
Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.445 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.
IGARATÁ
REVOGOU – A Prefeitura de Igaratá revogou a certidão de uso e ocupação do solo referente a um loteamento clandestino no Bairro da Boa Vista, por haver descumprido embargo anterior. O advogado que representa esse loteamento clandestino é o mesmo que está em prisão domiciliar decretada pela Justiça.
REVOGOU 2 – Como fica no topo da montanha, qualquer um que passa pela Rodovia D. Pedro I, via a abertura de ruas e o fluxo de pessoas que eram levadas para a comercialização de lotes no local. O plantão de vendas tinha corretor nos bares do Boa Vista oferecendo descaradamente os lotes clandestinos. A revogação da certidão é o mínimo que tinha que ser feito, difícil é entender como o documento foi expedido pela Prefeitura com toda essa picaretagem em volta.
MULTA – A Prefeitura também aplicou uma multa no valor de R$ 87.464,00 em relação a mais um loteamento clandestino, o tal do Náutico Igaratá, o mesmo que a administração municipal já tinha aberto uma vala e os loteadores fechado no dia seguinte, como se nada tivesse acontecido.
MULTA 2 – Este é o loteamento clandestino que divulga massivamente a venda de lotes em todas as redes sociais. Tudo na maior cara de pau. A aplicação da multa nos loteadores clandestinos não deixa de ser uma medida necessária e até mesmo obrigatória, mas não é o que resolve. Quem não se preocupa nem com a possibilidade de ser preso, não é uma multa que vai assustar. Esse é mais um caso que precisa de um choque para resolver.
CHOQUE – E falando em choque, se as ações da Prefeitura no combate aos loteamentos clandestinos tem sido água com açúcar, coube mesmo ao Ministério Público aplicar o remédio amargo. Que o diga o engenheiro Edenilson Rodrigues, o Chileno.
CHOQUE 2 – Mesmo estando com a prisão preventiva decretada e considerado foragido da justiça, Chileno teve bloqueado por determinação judicial, 3 (três) motos e 5 (cinco) carros que estavam registrados nos órgãos oficiais em seu nome como sendo de sua propriedade.
VENCIDO – Mais uma notícia ruim que vem das escolas de Igaratá. Agora o que circula é que estaria sendo distribuído leite com data de validade vencida para os alunos. Como envolve saúde pública, é um assunto que merece uma investigação urgente e apropriada para ver se é confirmado ou não.
AMBULÂNCIA – A única ambulância 4×4 da Prefeitura, adquirida em 2018, com recursos destinados por Sergio Reis, quando foi deputado federal, está há mais de 60 dias encostada no estacionamento do centro de saúde, sem condições de uso.
AMBULÂNCIA 2 – Essa ambulância que era o xodó da frota por ser a única 4×4, preparada para entrar e sair dos piores lugares, acabou se transformando no retrato do atual sucateamento da frota de ambulâncias da Prefeitura.
CONSELHEIRO – O ex-deputado federal Marco Bertaiolli tomou posse como novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Em Igaratá, Bertaiolli manteve uma estreita ligação política desde 2006, quando foi apoiado na eleição para deputado estadual pelo ex-Prefeito Zé Prianti.
PRESIDENTE – O Republicanos, partido do atual governador Tarcísio de Freitas fincou a sua bandeira também em Igaratá. O ex-vereador Benjamin de Lima é o novo presidente da comissão executiva do partido, que promete novidades e até quem sabe candidato a Prefeito.
GRANDE PERDA – Na semana passada ocorreu o falecimento do empresário Adriano Merkx, conhecido como Grandão da Fabaraço. Adriano atuou como empresário em Igaratá por mais de quarenta anos.
Santa Isabel
FISCAL – Ao contrário do que disse essa coluna na semana passada, o fiscal da prefeitura de Santa Isabel, gravado por um empresário solicitando o pagamento de propina para livrá-lo de uma multa, além da garantia de outras benéfices, não faz parte da equipe da secretaria de Meio Ambiente, mas sim da Secretaria de Planejamento, Obras, Urbanismo e Habitação – DEPLAN.
FISCAL 2 – A correção se faz necessária uma vez que os fiscais do Meio Ambiente do município desempenham um excelente trabalho no combate as irregularidades ambientais que assolam a cidade. O profissional gravado pedindo um café de oito mil reais, está atualmente alocado em outro setor e não deverá exercer sua função de fiscalizador, até que a sindicância, aberta pela Prefeitura, seja devidamente concluída.
CONLUIO – Caso a sindicância não fique apenas na promessa, ela deve revelar muita coisa, dentre elas, um possível conluio do setor na facilitação de irregularidades, afinal uma das promessas do tal fiscal seria isentar o empresário em até dois anos do pagamento de IPTU. A isenção ou até mesmo a diminuição do valor de um imposto, como o IPTU, envolve acesso ao sistema CECAM da Prefeitura, o que para acontecer depende de autorização e assinatura de alguns superiores.
EDUCAÇÃO – Um movimento agitou a internet nos últimos dias. A mensagem “Luto pela educação – Professores de Santa Isabel merecem respeito” gerou inúmeros comentários e indignação nas redes sociais e grupos de WhatsApp, dando conta de um possível corte no pagamento de benefícios relacionados ao triênio e quinquênio do magistério municipal.
EDUCAÇÃO 2 – A ação gerou revolta, mas vale salientar que após a aprovação do estatuto dos servidores, Lei Complementar nº237 foi detectado que os profissionais, com maior tempo de casa, estão recebendo os benefícios em duplicidade, uma vez que já possuem a garantia de adicional do magistério.
EDUCAÇÃO 3 – A correção do RH municipal, paralisa o recebimento de pagamentos, até aqui indevidos, mas não tira direito de nenhum educador. Embora recebidos indevidamente, a Prefeitura reconhece que não houve má fé dos educadores e os mesmos não terão que devolver nenhum centavo aos cofres públicos.
CRESAMU – O trabalho do consórcio foi alvo nesta semana de alguns apontamentos do Conselho Municipal de Saúde de Santa Isabel. Cobrando explicações sobre o tempo de resposta do CRESAMU aos atendimentos de urgência e emergência na cidade, os conselheiros exigiram uma tomada de decisão enérgica da Secretaria contra a prestadora de serviço.
CRESAMU 2 – Um cidadão, presente na reunião, chegou a dizer que passou mal e procurou atendimento na ESF do Vila Nova, a própria unidade acionou o SAMU, pois o mesmo estava com uma forte queda de pressão e precisava de cuidados médicos junto a UPA. A demora foi tanta, que deu tempo do filho do cidadão vir da fábrica, na estrada de Igaratá, para levar o pai de meios próprios até o Pronto Socorro.
CRESAMU 3 – Apesar dos apontamentos pertinentes, a presidência do Conselho Municipal de Saúde se comprometeu a promover uma reunião extraordinária, a fim de cobrar explicações da prestadora e para que a mesma apresente o relatório detalhado de seus atendimentos na cidade. Aguardemos!!!
NORDESTINA – Quem tentou prestigiar a Festa Nordestina no último sábado, no Jd. Eldorado se perdeu com facilidade. Isso porque a Prefeitura Municipal divulgou que o evento seria na quadra da Escola Dirce de Souza Machado, logo em seguida, Escola Jardim Eldorado, e por fim, apenas na “Dirce de Souza Machado, número 300”, sem especificações de Rua ou Avenida.
NORDESTINA 2 – O problema é que não existe nenhuma escola chamada Dirce de Souza Machado, a Rua de mesmo nome é escura e sem saída, o número informado dá em uma casa, e o evento foi na quadra da Escola Nirlando Costa Alvarenga, nome que não foi divulgado em nenhuma publicação.