No Pé do Ouvido

por Redação

edição 1.447
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.465 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

ARUJÁ

ENTREVISTA – Nesta semana, no Programa Momento Ouvidor a gente bateu um papo com Rodrigo Almeida, coordenador regional da OSC Samaritano São Francisco de Assis e do Serviço de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente (SAICA) em Arujá. Com apoio da prefeitura de Arujá, o projeto SAICA, que completou um ano, no mês passado, tem feito a diferença na vida das crianças em situação de vulnerabilidade na cidade.

ENTREVISTA 2 – Rodrigo pontuou que o Serviço de Acolhimento já atendeu mais de 30 crianças, das quais, algumas foram encaminhadas, pela Vara da Infância da cidade, a adoção e outras restituídas ao seio familiar. Atualmente a SAICA, que possui duas casas de acolhida em Arujá, está com pouco menos de dez crianças.

ENTREVISTA 3 – Rodrigo também falou sobre a recém inaugurada República Jovem. Um espaço com coordenadoria do Condemat que também funciona em Arujá, atendendo a seis cidades do Alto Tietê na prestação de apoio e acolhimento de jovens entre 18 e 21 anos em situação de vulnerabilidade e que precisam ser integrados a sociedade. O espaço presta apoio e acompanhamento a estes jovens que ficam no espaço até atingirem a maioridade (21 anos) ou conseguirem se manter sozinhos.

IGARATÁ

RECADO – O vereador Gilliard Jeguinho usa a tribuna da Câmara Municipal para lembrar que a oposição terá que enfrentar, neste ano, o atual Prefeito com a máquina na mão. Não precisa pensar muito para entender o que o vereador quer dizer: é uma vantagem em relação aos demais postulantes ao cargo. Gilliard é um dos vereadores mais próximos do Prefeito Elzo.

RECADO 2 – Isso quer dizer que a campanha do prefeito Elzo já está disposta e demonstrando que vai usar a máquina pública a serviço de sua candidatura. Só que visando exatamente coibir entendimentos como o do vereador é que existe uma legislação rígida proibindo e punindo gestores que queiram se valer da máquina pública para levar vantagem na disputa com os adversários.

RECADO 3 – E o atual prefeito Elzo, pelo visto, já terá que se virar para convencer a Justiça de que já não se valendo deste artifício para levar vantagem. Tudo por causa da história das mochilas escolares que a Prefeitura adquiriu no ano passado, mas só entregou agora, sob pressão, em pleno ano eleitoral.

SUSPEITA – Um grupo de advogados atentos a todos os casos de utilização indevida da máquina pública em toda a região prepara uma representação sobre o caso na Justiça Eleitoral. Segundo o entendimento destes advogados ao deixar para entregar as mochilas neste ano eleitoral e divulgar a entrega para as crianças nas redes sociais da própria Prefeitura, o Prefeito teria feito a distribuição gratuita de bens e ainda a promoção pessoal.

SUSPEITA 2 – Segundo os advogados a serviço de um partido político, a distribuição das mochilas e o uso das redes sociais da administração municipal promovendo o ato do Prefeito é proibido e demonstra o caso clássico de uso da máquina pública. A pena vai de multa até a cassação de uma eventual candidatura.

MENOS DINHEIRO – Nesta semana o Presidente Lula vetou a desoneração da folha de pagamento das prefeituras, que havia sido aprovada pelo Congresso no final do ano passado. Qual o resultado disto? Muito. Com isso Igaratá perdeu, somente neste ano, um desconto no recolhimento de tributos que soma aproximadamente R$ 2,6 milhões. É muita grana! Em Santa Isabel o valor chega próximo a R$ 7,5 milhões.

PESQUISA – Nos últimos dias foi rodada uma pesquisa encomendada por um dos partidos de oposição. Esse tipo de levantamento não tem divulgação pública e serve para que os partidos tenham uma noção de como se encontra o cenário atual, para traçarem as estratégias visando as eleições de outubro.

PESQUISA 2 – Os dados colhidos na análise daqueles que encomendaram o levantamento foi excelente. Primeiro porque, segundo as fontes confirmou que, se antes o grupo político tinha um candidato competitivo, agora esse candidato continua competitivo, em plena forma e, além disso, apontou outros nomes que, em eventual necessidade de substituição, mandam muito bem. E detalhe: sem resquícios nenhum de lutas passadas!

PESQUISA 3 – Segundo as mesmas fontes, tal como no cenário nacional, a eleição municipal está totalmente polarizada. É lá e cá. Com isso, uma eventual terceira via acaba pelo menos por ora, espremida entre os dois lados.

REJEITADAS – E no pontapé inicial do período eleitoral a Câmara Municipal deve votar, na próxima sessão, as contas do ex-prefeito Celso Palau referentes a 2020. Não há dúvidas nenhuma de que, como já é praxe serão rejeitadas pelos vereadores que compõem a base do atual prefeito Elzo. Se houvesse casas de apostas, pagariam 10 milhões por um, que isso vai acontecer.

REJEITADAS 2 – A intenção também já está mais do que clara desde o ano passado. Vão rejeitar as contas do ex-Prefeito, para depois, apresentar impugnação em caso de uma eventual candidatura de Palau. O roteiro já está traçado e não surpreende ninguém. A intenção é tentar tirar Palau do páreo. Em 2020, Palau teve 49% dos votos.

JANELA – Em breve vai se abrir a janela eleitoral quando os políticos poderão trocar de legendas partidárias livremente. É possível que um novo cenário surja na Câmara com a deserção de alguns vereadores para outra banda em função das tendências eleitorais.

PELA METADE – A Empresa serviço da Neo Energia promoveu a poda de árvores no Parque Alpina, em Igaratá. A poda é necessária para evitar acidentes na fiação de alta voltagem com os galhos de árvores, frequentemente responsáveis pela queda de energia elétrica. O problema é que, ao invés de retirar a galhada cortada, a empresa joga todo o material para dentro das propriedades em um verdadeiro desrespeito ao cidadão.

SANTA ISABEL

JANELA 2 – O próximo dia seis de março é muito importante para as eleições de outubro. Começa o período de 30 dias em que os atuais políticos podem mudar de partido sem serem ameaçados de perder o mandato. É a chamada janela partidária. No dia seguinte todas as lideranças começam a disputar os nomes de candidatos a vereador, vices e prefeitos. Na dança das cadeiras é que se desenha o apoio a cada candidatura.

DANÇA DAS CADEIRAS – Os reflexos na administração serão inevitáveis com afastamentos voluntários e exonerações decorrentes das opções de engajamento das lideranças políticas. Em breve, com a definição das candidaturas, aí sim novos nomes entram em cena.

DANÇA DAS CADEIRA 2 – Por enquanto é mudança mais evidente é do vereador Luizão Arquiteto que já está com o passaporte pronto para carimbar no MDB, inclusive com escritório político pintado com as cores do partido. O Vereador promete lançar a sua candidatura em uma carreata pela cidade depois da convenção marcada para o dia 16 de março.

DANÇA DAS CADEIRA 3 – O partido que aparentemente vai perder mais membros é o PSD. A maioria dos políticos tradicionais e atuantes atualmente ligados ao partido podem mudar de bandeira, Só não revelaram ainda para onde irão. Mas ao que tudo indica a legenda estará marchando com o Clebão do Posto.

DESISTÊNCIA – Com os resultados das prévias e aparecendo em 5° nas pesquisas Alencar Galbiatti deve vir candidato a vereador pelo PSD é o que se comenta dentro do próprio grupo. Desanimados com a desistência do cacique, os outros pré-candidatos da mesma sigla já estão correndo em busca de outro líder.

GRUPÃO – Em reunião ocorrida nesta sexta-feira, 01/03, com Clebão do Posto, a ex-prefeita Fábia Porto foi orientada por seus conselheiros a vir candidata a vereadora por Santa Isabel. Se vai aceitar ou não só o tempo dirá. Ainda no ano passado em entrevista a este Jornal, Fábia afirmou que não pretende se candidatar ao legislativo.

PATRIOTA – A ex-prefeita Fábia Porto foi da água pro vinho, ou melhor do PT a extrema direita. Fábia puxou corinho de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro na manifestação ocorrida no último final de semana na Avenida Paulista. Sem bandeira do Brasil, mas vestida de preto, Fábia foi as ruas, pelo que os manifestantes disseram ser o pedido de fim ao STF.

LIXO – Do centro às áreas rurais em Santa Isabel os moradores têm reclamado sobre os serviços da coleta de lixo na cidade. FOtos enviadas ao Ouvidor mostram o problema sempre no início da semana, com lixeiras transbordando na beira das estradas após o final de semana quando é grande movimentação nas chácaras e sítios.

LIXO 2 – A Prefeitura afirma que a coleta tem cumprido com os seus itinerários, mas reforça que sempre que acionada por algum popular, tem encaminhado as queixas a empresa Itapress Logística Ambiental, que é responsável pelo serviço na cidade. Detalhes como esse comprometem o município como de interesse turístico.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments