No Pé do Ouvido

Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.458 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

70 DE IGARATÁ – E como já era esperado, nas duas últimas sessões realizadas no ano passado, a Câmara de Igaratá aprovou primeiro 18 e depois 52 novos cargos comissionados, num total de 70. Um número absurdo para o tamanho do município.

DESOBEDIÊNCIA – Toda essa movimentação foi resultado de uma da decisão do Tribunal de Justiça mandando extinguir todos os cargos comissionados existentes em Igaratá, dizendo resumidamente que deveriam ser ocupados por servidores concursados e não por comissionados.

TOMA LÁ, DÁ CÁ – Cargos comissionados são aqueles que o Prefeito nomeia os seus companheiros políticos, sem concurso público. Pouco adiantou a decisão da Justiça. A Prefeitura do jeito que extinguiu os cargos comissionados que existiam, criou outros cargos comissionados no lugar. Concurso passou longe.

DONO DA CANETA – O projeto do trem da alegria de criação de cargo comissionado é de autoria do Prefeito e foi aprovado pelos vereadores na Câmara. Tudo foi mudado para ficar exatamente igual. Deram risada da decisão da Justiça.

SEGUE O EXEMPLO – A criação de cargos comissionados em Igaratá vai na contramão de todas as boas práticas que estão sendo adotadas na administração pública. Recentemente, o governador Tarcísio de Freitas sancionou uma lei que reduziu em 20% o total de cargos comissionados em todo o Estado de São Paulo.

VEXAME – E depois da última sessão, já fora do prédio da Câmara, um acerto de contas entre dois vereadores só não terminou em socos e pontapés, porque teve a intervenção de um terceiro, que evitou a pancadaria. Esses são nossos representantes. Que feio!

PRIORIDADE – A publicação do último edital de convocação para a reunião do COMTUR, trouxe, o que se pode classificar como aquele deslize das reais intenções, que via de regra, são subentendidas, mas não ditas. A pauta impressa diz que seria preciso definir um calendário de eventos no centro de exposições turísticas e em letras de caixa alta, sem rodeios “Inauguração é a prioridade”. O resto é o resto! Foi sincerão!

PODE PERDER – E falando em COMTUR, Igaratá, que foi qualificada como Município de Interesse Turístico (MIT), em 2018, terá que se submeter a novo ranqueamento em 2024. O ranqueamento mais recente é de 2021, e a classificação de Igaratá foi péssima. Dentre os 140 MITs em 2021, Igaratá atingiu somente 41 pontos, ficando da 130ª posição.

SEGUE EXEMPLO 2 – Paraibuna, que havia sido qualificada como MIT juntamente com Igaratá em 2018, fez direitinho a sua lição e ficou em primeiro no ranqueamento com 78,5 pontos. Com isso foi alçada à condição de Estância Turística. O repasse de recursos vai aumentar.

CAMPANHA – 2024 começou mesmo nessa semana com uma jornada do deputado estadual André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa e Governador em exercício, na região. Ontem pela manhã, acompanhado do deputado federal Márcio Alvino, entregaram à população do bairro Parque Alpina, a estrada vicinal José Ramos Arantes.

CAMPANHA 2 – A cerimonia reuniu mais de uma centena de moradores do bairro e adjacências e abriu espaço no palanque para o cantor e ex-deputado Sérgio Reis que aproveitou para pedir recursos para estender a pavimentação para mais 2,5 quilômetros melhorando as condições de tráfego para mais quatro bairros.

CAMPANHA 3 – No palanque além dos deputados, o superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), responsável pela obra, o prefeito de Salesópolis Vandelon Gomes, presidente do Condemat (Consórcio dos Municípios do Alto Tietê), vereadores e secretários municipais de Igaratá e familiares do homenageado, patrono da nova estrada.

CAMPANHA 4 – André do Prado e Márcio Alvino fizeram questão de anunciar que mais 12 milhões de reais estão disponibilizados para Igaratá assegurando que a participação e o apoio do grupo político do atual prefeito é de fato o responsável por todos os investimentos feitos pela atual administração.

CAMPANHA 5 – Na sequência toda a comitiva se dirigiu para o centro da cidade onde um palanque assinalava a inauguração da praça construída onde existia a escola e creche dos primeiros anos da cidade. Celebrado como uma praça de eventos, o novo espaço vem sendo utilizado especialmente por crianças para brincadeira de bicicleta, skate e carrinhos de bebê.

SANTA ISABEL

CAMPANHA 6 – Deixando Igaratá os deputados seguiram para Santa Isabel onde planejavam visitar os idosos internos no Lar Profa. Laura Frugolli e Asilo São Vicente de Paulo. Entretanto, por razões de segurança sanitária, limitaram a conversar com os dirigentes para tomar conhecimento dos problemas enfrentados por ambas as organizações.

CAMPANHA 7 – Ao deixar o Asilo São Vicente Márcio Alvino e André do Prado seguiram à pé para a Santa Casa para atualizarem as necessidades do Hospital. Márcio Alvino tem sido um dos políticos que mais contribui para a manutenção da Santa Casa para onde já destinou mais de dois milhões de Reais.

CAMPANHA 8 – Recebido pelo Provedor, diretoria e representantes da Irmandade mantenedora do Hospital, depois de verificar os trabalhos que envolvem a restauração das instalações, anunciou a remessa de mais um milhão de reais nesse ano de 2024, no que foi acompanhado por André do Prado que prometeu uma emenda de 300 mil reais.

FAKE – A notícia de que Santa Isabel vai perder mais de R$500 mil da área de turismo por falta de CND não procede. Houve uma interpretação errônea do texto em decorrência de uma mudança na lei. Até 2020 a prestação de contas do legislativo era feita com o CNPJ da Prefeitura. Como naquela ocasião houve o apontamento de uma irregularidade, o documento ficou suspenso.

FAKE 2 – Na semana passada a administração municipal comprovou a mudança do sistema de prestação de contas em separado do Legislativo. Nessa semana o documento deverá ser liberado voltando tudo ao normal, isto é: Cada um por si. A informação é do secretário de Governo, Felipe Nabil.

DANÇA DAS CADEIRAS – A saída do secretário de serviços Davi Inácio será substituída pelo secretário de Governo, Felipe Nabil que passa a acumular as duas secretarias. Mas comenta-se por aí que a passagem de Nabil na Pasta de Serviços seja provisória, enquanto no pátio do setor os funcionários temem pela volta do Capitão, outros mobilizam campanha para que a prefeitura passe a Pasta oficialmente para o coordenador da Defesa Civil, o engenheiro João Buosi.

TARIFA ZERO – Uma coisa é certa o projeto de gratuidade no transporte público de Santa Isabel, Tarifa Zero ou Rota Livre como a administração municipal promete chamar foi um ótimo benefício para a cidade. De acordo com dados da Viação Suzano o número de novos passageiros, por dia, aumentou mais de 333% nas linhas que operam no município. O que antes a empresa levava uma média de 600 a 700 passageiros dia, esse número saltou para aproximadamente 2.600 passageiros por dia.

TARIFA ZERO 2 – Com o busão lotado, os passageiros estão optando mais em utilizar o transporte municipal do que os carros e motos por aplicativo, “afinal sendo de graça é melhor para todo mundo”, quem fala é o próprio povo na rua.

DEU RUIM – O único lado negativo tem sido o site disponibilizado pela Prefeitura para o cadastro dos usuários. Muitos estão alegando não conseguirem concluir o cadastro que tem dado erros constantes, não permite o compartilhamento de documentos necessários entre outros empecilhos.

DEU BOM – Apesar das falhas tecnológicas, a Prefeitura buscou minimizar esses problemas e para isso criou 17 pontos fixos para auxiliar no cadastramento de usuários, com auxílio de um profissional da prefeitura em cada um destes pontos. Sobre o site, a administração promete que irá rever o sistema.

ENCONTROS – Já começaram os encontros que marcam o início do ano eleitoral em Santa Isabel. Nesta semana, dois dos principais pré-candidatos a prefeito na cidade, Kadu Barbosa e Luizão Arquiteto estiveram juntos, na chácara do vereador, compartilhando projetos e suas pretensões políticas. Será que vem aí a chapa Kadu e Luizão (Kazão)?

 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments