No Pé do Ouvido

Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.426 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

IGARATÁ

AUDIÊNCIA – Nesta semana foi realizada uma audiência pública para discussão sobre um projeto de lei de iniciativa da Prefeitura de Igaratá, que altera o Plano Diretor, transformando um terreno enquadrado como zona de interesse ambiental em zona de interesse turístico, no Bairro Águas de Igaratá.

PÚBLICA – Na verdade, é um projeto de lei, apenas para beneficiar um único lote, dentro de um bairro todo. É o tipo de projeto encomendado para atender a um único interesse particular, somente. Falta só o nome do interessado na lei.

DE UM SÓ – O projeto de lei é daquele tipo que tenta a famosa “evolução sorrateira”. Trata da alteração de um assunto seríssimo, que é o planejamento da ocupação do território do Município e o controle na utilização dos recursos naturais sem que haja qualquer comprovação, por estudos técnicos, da necessidade, viabilidade ou possíveis impactos das mudanças.

DEIXA PASSAR – Mas, a passada da boiada, tem pelo menos alguns lances no mínimo curiosos. Para justificar a mudança, o Prefeito justifica que no lote já não há vegetação a ser protegida. Já foi cortada. Resumindo, diz que é fato consumado, já era, segue o fluxo.

VAI DEIXAR? – Se a moda pega, é só afiar a motosserra e não deixar nenhuma árvore em pé, que o assunto preservação ambiental está resolvido, porque não tem mais o que preservar. Isso pode virar assunto do Ministério Público Ambiental. E por que não?

VEM REMENDO? – De certo, ainda não ficou sabendo que existe a recomposição de área degradada, exatamente para casos assim. O remendo na lei ainda terá que ser votado pela Câmara Municipal. Os três vereadores de oposição: Albert, Gabriel e Silvio já se manifestaram contrários. Os demais, ao que tudo indica serão cúmplices.

RADAR ELEITORAL – Com o tema eleições municipais no radar, muitas movimentações já estão sendo notadas. E como política separa amigos e une adversários, algumas composições impensáveis há algum tempo, parecem hoje bem prováveis. Já tem ex-vereador e ex-prefeito que, depois de longas batalhas entre si, descobriram que agora o inimigo é outro.

SURPRESA – Isso sem falar nas novidades que a imaginação de um grupo da cidade, de repente, pode se materializar, tipo ídolo nacional, que é 10, disputando eleição em Igaratá. E porque não? Seria um foguete de votos. Difícil dos políticos locais fazerem frente. Se é que teriam coragem de enfrentar!

DE MUDANÇA – O ex-vereador Valdemar Barbosa está fechando a mala. Está levando o seu título de eleitor para Santa Isabel, terra da família. Segundo os amigos mais chegados, pode até colocar o seu nome à disposição dos eleitores. Mas por enquanto é mera especulação. É o que diz!

SANTA ISABEL

ELEIÇÕES – Nos bastidores da política, Geraldo Simão, presidente do PT em Santa Isabel faz aceno ao Republicanos e pretende apoiar Alencar nas próximas eleições. Não será a primeira vez que o PT busca se encostar em outros partidos para viabilizar alguma apoio a candidatura de veredores. A última foi na eleição de Fábia Porto.

ELEIÇÕES 2 – Estão fazendo falta ao PT os petistas da raíz. Pelo jeito vai continuar rachando entre Geraldo Simão, no piso da fábrica e o Giba, representando o PT mais elitizado. O embate entre os dois inviabiliza o crescimento do partido na cidade. Tem petista antigo querendo voltar para o berço onde cresceu!
RADAR – Para o atual prefeito Carlos Chinchilla os radares recentemente instalados nas entradas da cidade podem contar votos negativos na campanha da reeleição. Mas o presidente da Câmara, Luizão Arquiteto quer que os equipamentos lhe tragam votos de motoristas e motociclistas acelerados.

RADAR 2 – Depois de postar em suas redes sociais o seu posicionamento contra os radares, Luizão apareceu essa semana com outra proposta. Sugere que os radares sejam substituídos por lombo-faixas que, segundo ele, reduzem a velocidade de veículos e oferecem mais segurança aos pedestres. Estranho será ver lombo-faixas em locais onde os pedestres não caminham.

RADAR 3 – De todo modo a proposta não encerra aí. Quer que os radares sejam oferecidos ao Estado, como doação, para que seja instalados nas estradas onde, de fato tem acontecido muitos acidentes. Certamente o Vereador não sabe que radares nas estradas são administradas por empresa vencedora de licitação, assim como os instalados nas ruas isabelenses.

ALMOÇO – O secretário Felipe Nabil está sendo vigiado, especialmente nos horários das refeições. Essa semana foi visto, no mesmo dia almoçando em Arujá e em Santa Isabel. Na primeira com empresários e na segunda com o ex-secretário Kadu. Com dois almoços por dia, até as eleições ele não vai conseguir levantar da mesa.

ALMOÇO 2 – Ele não nega que tem almoçado, tanto com políticos como com empresários e garante que vai almoçar com todos os empresários da cidade em busca de apoio aos projetos da atual administração e observa: “Todos os dias, todas as pessoas almoçam com alguém e só eu é que estou sendo vigiado”. Nabil também não nega: o cardápio é sempre o mesmo. Projetos para o município e eleições.

MANIA – Muito aliados do prefeito Carlos Chinchilla estão concordando com uma observação. Ele é o seu maior adversário. O seu hábito de contestar as opiniões dos outros, de retrucar e querer sair vencedor dos debates está abrindo fossas no diálogo com a população. O conselho que dão é: ouça e agradeça! Se estiverem certos corrija. Se estiverem errados, prossiga!

CIDADÃO HONORÁRIO – A Câmara isabelense aprovou por unanimidade a concessão do título de cidadão honorário ao ex-vereador e ex-secretário de governo, Afonso Lenzi. A homenagem é reconhecimento pelo esforço do empresário de fazer de Santa Isabel um lugar de investimentos para a geração de emprego e renda da população.

HOMENAGEM – Outra homenagem aprovada pela Câmara é de autoria do Executivo. O Centro de Atividade do Idoso que está sendo implantado na rua Prefeito José Basílio Alvarenga, 1000, se chaamará “Profa. Ladi Lobo”.

HOMENAGEM 2 – Homenageado com Moção dos Vereadores, o atual secretário de Serviços Sociais, Daniel Alves de Lucena. A homenagem reconhece o seu empenho na divulgação das artes marciais através da empresa que tem sede no município: Associação Shaolin Internacional de Artes Marciais.

REPÚDIO – Se por um lado o esporte de Santa Isabel parece estar bem, por outro, uma grande parcela de esportistas descontentes, prometem juntar forças para lançar a campanha Fora Chinchilla. De acordo com eles, o problema maior da atual administração, sempre esteve no comando a secretaria de Esportes que em todo este período só separou a classe esportiva e favoreceu “alguns” privilegiados.

BENEFICENTE – Domingo é dia de lasanha beneficente. Por R$20,00 você pode adquirir uma deliciosa lasanha feita pela Igreja Amor e Obra. Toda a renda será revertida a um grupo de missionários em Moçambique. Os pedidos em |Santa Isabel, podem ser feitos através do WhatsApp (11) 9 9761-0806. Peça já a sua lasanha beneficente.

 

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments