No Pé do Ouvido

edição 1.447
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.443 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

IGARATÁ

CONDENADO – Nesta semana ocorreu a sessão do Tribunal do Júri com o julgamento do ex-chefe de Trânsito da Prefeitura de Igaratá acusado de tentativa de homicídio contra um dos irmãos do ex-prefeito Celso Palau. Marques Medeiros, que foi nomeado pela atual gestão, foi condenado pela unanimidade dos jurados. Já estava preso e assim continuou.

CRIME DE TRÂNSITO – Em 14 de abril de 2022, após uma discussão de trânsito, Marques sacou uma faca que trazia escondida na cintura e, de surpresa, feriu a vítima e saiu correndo em disparada para dentro de uma pousada, a poucos metros do local dos fatos, quase quebrando a porta de vidro do estabelecimento para poder se esconder.

CRIME DE TRÂNSITO 2 – Quando a polícia chegou no local e efetuou a sua prisão, encontrou com ele apenas uma faca. No dia seguinte foram encontradas mais duas facas, que ele tentou esconder jogando num terreno vizinho pela janela da pousada.

CRIME DE TRÂNSITO 3 – No currículo do condenado Marques Medeiros, pessoa pouco conhecida na cidade, que a maioria não sabe nem como chegou em Igaratá, não existe nenhuma qualificação que o credencie a ocupar a chefia de trânsito ou qualquer outro cargo comissionado na Prefeitura.

DEFESA – Além de ter atuação como ex-servidor comissionado da Prefeitura, Marques foi defendido no Tribunal do Júri pela advogada Valesca Cassiano Silva, que também vem a ser, atualmente, servidora comissionada da Prefeitura de Igaratá. Aliás, sem estar de férias ou de licença, a advogada atuou em favor do réu em pleno horário de expediente da Prefeitura.

DEFESA 2 – Se quando os fatos ocorreram a atual gestão correu em dizer que Marques havia sido exonerado um dia antes, agora com a sua defesa sendo realizada por outra servidora comissionada, fica pelo menos presumido que abraçaram a sua causa.

POLITICANDO – Entender diferente é bem difícil. Até mesmo porque mesmo sendo apenas testemunha dos fatos, o ex-prefeito Celso Palau acabou sendo o protagonista da defesa apresentada por Marques Medeiros. Foi dada total conotação política aos fatos, como se a vítima tivesse sido esfaqueada por ter tido o “azar” de ser irmão do ex-prefeito.

POLITICANDO 2 – O triste episódio apenas revela o baixo nível a que a política local foi rebaixada, servindo até mesmo para tentar justificar os mais terríveis crimes e barbaridades que são cometidos. Por incrível que pareça, chegaram a achar que até matar pode!

ELEIÇÕES – Este caso já foi julgado, com a devida condenação do criminoso a cinco anos de prisão. Mas, ano que vem tem eleições novamente e não será de se surpreender que novos personagens, como Marques Medeiros, surjam no horizonte. Passou da hora da população igarataense demonstrar a total rejeição a este tipo de situação.

RODEIO – Para quem tem curiosidade para saber quanto a Prefeitura gastou para realizar no rodeio neste ano, aí vão os números. Com os shows e estruturas foram R$ 437.000,00 (quatrocentos e trinta e sete mil reais).

RODEIO 2 – Mas teve dois outros custos não apontados pela Prefeitura. A Escola Irmã Paula Guimarães, vizinha ao recinto onde ocorreu o evento, ficou dois dias sem água e teve ainda o agravante: sem dinheiro para a compra de merenda escolar, a administração municipal mandou servir aos alunos somente o pão seco, também conhecido como “pão com língua”. Tudo com aprovação da nutricionista responsável, a mesma que proibiu o uso de açúcar nos alimentos servidos às crianças.

LOTEAMENTO – A Seccional da OAB no Estado de São Paulo, representado pela advogada Patrícia Vanzolini, requereu o ingresso na Ação Penal que trata dos loteamentos clandestinos em Igaratá e Santa Isabel. Quer intensificar a vigilância sobre os processos que tramitam na Justiça.

LOTEAMENTO 2 – A Justiça emitiu mandado de prisão preventiva de oito acusados no caso. Um deles é o advogado Kleber Cardozo Dionísio, que está em prisão domiciliar. A OAB pretende o ingresso na Ação Penal como “amicus curiae” para a defesa das prerrogativas do advogado.

SANTA ISABEL

AUMENTO – Antes da votação do aumento dos subsídios dos vereadores, o vereador Marquinhos Pelican manifestou-se contra a alteração do valor e declarou, nos corredores o seu voto. Diante da argumentação dos demais edis, acabou concordando, mas estabeleceu uma condição. Aumento também das atividades legislativas com mais uma sessão mensal no calendário.

AUMENTO 2 – Todos os vereadores concordaram e finalmente o reajuste foi aprovado para a alegria geral, por unanimidade. Nessa semana começou a correr nos bastidores do Legislativo a proposta de se revogar o aumento das atividades dos vereadores. Pretendem manter tudo como era antes, exceto os subsídios.

LOTADA – A van escolar que atende à rota 19, composta pelos estudantes residentes nos bairros Santo Ângelo e Monte Negro tem capacidade para transportar 15 crianças, monitor e motorista. Mas está carregando, segundo informam os pais, de no mínimo 23, inclusive com crianças que viajam em pé. Com a palavra a secretaria da Educação!

TIRA E PÕE – Se por um lado as obras estão avançando a todo vapor em Santa Isabel, como a pavimentação, por exemplo, que já está na fase final de sua primeira etapa. Por outro, grandes construções estão avançando pouco ou quase nada. Isso se dá, porque de acordo com fontes oficiais, a mesma empresa que trabalha na reforma do Mirante, também está responsável pela construção da nova ponte da José Raimundo Lobo. E com pouca equipe, a empresa acaba dividindo mão de obra para as duas importantes obras.

TIRA E PÕE 2 – Desta forma, quando a equipe vem mexer na ponte acaba desfalcando o Mirante, com isso nenhuma e nem outra obra avança. A administração está bem revoltada com a condição e já exigiu várias vezes, por meio de notificação, que a empresa aumente sua equipe, mas ela segue fazendo zigue-zigue nas obras públicas.

MESMOS ERROS – Parece que o tempo ensinou pouco algumas pessoas, ou talvez tenha feito com que as outras se esquecessem dos maus exemplos que as antecederam. Nesta semana, uma foto publicada nas redes sociais de um assessor da prefeitura provocou uma espécie de “dejà vu”. Uma ideia errônea e até infantil de querer mostrar que o problema do vizinho é maior que o seu, mesmo que este problema seja uma poça d’água insignificante.

CONSELHEIROS – A partir da próxima semana, até o dia 28/09, o Jornal Ouvidor promoverá, em seu programa no Youtube, uma série de entrevistas com os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar em Santa Isabel. Ao todo 17 candidatos disputarão o pleito em 01 de outubro, terão de 10 a 15 minutos para apresentarem suas propostas, dizerem quem são e por que devem ser escolhidos para preencherem uma das cinco vagas disponíveis no cargo. Não deixem de acompanhar, de segunda a quinta-feira, a partir das 19h, no programa De Frente com o Ouvidor!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments