No Pé do Ouvido

Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.437 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

ARUJÁ
OPORTUNIDADE – Arujá está com mais de 320 vagas abertas em diversas oportunidades de emprego por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador. São vagas de auxiliar administrativo e de limpeza, além de atendente de farmácia, ajudante geral, entre outras. Mais informações acesse o site serviço online prefeitura de Arujá, e acompanhe as vagas clicando na barra Arujá emprega. O telefone do PAT de Arujá é o 4653-4057.

EMPREENDEDORES – Em parceria com a Prefeitura de Arujá, o SEBRAE promoverá entre os dias 28 a 31 de agosto, das 18h às 22h, um curso gratuito para que o Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), saiba organizar o seu negócio. As vagas são limitadas e mais informações podem ser obtidas através dos telefones WhatsApp: 11 4655-3883 e 11 93405-1784.

PROCON – Na próxima terça-feira, 08/08, o Procon de Arujá, realiza atendimento itinerante na Praça do Coreto, no centro de Arujá. No local, moradores receberão orientações, sobre o desbloqueio de Nota Fiscal Paulista, bloqueio de ligações indesejadas e também poderão ao mutirão renegocia, a fim de saírem da situação de inadimplência. Evento acontecerá das 9h às 16h.

IGARATÁ

SURPRESA – O Tribunal de Justiça para a surpresa de zero pessoas declarou a inconstitucionalidade de todos os cargos comissionados atualmente existentes na Prefeitura de Igaratá. São ao todo 77 cargos comissionados aos quais se exige a extinção. Chocada com a divulgação da notícia, mais que depressa a Prefeitura disse tratar-se de uma fake news. Seria mais simples admitir que a publicação do Tribunal de Justiça praticamente impede a administração municipal de continuar trabalhando.

SURPRESA 2 – A decisão foi proferida numa Ação de Inconstitucionalidade ajuizada pelo Ministério Público contra a Prefeitura de Igaratá, por unanimidade pelo Órgão Especial do Tribunal, constituído por vinte e cinco desembargadores, entre o Presidente, Vice-Presidente e o Corregedor Geral da Justiça e pelos desembargadores mais antigos. A decisão dá o prazo de 120 dias para a Prefeitura de Igaratá cumprir a decisão. O único recurso cabível é somente para o STF.

DEMISSÃO – O pessoal comissionado, que vai ter que ser obrigatoriamente dispensado com a extinção dos cargos atuais, comenta é que estão com a garantia de que novos cargos serão criados por outra lei e todo mundo vai ser acomodado. Que ninguém vai ficar na chuva! Pela explicação dada pela Prefeitura, parece que a intenção realmente pode ser essa.

SÓ COM CONCURSO – Os cargos que devem ser extintos, a Justiça entendeu que são aqueles que devem ser providos por servidores de carreira, admitidos mediante concurso público e não por indicação política e nomeação direta pelo Prefeito. Esse é o real problema, que nunca foi corrigido.

CASO ANTIGO – O MP vem denunciando há tempos e a Justiça tem dado decisões contrárias a criação indiscriminada de cargos comissionados em todo o Estado. Na região, Guararema já passou por isso, SJ Campos, Jacareí, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, entre outros também.

TEM DE MUDAR – Na maioria dos casos, esses Municípios procuraram se adaptar a nova realidade. E depois de extinguirem os cargos existentes, elaboraram novas leis e reduziram consideravelmente o número de cargos comissionados e passaram a exigir a qualificação mínima de nível superior para os nomeados, já que se trata de cargos na alta administração pública.

EXEMPLO – Mas tem aqueles que peitam a decisão. O mesmo TJ, condenou por improbidade e suspendeu os direitos políticos do ex-vereador e atual vice-prefeito de Guarulhos, por ter proposto em 2016 um projeto de lei que, aprovado, recriou cargos comissionados que haviam sido extintos por decisão judicial em 2015. Cada um escolhe o seu caminho. E arca com as consequências.

DANÇA DA CADEIRA – A secretaria de Educação de Igaratá determinou um rodízio entre professores e alunos com necessidades especiais. A medida está desagradando pais e responsáveis. Sabe-se que o período de adaptação desses alunos a novos professores é longo e difícil e a medida está provocando a recorrência de muitos estudantes.

SANTA ISABEL

SUCUMBENCIAS – Já existe o encaminhamento à comissão de ética da OAB, uma denúncia contra os assessores jurídicos da Prefeitura de Santa Isabel que atuam na cobrança da dívida ativa. Segundo a denúncia os advogados se preocupam apenas em ajuizar a ação sem sequer propor acordos ou buscarem os inadimplentes. A ação visa apenas garantir a sucumbência, o valor pago pelos serviços de cobrar a dívida pública. A dívida com o município fica em segundo plano.

COBRANÇA – Em live essa semana no programa “De Frente com Ouvidor” o pré-candidato Alencar disse que fazem quatro meses que a administração municipal não paga o subsídio da AETUSI (Associação dos Estudante Técnicos e Universitários de Santa Isabel). O pagamento é devido ao convênio pelo qual a Prefeitura se responsabiliza pelo pagamento de parte do transporte dos estudantes para as universidades e cursos técnicos.

COBRANÇA 2 – A Prefeitura admitiu a existência da dívida e a justificou. O pagamento foi suspenso devido ao fato da Associação estar em situação irregular perante a Justiça do Trabalho. Se administração municipal pagar o que é devido, o dinheiro será bloqueado por determinação da Justiça.

BRAVEZA – Parece que o vereador Edson Oh Glória está bravo com a assessoria jurídica do Prefeito Carlos Chinchilla. O motivo está na rejeição do projeto de tornar a “Marcha de Jesus” um evento no calendário de município. Nos bastidores ele comentar que o jurídico vem barrando muitos projetos nascidos no Legislativo.

NOS CORREDORES – Quem o encontra nos corredores da Câmara, Oh Glória lembra que na próxima semana serão votadas as contas da prefeita Fábia cujo resultado interessa à campanha de reeleição do Prefeito. Além disso tem a votação da tarifa zero no transporte público.

PRESIDÊNCIA – A primeira dama e secretária de Saúde, Helena Chinchilla deve assumir, nos próximos dias, a presidência do PSD no município. E a construção da campanha eleitoral de 2024.

DE FRENTE COM OUVIDOR – Na próxima quarta-feira, às 19 hrs, quem comparece ao programa transmitido pelo Youtube do Jornal Ouvidor é o pré-candidato a reeleição e prefeito de Santa Isabel Dr. Carlos Chinchilla. É o prosseguimento da série que quer ouvir e mostrar os futuros candidatos.

PROFESSORES AUXILIARES – Na quinta-feira, 03/08, o presidente da OAB de Santa Isabel, Dr. Vagner Lobo participou do Programa De Frente com o Ouvidor para comentar sobre a decisão do Tribunal de Justiça que retirou o direito de 21 alunos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados na rede estadual de educação da cidade, de terem um professor auxiliar em sala de aula.

INTERPRETAÇÃO – Ao que parece o TJ retirou o direito, mas não mandou a Diretoria Regional de Jacareí demitir ninguém, essa parece ter feito a interpretação, talvez “equivocada” da decisão. Sem auxiliar, não só os alunos com TEA estão sendo prejudicados, mas toda família está sofrendo junto, e muitos pais optaram por não enviar mais os filhos para a escola, até que a Diretoria reveja sua decisão.

SEM AULAS – De acordo om o Presidente, a Promotoria de Justiça da cidade, já ingressou com uma nova ação no Ministério Público a fim de rever tal decisão. Sobre os alunos estarem perdendo aula, Dr. Vagner Lobo explicou já ter comunicado o Conselho Tutelar sobre o motivo e que mediante a situação, os pais estão respaldados em suas escolhas, uma vez que sem o professor auxiliar, os alunos não conseguirão se ressocializar em sala de aula, tão pouco conseguirão ter um desempenho desejado nas disciplinas.

SEM RESPOSTA – O engraçado, de acordo com os próprios pais e professores auxiliares demitidos, é que a mesma situação acontece em Arujá que também possui alunos com TEA, matriculados na rede estadual e mantém os seus professores auxiliares, mas Santa Isabel não. Após a live, a reportagem procurou a Diretoria de Ensino de Jacareí, que até o fechamento desta coluna, não se manifestou

 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments