Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.429 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.
IGARATÁ
PRESEPADA – Depois da mega “flopada” do Arraiá de Igaratá, que foi anunciado gerando grandes expectativas, com a realização de grandes shows de nomes consagrados da música nacional e depois foi cancelado, ao que tudo indica pelo insucesso da empreitada, começou a caça às bruxas ou o culpado pela presepada toda.
PRESEPADA 2 – O fracasso do Arraiá de Igaratá, embora ninguém assuma publicamente, a simples versão dos fatos, motivou a renúncia do presidente do Comtur. É assim mesmo, o sucesso tem muitos sócios, mas o fracasso é solitário.
PRESEPADA 3 – O vexame do anúncio, publicação e até venda de ingressos para a festa, para depois tudo ser cancelado não foi uma obra individual, foi coletiva. Ao Comtur, como órgão fomentador do turismo no município caberia, no mínimo, uma boa dose de prudência nos fatos, antes de atrelar o seu nome e o da cidade numa aventura, cuja possibilidade de dar certo era zero.
PRESEPADA 4 – Mas, não dá para passar o pano para a Prefeitura. A história toda e o vexame só se concretizaram porque a Prefeitura comprou a ideia e deu licença para tudo. Se tivesse bom senso e barrasse tudo no início por falta de viabilidade, nada teria ido para a frente.
SEM VAGAS – Algumas pessoas que participaram de velórios e sepultamentos realizados em Igaratá nos últimos dias, tem passado a informação e a preocupação com a falta de espaço no cemitério municipal.
SEM VAGAS 2 – A última ampliação ficou pronta e passou a ser utilizada no final de 2019 e faltam pouquíssimas vagas, segundo relato informal de alguns, menos de 10 ao todo, para o esgotamento total de sua capacidade.
SEM VAGAS 3 – A ampliação de um cemitério demora tempo para se concluir e o pior é que não existe nenhuma movimentação da Prefeitura para esta finalidade. O desfecho problemático da situação está anunciada. Famílias serem obrigadas a sepultar seus mortos em outra cidade, porque não tem vaga já não é alarmismo, mas possibilidade real.
LAVA LIXO – Mesmo pagando disparado o maior preço por tonelada de lixo a ser recolhido em toda a região, Igaratá ainda proporciona algumas regalias para a empresa contratada a peso de ouro para executar esse serviço.
LAVA LIXO 2 – Caminhões da empresa contratada são simplesmente lavados pela Prefeitura no lavador público que mantém na sua garagem de máquinas. Este é o tipo de cortesia a particular executada com recursos e equipamentos públicos que não é só imoral, é também ilegal. Tem várias fotos circulando e comprovando o fato.
SANTA ISABEL
CANDIDATO – O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou seu apoio à pré-candidatura de Alencar para Prefeito de Santa Isabel. O anúncio foi feito pelo deputado Márcio Nakashima, importante liderança regional do Partido. Em Santa Isabel o PDT está representado na câmara municipal pelo vereador Van do Negavan.
INELEGÍVEL – Enquanto isso, forças políticas tentam tornar o ex-vereador Alencar inelegível em razão de rejeição de algumas de suas contas, pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) quando ocupou o cargo de presidente do Legislativo de Santa Isabel. Mas ele considera essas ações como meros ataques inconsequentes. E responde através de sua assessoria jurídica.
ELEGÍVEL – Diz a advogada Miriam Athie, OB 79.338, que “não são todas as contas rejeitadas pelo tribunal de contas que causam inelegibilidade. Alencar, assim que assumiu a Câmara Municipal, se deparou com uma série de problemas ocasionado por administrações anteriores e tomou medidas no sentido de sanear o que há tempos vinha sendo apontado pelo Tribunal de Contas”.
ELEGÍVEL 2 – A Advogada continua: “a Lei da ficha limpa diz que para um gestor ficar inelegível é necessário que haja um vício insanável, ou seja dolo. No caso do vereador Alencar isso não ocorreu e a desaprovação se deu por conta do número de funcionários da Câmara Municipal, fato que ele não deu causa, ao contrário, trabalhou para sanar o problema”. E garante: “Ele terá o registro de sua candidatura amparada pela legislação vigente”.
PESQUISA – Feita por encomenda do PL mostrou um cenário preocupante para o Partido. Os números não foram divulgados nem mesmo para os correligionários. Não se fala do resultado, somente reforçam a necessidade de ampliar os esforços para que o Partido tenha maior visibilidade e inspire mais confiança.
PESQUISA 2 – O deputado André do Prado, atual presidente da Assembleia não vê motivos de preocupação com o resultado, garante que até o início da campanha eleitoral de 2024, muita água vai passar por baixo da ponte e o vento vai soprar a favor dos candidatos do Partido no município.
CERTIDÃO – O prefeito Carlos Chinchilla e o secretário de governo Felipe Nabil voltaram à Brasília essa semana para desembaraçar, mais uma vez, a CND (Certidão Negativa de Débitos Federais) junto à Receita. Dessa vez a visita foi agendada e guiada pelo deputado federal Rodrigo Gambale.
CERTIDÃO 2 – O pedido foi feito na terça-feira e na quarta os dois isabelenses embarcaram de volta trazendo o cobiçado documento sem o qual nenhum recurso do governo federal ou estadual pode ser investido no município. O documento tem de ser renovado todos os anos, uma rotina que governos anteriores não conseguiram cumprir.
CAPS – Nesta semana, uma funcionária da Santa Casa de São Bernardo, denunciou em rede social que um médico psiquiatra que deveria atender na rede municipal de saúde de Santa Isabel 20 horas semanais, está atendendo apenas meio período, duas vezes por semana. A mulher lamentou ter procurado atendimento no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e ter dado com a cara na porta.
AFASTADA – A denúncia abriu precedentes para a população de que, se os próprios servidores estão denunciando, alguma coisa errada tem. Ao que parece a funcionária, afastada nesta semana em decorrência de uma cirurgia, pode estar com os dias contado, após ter ventilado a queixa em rede social. Aguardemos!
CONSELHO – Em outubro, os moradores de Santa Isabel poderão, por meio de eleições diretas, escolher os novos membros do Conselho Tutelar da cidade. O órgão, responsável pela proteção e preservação da garantia de crianças e adolescentes, atualmente não anda tão bem com a administração municipal. Recentemente o Ministério Público notificou a Prefeitura sobre uma denúncia anônima que chegou ao órgão sobre a negativa da administração municipal em substituir o aparelho e a operadora de celular do telefone de plantão dos conselheiros.
CONSELHO 2 – Acontece que atualmente o Conselho opera com a TIM, que não cobre toda a cidade. Os conselheiros se queixaram, informalmente, com algum representante do MP na cidade lembrando que, por vezes, pode prejudicar o recebimento de denúncias importantes. A Prefeitura não ficou feliz com a notificação, informal, mas parece estar providenciando a solução do problema.
TURISMO – Nesta semana, o quadro Turismo e Empreendedorismo do programa De Frente com o Ouvidor, que vai ao ar ao vivo todas as segundas-feiras, a partir das 19h promoveu uma entrevista com Bruna Soares, proprietária da Ecovila Govardhan, situada na altura do KM 9,6 do Estrada do Monte Negro. Com a prática de yoga e o conceito da gastronomia vegana o espaço ganhou notoriedade em Santa Isabel e referência no estado na prática da cultura budista. A entrevista completa está no canal do Ouvidor no Youtube.