No Pé do Ouvido

por Redação

edição 1.447
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.438 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

Arujá

RODOANEL – Nesta semana, o governo do Estado assinou o contrato de concessão do trecho norte do Rodoanel. As novas pistas permitirão maior fluidez de tráfego da região até a Capital Paulista, além do acesso a importantes serviços como o Aeroporto Internacional de Guarulhos, por exemplo.

RODOANEL 2 – A empresa Via Appia FIP Infraestrutura, foi a ganhadora do certame e deverá dar andamento as obras paralisadas há anos, devendo finalizar os 44 km que restam do trecho norte até 2026. De acordo com o governo do Estado, a concessionária terá até um ano para elaborar projeto de engenharia revisado para dar continuidade às obras, que está orçada em R$3,4 bilhões.

Igaratá

PRISÃO – A Justiça de Santa Isabel determinou, a pedido do Ministério Público, a prisão preventiva de oito pessoas pelo envolvimento no crime de loteamento clandestino praticado no Bairro do Morro Azul, em Igaratá.

PRISÃO 2 – As investigações e o processo crime correm em segredo de justiça. Mas ao que se sabe essas pessoas integrariam uma organização criminosa que, além do loteamento clandestino no Morro Azul, também seriam os responsáveis por loteamentos clandestinos em outros bairros, como no Bonsucesso.

PRAGA – O fato é que os loteamentos clandestinos se tornaram uma praga a infestar todos os cantos de Igaratá. Recentemente, os vereadores da oposição também entregaram um relatório para o MP, listando uma série de loteamentos clandestinos que estão a pleno vapor. O assunto ainda vai render muito.

VAZAMENTO – O que chamou bastante a atenção neste caso das prisões foi o vazamento de informações. Pelo menos uma semana antes, o burburinho com a especulação de nomes que seriam atingidos pelas prisões já era grande. De fato, alguns nomes cogitados nos vazamentos se confirmaram e outros, não. Pelo menos nesse primeiro momento.

DESTAQUE – Dentre as pessoas que tiveram a prisão preventiva decretada, uma em especial se destacou. Trata-se de um conhecido engenheiro da cidade e marido da única vereadora da atual legislatura, que gozava de trânsito irrestrito em todos os setores e com todas as autoridades da Prefeitura.

RODÍZIO DE CARROS – Tem até história de revezamento de compra e venda de veículo entre esse acusado e autoridades locais. O carro de fulano, foi para sicrano e depois de sicrano para beltrano. Negócios entre amigos. A famosa frase “Você compraria um carro usado deste homem?” Sim, compraria e vale para todos envolvidos nestas transações automobilísticas. Confiança total, um no outro e vice-versa.

ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO – E este nome na lista de pessoas com mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça pela prática do crime ambiental por loteamento clandestino, cria aquela situação nebulosa e escandalosa de proximidade entre supostos criminosos e agentes políticos. É o tipo de situação que exige uma investigação aprofundada dos fatos, não há a menor dúvida. Para o bem de todos!

CORRERIA – Outro fato que também chamou a atenção foi que coincidentemente com os boatos que vazaram sobre a iminência da decretação de prisão de pessoas envolvidas com loteamento clandestino, a Prefeitura ajuizou a primeira ação demolitória contra um loteamento clandestino. E olha que esse tipo de denúncia se avoluma há anos.

CORRERIA 2 – A ação ajuizada pela Prefeitura pede liminarmente o embargo das obras em andamento num loteamento que surgiu na estrada do Bonsucesso, um pouco antes do núcleo do Bairro. Neste loteamento, a Prefeitura realizou o embargo em abril de 2021. Em maio deste ano o MP requisitou nova vistoria. Em junho a Prefeitura informou o MP que o embargo não havia sido cumprido. Agora ajuizou a ação demolitória.

CORRERIA 3 – E essa demora, letargia da Prefeitura sempre foi muito criticada principalmente pelos vereadores de oposição. E com total razão. Deu para perceber que entre o embargo que a Prefeitura fez em 2021, até a nova cobrança do MP e o ajuizamento da ação demolitória, em 2023, se passaram mais de dois anos.

ENTREMENTES – Neste tempo, o meio ambiente foi degradado, o planejamento urbano jogado no lixo e muitas pessoas de boa-fé foram iludidas e compraram um pedaço de chão para construir a sua casa.

ENTREMENTES 2 – O risco deste pessoal ter a sua casa obrigatoriamente demolida, colocada no chão, é praticamente total. Prejuízo geral, menos para o espertalhão do loteador clandestino e sua quadrilha, que pegaram o dinheiro e caíram fora.

MAIS UM – E esse é só um exemplo. Tem diversos outros por aí e que também necessitam de intervenção urgente. Tem até um caso de outro loteamento totalmente irregular, gigantesco, que é inexplicável porque ainda não foi embargado e congelado, também sob pena de demolição.

FAKE – Quem adentra no empreendimento vê até placas de certificação sustentável. Não, você não está lendo demais, criaram a categoria de loteamento clandestino sustentável. A ousadia é inacreditável!

SEM VAGAS – E no cemitério municipal, onde não tem lote clandestino, mas em falta, a Prefeitura iniciou uma demolição em massa de túmulos que considera abandonados. O problema é que ninguém foi avisado da demolição para se ter certeza se o túmulo está ou não abandonado. E daí o risco de existir algum túmulo que não deveria ser demolido é grande.

SEM VAGAS 2 – Tudo isso para conseguir com urgência vaga para sepultamentos, já que o último trecho da ampliação do cemitério está praticamente esgotado. Isso também não foi falta de aviso. Faz tempo que tem muita gente berrando que isso iria acontecer. Chegou o momento!

EXPANSÃO – O licenciamento de um cemitério não se faz d noite para o dia. E não faltou, nem mesmo nesse jornal, advertência do problema que se avizinhava. Agora só resta ao Prefeito proibir de morrer na cidade. O problema vai persistir até o dia em que o executivo e o legislativo criarem regras para sepultamento no espaço municipal. Enquanto foi gratuito, vai continuar aparecendo mortos cujo sonho em vida era ser enterrado na “querida Igaratá”.

Santa Isabel

REPROVADA – A Câmara de Santa Isabel reprovou nesta semana, as contas da ex-prefeita Fábia Porto, referente ao último ano de seu mandato (2020). Dos 15 vereadores, 12 votaram pela reprovação, mesmo com o parecer favorável do Tribunal de Contas, que aprovou todas as contas da ex-prefeita.

REPROVARAM-SE – Acontece que alguns dos edis que votaram contra as contas de Fábia Porto, foram secretários e coordenadores em sua gestão. Marquinhos Pelican comandou a Pasta de Planejamento e Obras, Jairo Furini, atuou na secretaria de Segurança e Trânsito e Jorginho Capoeira atuou como coordenador na secretaria de Esportes. Com isso, os hoje vereadores, colocam em xeque suas atividades realizadas sob o comando das Pastas, uma vez que reprovando as contas de 2020 acabam por reprovar suas próprias ações.

NA LIVE – A ex-prefeita lamentou a reprovação em suas redes sociais e classificou as ações da Câmara como “politicagem podre”. Na próxima terça-feira, 15/08, Fábia Porto estará no programa De Frente com o Ouvidor e falará sobre o caso e como pretende recorrer da decisão.

HABITAÇÃO – Em visita a Santa Isabel, um representante político da União informou nesta semana, que está em estudo a implantação de 250 unidades habitacionais do Programa “Minha Casa Minha Vida” na cidade. Para se tornar realidade, a Prefeitura precisa apenas entrar com o terreno e a infraestrutura, o resto ficará a cargo do governo Federal. Vamos aguardar!

CLEBÃO – O pré-candidato a prefeito em Santa Isabel, nas eleições 2024, será o próximo entrevistado do Programa De Frente com o Ouvidor. Clebão estará em nossa live na próxima quinta-feira, 17/08, a partir das 19h. Não perca!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments