No Pé do Ouvido

Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.442 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

CONSELHEIRO – O deputado federal Marco Bertaiolli, com destacada atuação em toda a região deve ser o próximo indicado pelo Governador Tarcísio de Freitas para uma vaga como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

SACUDIDA – Com isso, o tabuleiro político-partidário de toda a região deve levar uma ampla sacudida. Bertaiolli, sempre foi o grande nome e articulador do PSD, em toda a região do Alto Tietê e Vale do Paraíba. Sem ele, muitos políticos já estão se sentindo órfãos.

SE SAI BEM – Mas como poder, nunca tem vácuo, não deixa de ter aqueles que de uma hora para outra, sentem o vento soprar a favor. O suplente de Bertaiolli como deputado federal é o ex-prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, que vem a ser camarada do peito do vereador de Igaratá, Albert Ursão. Esse se deu bem na história!

IGARATÁ

CLANDESTINO – Em mais um episódio da saga dos loteamentos clandestinos em Igaratá, nesta semana juiz da 1ª Vara da Comarca de Santa Isabel, Dr. Carlos Eduardo de Moraes Domingos decretou a indisponibilidade dos bens de todos os envolvidos nos casos apurados até agora em Igaratá e Santa Isabel.

CLANDESTINO 2 – Essa determinação da indisponibilidade de todos os bens dos envolvidos alcança o total de R$ 13.520.000,00 (treze milhões, quinhentos e vinte mil reais). Esse bloqueio serve o pagamento de eventual compensação dos danos ambientais nos cinco loteamentos clandestinos implantados na região.

CLANDESTINO 3 – E entre várias outras determinações que visam preservar o meio ambiente e os direitos de eventuais adquirentes de lotes dos loteamentos clandestinos, também as Prefeituras de Igaratá e Santa Isabel deverão colocar placas e faixas de advertência nos locais dos empreendimentos caracterizando a sua natureza clandestina. A pena para descumprimento é salgada, com multa de R$50.000,00 por dia. A Justiça pegou firme, mas firme mesmo!

FORAGIDO – Dentre os acusados de implantação de loteamento clandestino, o engenheiro Edenilson Rodrigues, o Chileno, que vem a ser marido da vereadora Bruna Lourenço (PL), de Igaratá, que teve a prisão preventiva decretada, mas encontra-se foragido, fez chegar um pedido de habeas corpus até o STJ.

FORAGIDO 2 – A Presidente do STJ, Ministra Maria Thereza de Assis Moura indeferiu liminarmente o pedido e manteve a decretação da prisão preventiva de Chileno, sob o fundamento de promover, constituir e integrar organização criminosa, para o fim de cometer crimes, dentre eles, o parcelamento irregular do solo urbano e lavagem de capitais oriundos das vendas de lotes irregulares. Chileno segue foragido.

EXPLICA ISSO? Nestes casos, o pessoal que abusou, se deu mal, muito mal, mas esses não são os únicos casos de Igaratá. Tem vários outros, que é injustificável que ainda não tiveram a mesma sanção. Tem até loteamento embargado pela Prefeitura, com plantão de vendas no local. E por enquanto, estão rindo da cara das autoridades, sem reação!

COMPETÊNCIA – A Festa de Peão de Igaratá, mais uma vez comprova a competência de Izaias, da Markas, para organizar este tipo de evento. Izaias, começou a organizar rodeio em Igaratá, desde 2005, na gestão Zé Prianti, retornou a partir de 2017, na gestão Palau e segue até agora na gestão Elzo. Na quinta-feira, a apresentação do ícone sertanejo Sergio Reis, junto com a orquestra de viola de Igaratá, foi um momento mágico!

TÁ MUITO MAL – A semana da educação programada para Igaratá nesse período da independência deixou muito professores irritados. Devido à problemas na escola Petronilha, o evento foi transferido para a Escola Leonina. A falta de estrutura chamou a atenção. Palestrantes de uma área falando sobre problemas da área alheia foi só um dos detalhes. O tradicional lanche, sempre bem servido, não passou de pão com margarina.

CONTINUA MAL – Por falar em Escola Petronilha algumas mães apontam que já vinham observando o aumento dos problemas nas instalações escolares há muito tempo. Aparentemente só a direção da Escola não via e, se via não obtinham da Prefeitura o retorno desejado. O abastecimento de água continua precário assim como outras instalações.

SANTA ISABEL

RISCO – Tem pré-candidato a prefeito se arriscando demais em suas pretensões. Em duas reuniões realizadas em ambiente de atenção religiosa se apresentou como candidato ideal exibindo inclusive, segundo algumas testemunhas, um protótipo de plano de governo. Isso pode causar a inelegibilidade.

RISCO 2 – Já tem advogado especialista contratado para entrar com as denúncias de propaganda antecipada e abuso de poder religioso. E não é preciso muito para arranjar testemunhas. As redes sociais estão cheias de provas como fotos e gravações.

LADO CERTO – A vice-prefeita e secretária da Cultura Terezinha Pedroso está entusiasmada com sua mais recente proposta: mudar o local de estacionamento da avenida República, no centro da cidade. Ela pretende, após a conclusão da repavimentação, instalar as vagas ao lado direito da via como determina o Código Brasileiro de Trânsito.

LADO CERTO 2 – Muita gente acredita que o estacionamento como é hoje é resultado de uma questão cultural e que é necessário mais do que boas intenções e que não basta a invocação da lei. A população terá de ser sensibilizada para aceitar a mudança que vai reduzir o número de vagas na área central.

LADO CERTO 3 – E não basta apenas mudar de lado na avenida República, diversas outras vias do centro da cidade estão com o estacionamento em local invertido. Um exemplo é o trecho final da avenida Manoel Ferraz de Campos Salles. A lei deve ser aplicada em toda a cidade.

AUDIÊNCIA – Quem compareceu à audiência pública de revisão do Plano Diretor de Santa Isabel realizada no último dia seis, véspera do feriadão, saiu satisfeito. Mais de 50 pessoas, a maioria da área técnica (engenheiros e arquitetos) além de vereadores, trocaram ideias e sugestões que serão compiladas e apresentadas à população como novas propostas de direcionamento do desenvolvimento do município.

DOAÇÃO – A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Helena Inácio, enviou correspondência à equipe Numguento agradecendo a doação víveres feitas ao fundo que abastece a cozinha dos mais carentes. A equipe doou, essa semana, mais de 700 quilos de alimentos. Ela espera que a iniciativa sensibilize outras equipes para que façam o mesmo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments