No Pé do Ouvido

edição 1.447
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.452 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

ARUJÁ

SURPRESA – Nesta semana o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou uma fiscalização surpresa em 170 unidades de saúde gerenciadas por organizações sociais (OS). A visita foi feita em 98 municípios paulistas, com objetivo de verificar se essas unidades cumpriram as determinações já apontadas pelo TCESP em visita realizada em outubro do ano passado.

SURPRESA 2 – Na região, o Pronto Atendimento Central e Maternidade Dalila Ferreira Barbosa de Arujá foi contemplada com a visita dos agentes do tribunal. No relatório prévio divulgado nesta semana, o TCESP ressaltou que encontrou, na maioria das unidades visitadas, aparelhos quebrados e até remédios vencidos. A pasta deve divulgar na próxima semana os apontamentos das irregularidades encontradas em cada uma das 170 unidades fiscalizadas.

NATAL ENCANTADO – Nesta semana a prefeitura de Arujá divulgou as atrações que irão compor o natal de luz da cidade. Dentre as novidades, destaque para a pista de patinação de gelo e o show especial de natal que ficará por conta do cantor Guilherme Arantes que acontecerá na Praça do Coreto na noite do dia 09 de dezembro.

NATAL ENCANTADO 2 – As festividades começam a partir do próximo dia 02 de dezembro, às 19h30 com ascender das luzes na Praça do Coreto e a cantata de natal no prédio situado na esquina rua Prudente de Morais com a avenida dos Expedicionários, no Centro, às 20h. Por fim, as atividades como o Parquinho, Trenzinho, Casa do Papai Noel e Pista de Patinação no Gelo serão liberadas ao público às 20h30.

IGARATÁ

IMPOSTO – Com o REFIS, que anistia multa e juros das dívidas dos contribuintes com a Prefeitura, Igaratá deve arrecadar uma boa quantia. Mas nem tudo são flores. Com o programa, um grupo de advogados visualizou um grave problema nas cobranças de débitos realizada pela administração.

IMPOSTO 2 – Segundo esses profissionais, a Prefeitura atualiza os débitos acima do que seria permitido, conforme entendimento já emitido pela Justiça há anos. O teto para multa e juros seria a variação da taxa Selic. A Prefeitura usa a taxa Selic mais outros acréscimos. O tema inclusive deve ser julgado em breve pelo STF.

QUERO O MEU! – Se mantida a lógica, simplesmente toda a dívida cobrada pela Prefeitura vai ter que ser revista para baixo e o que é pior, tudo que foi pago a mais, pelo menos nos últimos cinco anos, poderá ter que ser ressarcido aos contribuintes prejudicados, num cálculo aí que vai chegar nos milhões de reais, fácil, fácil.

FILME ANTIGO – O assunto tem tudo para ser outra avalanche, como foram os casos das férias dos servidores pagas fora do prazo e do médico que levou milhões para a casa, porque a Prefeitura contratou e pagou mal. Só no caso das férias e do médico em valores atualizados, o prejuízo passa dos R$ 13 milhões de reais, que a Justiça obrigou a Prefeitura a pagar.

UMBIGO – Uma reclamação constante que servidores públicos fazem, pelo menos no privado, já que publicamente temem retaliações. É sobre as licenças sem remuneração dada para alguns servidores. Segundo o pessoal que está na bronca, tem servidores que estão há mais de cinco anos afastados do cargo, trabalhando em outros órgãos públicos ou mesmo em serviços particulares, mas que ainda mantém vínculo com a Prefeitura, mesmo não trabalhando e não recebendo, mas ocupando vaga. Foram cuidar da vida, mas não cortaram o cordão umbilical com a Prefeitura.

OMISSÃO E DESCASO – Pessoas que estavam nesta sexta-feira na Rodoviária, presenciaram uma pessoa que passou mal, desmaiando e se machucando, imediatamente correram em direção a uma ambulância que estava do outro lado da rua. Mas a coincidência de nada serviu para agilizar o atendimento da vítima.

DESCASO 2 – A ambulância estava parada, trancada, sem motorista e assim continuou. Ninguém apareceu. Agora, porque o veículo de resgate, que deve ser utilizado somente para emergências, estava fora do centro de saúde, trancado, servindo para nada, é mistério.

IDEB – No mês de outubro começaram a aplicação das provas para medição do Ideb, em 2023. Uma análise sobre os números do Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, realizado em 2021, indica que Igaratá tem muito que evoluir.

IDEB 2 – Com nota 5.42, Igaratá ocupou em 2021, a posição de número 604 entre 623 municípios paulistas. A vizinha Santa Isabel por exemplo ficou na posição número 179. Jacareí foi número 358, Arujá 270 e Nazaré Paulista 288. Igaratá tem de avançar muito.

W.O – A equipe masculina de vôlei adaptado de Igaratá não compareceu ao campeonato estadual que aconteceu em Cubatão. O motivo é que teriam de ficar três noites hospedados em escolas, possivelmente dormindo no chão, como acontece em todos os eventos dessa natureza.

TORCIDA PODE – Com a ausência da equipe masculina, a equipe feminina decidiu ir em peso com a promessa da administração municipal de que o ônibus que faria o transporte iria, todos os dias pela manhã e voltaria à noite. Com a sobra dos 18 lugares que serviriam à equipe masculina, a presidente do F S Solidariedade decidiu convidar torcedores que quisessem aproveitar a viagem.

LOGOTIPO A MAIS – Ainda para esse evento, a Presidente do Fundo, Selma Arantes, cobrou de cada atleta a importância de R$44,90 pela camiseta da equipe. O espanto dos atletas foi que ao lado do logotipo da Prefeitura de Igaratá, foi estampado o logo do Fundo Social de Solidariedade, deixando alguns deles revoltados.

SANTA ISABEL

ORGULHO – Em sua rede social o pré-candidato a prefeito de Santa Isabel, Clebão do Posto, publicou honrado a notícia de ter sido indicado pelo prefeito Zé, para representa-lo na 8ª Assembleia Extraordinária do Conselho de Prefeito do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê.

VAIDADE – Em seu posto fez questão de mencionar o nome de todos os prefeitos presentes ao evento, mencionando ao lado de cada um o município que governa, exceto quando cita o nome do prefeito Carlos Chinchilla que aparece na nota sem menção ao município de Santa Isabel. Uma pequena distração com grande significado. No final da nora, Clebão agradece ao Prefeito Zé, prefeito de Guararema.

PÁROCO – Nesta semana um Padre causou uma revolta entre alguns de seus fiéis da Comunidade São Benedito. Acontece que após muito esforço da comunidade, a paróquia passou por importante obra e para comemorar a reinauguração da nova igreja, foi realizado uma missa de ação e graça, celebrada pelo tal pároco.

DE FININHO – No findar da missa, o Padre saiu de fininho e não ficou para a festa promovida pela comunidade. Ninguém viu quando o Padre saiu, mas o mesmo foi visto no mesmo dia e horário em outra festa, essa promovida por um pré-candidato a prefeito em sua propriedade particular. Lá o Padre fez questão de pegar o microfone e dizer algumas palavras aos presentes. O fato causou revolta generalizada nas ovelhas que se sentiram abandonadas pelo pastor, ops. Padre.

MUDOU – Nesta semana, a secretaria de Trânsito de Santa Isabel retirou o ponto de parada de frente da Igreja do Rosário no centro da cidade. A medida, segundo a Pasta, se fez necessária depois que uma faixa de pedestre foi pintada no local, a fim de permitir a travessia segura de pedestres e frequentadores da igreja. Os usuários que utilizam tanto os ônibus municipais, intermunicipais e até fretados deverão agora fazer o embarque e desembarque no ponto situado em frente à igreja Matriz.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments