No Pé do Ouvido

Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.432 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

IGARATÁ

SAÚDE – R$ 5.580.152,16 (cinco milhões, quinhentos e oitenta mil e cento e cinquenta e dois reais e dezesseis centavos) esse é o valor que o Instituto de Gestão Administração e Pesquisa em Saúde – IGAPS, irá receber para prestar serviço no centro de saúde de Igaratá. Quem se utiliza do serviço de saúde, pode e deve exigir qualidade, porque o dinheiro público, que é de todos, está pagando bem caro para isso!

CENSO – O IBGE divulgou os dados finais do censo de 2022, no qual a população de Igaratá ficou em 10.605 habitantes. No resultado prévio do censo divulgado no final do ano passado, a estimativa populacional era de 11.703 habitantes. No resultado final, Igaratá acabou ficando com 1.098 habitantes a menos do que o esperado.

ARRAIÁ – E a história do mega fracasso do Arraiá de Igaratá, que foi anunciado gerando grandes expectativas, com a realização de grandes shows de nomes consagrados da música nacional e depois foi cancelado ainda está rendendo.

ARRAIÁ 2 – Acostumados a rejeitar todos os requerimentos que são apresentados pelos vereadores de oposição, desta vez, os vereadores da base do Prefeito, apresentaram eles mesmos um requerimento com diversas perguntas a Prefeitura sobre o fracassado Arraiá de Igaratá.

ARRAIÁ 3 – É o tipo de jogadinha ensaiada. Só perguntaram aquilo que dá para a Prefeitura responder, sem se comprometer em nada com o fracasso do evento. É a terceirização do fracasso, por meio de narrativa.

ARRAIÁ 4 – A única pergunta que deveria ser feita e não fizeram é a seguinte, por que antes de ceder o espaço público para a tentativa de realização do evento, a Prefeitura não exigiu a comprovação de que realmente o evento seria viável e realizado? O restante é só conversa mole.

NEPOTISMO – E já que começaram a fazer requerimento, tem outro assunto sério, que poderiam abordar, o nepotismo escancarado com a nomeação de parente do Prefeito em cargo comissionado na Educação. O tema serve também para os vereadores da oposição.

NEPOTISMO 2 – E parente, cônjuge, realmente é assunto delicado para quem está na vida política. Basta uma visita pelos loteamentos clandestinos que pipocam pelo Município todo e olha que não são poucos, para verificar que é figura fácil de achar placas de propaganda de serviços de familiar de político da cidade. Nem disfarça.

FISCALIZAÇÃO – Aliás é difícil entender como a fiscalização realizada pela Prefeitura é tão ineficiente e frouxa em relação aos loteamentos clandestinos. De tão vergonhosa que é, abriu espaço para os vereadores de oposição abraçarem a causa.

FAKE IMÓVEL – O vereador Silvio já denunciou vários empreendimentos clandestinos. E agora, o vereador Gabriel Prianti gravou um vídeo em frente a portaria de um novo loteamento fake, alertando a população para não cair na cilada de comprar lote clandestino. A postagem repercutiu bastante.

MÉRITO – Diz o ditado popular que santo de casa não faz milagre. E a frase não foi inventada por acaso. Os artistas plásticos Guataçara Monteiro e João Paulo, mentores e responsáveis pela implantação do projeto Galerias, que revitalizou o núcleo do Bairro Bonsucesso, foram agraciados com o título de cidadãos igaratenses, concedido pela Câmara Municipal.

VERGONHA – Na sessão solene de entrega do título realizada nesta semana, as cadeiras reservadas para diversas autoridades municipais permaneceram vazias, mas o plenário da Câmara ficou lotado pelo pessoal da Educação da vizinha Santa Isabel, que contrataram um ônibus para virem prestigiar os artistas.

SANTA ISABEL

TURISMO – O tempo virou forte na reunião do Conselho de Turismo na quinta-feira passada. Depois de analisar as iniciativas de Corpus Christi, Rosana Quintela, presidente do COMTUR contou que enviou à Prefeitura dois ofícios solicitando explicações a respeito das obras do Mirante do Monte Serrat. No pedido convidou um representante do setor de obras da administração e um representante da empresa responsável pela obra.

TURISMO 2 – A resposta foi dada pela advogada Neli, responsável pelo setor de convênios da Prefeitura lembrando que a obra é resultado de verbas estaduais e somente licitada e fiscalizada pela Prefeitura. Ela garantiu que a fase atual corresponde a 1/3 da obra e que foi feita a medição e o pagamento realizado. Mas a obra está parada, segundo ela, por falta de mão de obra.

TURISMO 3 – Um dos mais de 20 presentes à reunião que se apresentou como engenheiro se adiantou e disse que identificou diversas irregularidades na obra e que o prazo previsto para a realização da mesma está esgotado. Entre as irregularidades garantiu, os trabalhadores não usam EPI (Equipamento de Proteção Individual), exigido pela legislação trabalhista.

TURISMO 4 – Embora tentasse explicar, os argumentos da representante da administração não convenceram ninguém e a Presidente questionou a razão da ausência do responsável pelo setor de turismo. A resposta irritou a Rosana Quintela porque sugeriu que outra reunião à qual o diretor compareceu, era mais importante do que a do Comtur.

TURISMO 5 – A sugestão irritou os demais membros do Conselho que se sentiram desprestigiados pela administração municipal. O discurso mudou o tom e, segundo um dos presentes, faltou pouco para que uma “luva de box” fosse utilizada no debate. No final, a Presidente Rosana agradeceu a presença de todos e garantiu que o assunto passará para outra esfera.

REPUBLICANOS – O ex-vereador Alencar Galbiatti inaugurou na noite de quinta-feira, a sede do Diretório Municipal do Partido Republicano. Lideranças partidárias da região e membros locais prestigiaram o encontro que onde se confirmou a disposição de Alencar de disputar o cargo de Prefeito de Santa Isabel nas eleições de 2024.

REPUBLICANOS 2 – Entre os presentes o atual prefeito de Arujá, Dr. Luís Camargo; o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena; o deputado Jorge Wilson, líder do Governo Tarcísio de Freitas na Assembleia; Marcelo Barbosa, coordenador regional do Partido Republicano e secretário na Prefeitura de Itaquá; Eder Santos, chefe de gabinete na Secretaria de Turismo e Viagens.

REPUBLICANOS 3 – Ao confirmar a sua determinação em disputar a eleição para Prefeito de Santa Isabel, Alencar ressaltou que o fato do de liderar no município o partido do Governador Tarcísio de Freitas, vai ajudar no relacionamento com a administração estadual, canalizando mais recursos. Ao finalizar, Alencar disse que Santa Isabel precisa de uma administração séria, feita por isabelense.

PAU BRASIL – Parece que o antigo piso do ginásio Municipal de Esportes de Santa Isabel não terá um destino que se previa. Retirado da quadra para dar lugar ao novo piso, as tradicionais madeiras de Pau Brasil estão abandonadas na secretaria Municipal de Trânsito. Dizem que as que não estragaram ainda no relento, já foram levadas por alguns funcionários para enfeitar algum local de suas casas ou viraram lenha em alguma fogueira de São João.

AMBULÂNCIA – Quem solicitar atendimento pelo SAMU em Santa Isabel, poderá esperar um pouco mais do que de costume, isso porque a cidade só está atendendo casos urgentes com uma única ambulância do Cresamu, enquanto a ambulância e os socorristas do próprio município cumprem plantão na porta da UPA. Parece que a intenção era dar um reforço a mais no transporte sanitário de pacientes, mas com isso o socorro urgente fica desfalcado.

ENTULHO ESPECIAL – Nesta semana, a foto de um veículo municipal do transporte especial de estudantes com deficiência levando sacos de entulho, causou indignação nas mães de alunos especiais. O veículo com elevador e devidamente equipado para o transporte de cadeirantes, está servindo a secretaria de Serviços Municipais.

ENTULHO ESPECIAL 2 –Prefeitura disse para as mães que município recebeu um veículo novo para o transporte dos alunos PCDs e que o antigo foi destinado a outro setor: “Por que não descaracterizaram pelo menos o veículo antes de colocá-lo na rua? Uma total falta de respeito”, disseram as mães.

DIABETES – Na última segunda-feira, foi celebrado o Dia Nacional da Diabetes para explicar um pouco mais sobre a doença e as medidas de prevenção, além dos cuidados para com aqueles que já possuem a condição o Ouvidor promoveu por meio do seu canal no Youtube uma entrevista com a professora de biomedicina Dra. Cristina Aparecida Mariano. Vale a pena conferir.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments