Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.460 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.
MELOU – E não é que a inauguração marcada para o dia 27 de janeiro da farmácia comunitária que iria distribuir medicamentos gratuitos principalmente para a população mais vulnerável, sem recursos disponíveis para a aquisição de medicamentos nas farmácias comerciais, melou. Foi cancelada.
LERAM O JORNAL – Tudo por que a Prefeitura revogou o alvará que já havia concedido para a associação que iria administrar a farmácia comunitária. A justificativa oficial é que após tomarem ciência da abertura da farmácia comunitária pelo Ouvidor, verificaram que faltava documentação complementar e por isso cassaram o alvará.
FICARAM SABENDO – Pois é. Mencionaram na justificativa oficial que o Ouvidor noticiou sobre a inauguração da farmácia comunitária. Só que o Ouvidor noticiou também que o vereador Gabriel Prianti estava à frente do projeto. Parece que esta é a informação que fez muita diferença no caso.
DOCUMENTO – Se a associação estava de posse do alvará emitido pela própria Prefeitura, é no mínimo óbvio e lógico que iria abrir as portas da farmácia comunitária. Se deram o alvará é presumível que não havia impedimento E se havia algum impedimento, bastava não ter emitido o alvará, antes de toda essa confusão.
CASSADO – E a ação implacável da fiscalização da Prefeitura contra a farmácia comunitária divulgada pelo vereador Gabriel, de oposição, convenhamos, que não se vê em outros casos. Foi diferenciada e muito!
CASSADO 2 – Com a cassação do alvará da farmácia comunitária, o vereador Gabriel, chutou o pau da barraca. Gravou um vídeo o botou a boca no trombone, dizendo que o prefeito mandou cassar o alvará da farmácia comunitária, que distribuiria remédios gratuitamente para quem não tem como comprar, por politicagem, para prejudicar ele, o vereador e acertando em cheio na população, que seria a beneficiada diretamente pelo projeto.
GRITO – O vídeo de Gabriel viralizou rapidamente e forçou o pessoal da Prefeitura, incluindo o prefeito, vir a público e se justificar. As justificativas para a cassação do alvará ficaram para as minúcias da lei.
PERSEGUIDOR – Na guerra de narrativas, fica evidente que o vereador Gabriel teve sucesso com a sua desenvoltura na divulgação da sua versão sobre os fatos e conseguiu colar a tese de “perseguidor” no prefeito e em sua gestão.
O POVO QUER – A farmácia não abriu, mas o vereador o que mais teve foi mídia, muita mídia e das boas. A causa é justa e conta com amplo apoio popular, que muitas vezes simplesmente não tem de onde tirar dinheiro para pagar por medicamentos. A cassação do alvará da farmácia comunitária foi o assunto principal da semana.
TELHADO DE VIDRO – Ainda de quebra o vereador, no dia seguinte, foi até a farmácia da Prefeitura, no centro de saúde, filmou e divulgou que não tinha farmacêutico trabalhando no expediente. O farmacêutico contratado pela Prefeitura estava de férias e não tinha ninguém no lugar em substituição.
TELHADO DE VIDRO 2 – A presença de farmacêutico em todo o período de funcionamento de uma farmácia é exigência legal e quem cobra conduta dos outros, não pode ter telhado de vidro. Novamente pegou mal e escancarou para o público uma situação irregular que estava ali bem por baixo dos panos. Ficou feio!
TÁ NA ANVISA – E como a história foi longe, o documento que a Prefeitura alegou que faltava para a farmácia comunitária funcionar, a AFE (Autorização de Funcionamento) pode ser consultada no site da Anvisa, sobre qualquer farmácia em todo o território nacional.
E LÁ TEM? – Quando se realiza a pesquisa sobre a farmácia da Prefeitura, o site não fornece a informação se a Prefeitura tem ou não o referido documento. A pesquisa aleatória sobre outro CNPJ de farmácia local, dá o resultado que a autorização existe.
QUEM VAI RESPONDER? – E agora fica a pergunta, será que a farmácia da Prefeitura tem o documento que foi exigido? Esperamos a resposta. O farmacêutico trabalhando na farmácia, ficou devendo.
EM FRENTE – Os vereadores igarataenses Ursão e Silvio Jorge enfrentaram as câmeras do programa “De Frente com Ouvidor” e relataram ao repórter Gabriel Dias o trabalho que desenvolveram ao longo dos últimos anos. Representantes atuantes da oposição à atual administração, lançaram as sementes de um novo mandato. São poucos os vereadores de Igaratá dispostos a mostrar o que fazem.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
SANTA ISABEL
MALA PRONTA – Em meio aos cuidados com a filha adoentada, o vereador Luizão promete que, em março, vai fazer um escarcéu com sua nova proposta eleitoral. Garante que vai repetir o sucesso alcançado com a sua primeira campanha. Pede que aguardem!
MALA PRONTA 2 – Tudo indica que Luizão vai abraçar o MDB que, no dia 9 de março realiza a sua convenção no município. Luizão deve se lançar candidato pelo partido. Mas, por enquanto, quer cuidar da família.
ALVO ERRADO – Tem um vereador que, a pedido de um candidato a prefeito, vem enxovalhando os funcionários do setor de serviços. Acha que batendo em baixo, chega lá em cima. Tem que lembrar que pau que bate em chico, bate no Francisco e quem elege é o funcionário e não o andar de cima.
NAMORO – Há fortes rumores de que através do WhatsApp o prefeito Chinchilla vem convidando o vereador Marquinhos Pelican para assumir uma secretaria. Nessa altura do campeonato, essa insistência implica em levar o Vereador a desistir de tentar se reeleger, abrindo caminho para outros nomes na vereança. A compensação é a promessa de que, na reeleição do prefeito, o atual vereador continuará na secretaria.
NAMORO 2 – A dúvida é que outros vereadores podem estar também sendo convidados para o mesmo exercício político, mas não se sabe exatamente com quais secretarias. Pode ser que, em pelo menos uma delas, haja dois candidatos para a mesma vaga.
NAMORO 3 – Essa semana o conhecido Kadu foi visto na Prefeitura. Nos corredores assuntou-se que poderia ser convidado a compor a chapa do prefeito Chinchilla como vice. Mas, já na calçada aparentemente desdenhou do convite: garante que será candidato a prefeito, com P maiúsculo e concluiu: não vai puxar ninguém com ele!
PORTA NA CARA – Comenta-se nos círculos políticos que um ambicioso pré-candidato a prefeito na cidade anda procurando as lideranças em busca de apoio à sua candidatura. Mas parece que não está sendo bem acolhido, pouco são os que se dispõem a ouvi-lo, outros aparentemente já estão comprometidos com outros pretendentes. Parece que chegou tarde demais.
SELETIVO – A prefeitura de Santa Isabel publicou na quarta-feira, 24/01, o edital para contratação, por meio de processo seletivo, na área da educação de professores de Educação Básica, Especial, Física e Língua Inglesa. O processo também prevê a contratação de profissionais para as secretarias de Desenvolvimento Social e de Governo e Administração como Assistente Social, Psicólogo e Médico do Trabalho.
SELETIVO 2 – O prazo para inscrições já tá aberto e é curto, só vai até a próxima segunda-feira, 29/01. O período de avaliação dos títulos ocorrerá entre os dias 30 e 31/01 e a convocação dos selecionados ocorre no próximo dia 08/02. O edital está disponível no site da Prefeitura santaisabel.sp.gov.br.