOU O PRAZO – Na sexta-feira, dia 5, encerrou-se o prazo da janela para filiações partidárias e também para aqueles que planejam se candidatar nas eleições municipais em outubro deste ano. No troca-troca partidário, o PSDB, repetiu o cenário que se vê tanto na esfera federal, como na estadual e acabou ficando sem vereador na Câmara de Igaratá.

CAMINHO NOVO – As siglas que coletaram nomes para o lançamento de chapas são o PSD, Republicanos, Democracia Cristã, PL e PRD. Se der a lógica serão duas chapas da situação, duas da oposição e uma da terceira via.

OLHA A FILA – Pelas novas regras eleitorais cada partido pode lançar dez candidatos, o que resulta num provável número de cinquenta candidatos concorrendo às nove vagas da Câmara de Igaratá. E se não falhar, serão três candidatos ao cargo de Prefeito.

SEM PRAZO – A Prefeitura de Igaratá lançou um edital de processo seletivo para a contratação temporária de motorista e operador de máquinas. As inscrições iriam de 1 a 4 de abril. Se você achou o período de inscrição curto demais, não se desespere, viria algo pior.

SEM PRAZO 2 – Nos dias seguintes foi lançado outro edital de processo seletivo, agora para o preenchimento de vagas temporárias de auxiliar e técnico de enfermagem. Mas desta vez a previsão de prazo para inscrição foi de 2 a 3 de abril. Apenas dois dias! Depois de muita gritaria o prazo foi estendido para até 4 de abril, mais um dia. E detalhe, a divulgação do certame só se deu no Diário Oficial da Prefeitura, que ninguém lê.

SELEÇÃO – A realização de qualquer concurso ou processo seletivo tem por regra básica a oferta de oportunidade para o maior número possível de interessados, para que dentre estes, os que se saírem melhores na seleção sejam escolhidos.

VICIADO – Mas ao limitar o prazo de inscrição a Prefeitura, sem nenhum critério razoável, limita totalmente a publicidade do processo seletivo. Nasceu viciado. É feio de ver. E a divulgação só aconteceu porque os vereadores Albert Ursão e Gabriel Prianti expuseram os fatos nas redes sociais. Mais uma vez ganharam palco para a apresentação das lambanças do pessoal da Prefeitura.

SANTA ISABEL

DANÇA DE SIGLAS – Em Santa Isabel a janela partidária provocou grande mudança na salada de letrinhas dos partidos. Luizão e Jorginho Capoeira, ambos do Eldorado, somam forças no MDB com o ex-presidente do Legislativo encabeçando uma candidatura para majoritário.

DANÇA DAS SIGLAS 2 – O atual presidente da Casa, Van do Negavan, ao lado do Edson Oh! Glória e Marquinhos Pelican optaram pelo PRD. Anderson Cueca e Jairo Furini no PP.

DANÇA DAS SIGLAS 3 – Casquinha e Chico do Mercado se mantêm fiéis ao PL enquanto Osvaldinho, Zico, Zé da Mula e Regiane assumem o Podemos. Bruna e Cannor optaram por se manter no União Brasil.

FICHA LIMPA – Essa semana, pela primeira vez em sua história, a Prefeitura de Santa Isabel tem uma conta revista e aprovada depois de dois anos sem auxílio de escritório de advocacia externo. Todo o trabalho de justificativa necessária à obtenção da revisão
foi feito pela própria assessoria jurídica da Prefeitura e resultou na aprovação das contas de 2021.

FICHA LIMPA 2 – A rejeição das contas daquele ano teve como base a não apresentação das guias de pagamentos de precatórios e valores de pequena monta. No pedido de revisão foram apresentados todos os documentos requisitados pelo Tribunal de Contas do Estado que entendeu ter a administração cumprido todas as exigências.

FICHA LIMPA 3 – O prefeito Dr. Carlos Chinchilla comemorou e garante que, com a reforma administrativa já aprovada pelo legislativo, vão acabar as reprovações sistemáticas das contas públicas do município em decorrência de falhas na estrutura administrativa do município.

PROVA DE FOGO – Finalmente, depois de décadas, a Prefeitura conseguiu o AVCB (Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento que atesta que as instalações dos Postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) estão de acordo com as normas de segurança e equipadas com todos dispositivos necessários em casos de emergência. Sete postos de saúde foram vistoriados e aprovados.

PROVA DE FOGO 2 – O próximo passo deveria ser obter o mesmo documento com relação ao prédio da Santa Cruz onde ainda se carece da vistoria necessária. Outros prédios municipais também terão de ser submetidos aos mesmos critérios até que todos possuam os documentos legais.

PASSARINHO – O passarinho anda voando em Santa Isabel consultando, de janela em janela, se o ex-prefeito Padre Gabriel Bina seria eleito vereador no município. Consultado, o atual pároco da paróquia de N.S. do Carmo de Sabaúna, em Mogi das Cruzes, diz que este projeto não está em sua lista de prioridades, mas que o futuro a Deus pertence.

PASSARINHO 2 – O mesmo passarinho também anda dizendo que a atual vice, Terezinha Pedroso pode também sair como candidata a vereadora abandonando a ideia de ser prefeita. Como diz o Padre Gabriel, o futuro a Deus pertence e a sabedoria também!

PASSARINHO 3 – Nessas viagens o passarinho sempre traz outras notícias. Diz que o atual prefeito está alinhado com 10 partidos, 11, entre os atuais 15 vereadores, sete ex-vereadores entre eles a também ex-vereadora e ex-prefeita Ângela Sanches. Antes de bater asas o passarinho lembra que, quem fala demais dá bom dia a cavalo e que, nem sempre o que os políticos prometem, cumprem!

INVERDADES – Clebão do Posto tirou a semana para fazer fotos na missa e vídeos em suas redes sociais. Foi em uma dessas publicações que, buscando destacar falhas na segurança pública, o político acabou apontando inverdades. Em vídeo em frente ao Batalhão da Polícia Militar, Clebão falou que a cidade carece de mais fortalecimento na segurança e apoio aos policiais militares.

INVERDADES 2 – Apontou soluções que já acontecem na cidade como a atividade delegada, ativa oficialmente desde fevereiro deste ano e a criação de um Central de Monitoramento Integrada, o que já existe, afinal foi inaugurada em dezembro do ano passado. A publicação foi comentada pelo Capitão da Polícia Militar de Arujá e Santa Isabel, Anderson Pelegrine que solicitou ao político que corrija as afirmações ditas, pois acabam apontando falhas que não condizem com o trabalho desempenhado pela PM isabelense até aqui.

CONVITE – Pelegrine fez questão de convidar o pré-candidato a tomar um café na base da PM a fim de apresentar os indicadores criminais que segundo dados oficiais da própria Secretaria de Segurança Pública apresentaram redução na cidade. Clebão disse que só destacou em seu vídeo o que ouviu da própria população nas ruas. O comandante reforçou a importância destes mesmos moradores apresentarem tais queixas nas reuniões do Conseg, a fim de que a PM consiga dar solução as possíveis falhas apontadas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments