Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.426 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.
IGARATÁ
AUDIÊNCIA – Nesta semana foi realizada uma audiência pública para discussão sobre um projeto de lei de iniciativa da Prefeitura de Igaratá, que altera o Plano Diretor, transformando um terreno enquadrado como zona de interesse ambiental em zona de interesse turístico, no Bairro Águas de Igaratá.
PÚBLICA – Na verdade, é um projeto de lei, apenas para beneficiar um único lote, dentro de um bairro todo. É o tipo de projeto encomendado para atender a um único interesse particular, somente. Falta só o nome do interessado na lei.
DE UM SÓ – O projeto de lei é daquele tipo que tenta a famosa “evolução sorrateira”. Trata da alteração de um assunto seríssimo, que é o planejamento da ocupação do território do Município e o controle na utilização dos recursos naturais sem que haja qualquer comprovação, por estudos técnicos, da necessidade, viabilidade ou possíveis impactos das mudanças.
DEIXA PASSAR – Mas, a passada da boiada, tem pelo menos alguns lances no mínimo curiosos. Para justificar a mudança, o Prefeito justifica que no lote já não há vegetação a ser protegida. Já foi cortada. Resumindo, diz que é fato consumado, já era, segue o fluxo.
VAI DEIXAR? – Se a moda pega, é só afiar a motosserra e não deixar nenhuma árvore em pé, que o assunto preservação ambiental está resolvido, porque não tem mais o que preservar. Isso pode virar assunto do Ministério Público Ambiental. E por que não?
VEM REMENDO? – De certo, ainda não ficou sabendo que existe a recomposição de área degradada, exatamente para casos assim. O remendo na lei ainda terá que ser votado pela Câmara Municipal. Os três vereadores de oposição: Albert, Gabriel e Silvio já se manifestaram contrários. Os demais, ao que tudo indica serão cúmplices.
RADAR ELEITORAL – Com o tema eleições municipais no radar, muitas movimentações já estão sendo notadas. E como política separa amigos e une adversários, algumas composições impensáveis há algum tempo, parecem hoje bem prováveis. Já tem ex-vereador e ex-prefeito que, depois de longas batalhas entre si, descobriram que agora o inimigo é outro.
SURPRESA – Isso sem falar nas novidades que a imaginação de um grupo da cidade, de repente, pode se materializar, tipo ídolo nacional, que é 10, disputando eleição em Igaratá. E porque não? Seria um foguete de votos. Difícil dos políticos locais fazerem frente. Se é que teriam coragem de enfrentar!
DE MUDANÇA – O ex-vereador Valdemar Barbosa está fechando a mala. Está levando o seu título de eleitor para Santa Isabel, terra da família. Segundo os amigos mais chegados, pode até colocar o seu nome à disposição dos eleitores. Mas por enquanto é mera especulação. É o que diz!
SANTA ISABEL
ELEIÇÕES – Nos bastidores da política, Geraldo Simão, presidente do PT em Santa Isabel faz aceno ao Republicanos e pretende apoiar Alencar nas próximas eleições. Não será a primeira vez que o PT busca se encostar em outros partidos para viabilizar alguma apoio a candidatura de veredores. A última foi na eleição de Fábia Porto.
ELEIÇÕES 2 – Estão fazendo falta ao PT os petistas da raíz. Pelo jeito vai continuar rachando entre Geraldo Simão, no piso da fábrica e o Giba, representando o PT mais elitizado. O embate entre os dois inviabiliza o crescimento do partido na cidade. Tem petista antigo querendo voltar para o berço onde cresceu!
RADAR – Para o atual prefeito Carlos Chinchilla os radares recentemente instalados nas entradas da cidade podem contar votos negativos na campanha da reeleição. Mas o presidente da Câmara, Luizão Arquiteto quer que os equipamentos lhe tragam votos de motoristas e motociclistas acelerados.
RADAR 2 – Depois de postar em suas redes sociais o seu posicionamento contra os radares, Luizão apareceu essa semana com outra proposta. Sugere que os radares sejam substituídos por lombo-faixas que, segundo ele, reduzem a velocidade de veículos e oferecem mais segurança aos pedestres. Estranho será ver lombo-faixas em locais onde os pedestres não caminham.
RADAR 3 – De todo modo a proposta não encerra aí. Quer que os radares sejam oferecidos ao Estado, como doação, para que seja instalados nas estradas onde, de fato tem acontecido muitos acidentes. Certamente o Vereador não sabe que radares nas estradas são administradas por empresa vencedora de licitação, assim como os instalados nas ruas isabelenses.
ALMOÇO – O secretário Felipe Nabil está sendo vigiado, especialmente nos horários das refeições. Essa semana foi visto, no mesmo dia almoçando em Arujá e em Santa Isabel. Na primeira com empresários e na segunda com o ex-secretário Kadu. Com dois almoços por dia, até as eleições ele não vai conseguir levantar da mesa.
ALMOÇO 2 – Ele não nega que tem almoçado, tanto com políticos como com empresários e garante que vai almoçar com todos os empresários da cidade em busca de apoio aos projetos da atual administração e observa: “Todos os dias, todas as pessoas almoçam com alguém e só eu é que estou sendo vigiado”. Nabil também não nega: o cardápio é sempre o mesmo. Projetos para o município e eleições.
MANIA – Muito aliados do prefeito Carlos Chinchilla estão concordando com uma observação. Ele é o seu maior adversário. O seu hábito de contestar as opiniões dos outros, de retrucar e querer sair vencedor dos debates está abrindo fossas no diálogo com a população. O conselho que dão é: ouça e agradeça! Se estiverem certos corrija. Se estiverem errados, prossiga!
CIDADÃO HONORÁRIO – A Câmara isabelense aprovou por unanimidade a concessão do título de cidadão honorário ao ex-vereador e ex-secretário de governo, Afonso Lenzi. A homenagem é reconhecimento pelo esforço do empresário de fazer de Santa Isabel um lugar de investimentos para a geração de emprego e renda da população.
HOMENAGEM – Outra homenagem aprovada pela Câmara é de autoria do Executivo. O Centro de Atividade do Idoso que está sendo implantado na rua Prefeito José Basílio Alvarenga, 1000, se chaamará “Profa. Ladi Lobo”.
HOMENAGEM 2 – Homenageado com Moção dos Vereadores, o atual secretário de Serviços Sociais, Daniel Alves de Lucena. A homenagem reconhece o seu empenho na divulgação das artes marciais através da empresa que tem sede no município: Associação Shaolin Internacional de Artes Marciais.
REPÚDIO – Se por um lado o esporte de Santa Isabel parece estar bem, por outro, uma grande parcela de esportistas descontentes, prometem juntar forças para lançar a campanha Fora Chinchilla. De acordo com eles, o problema maior da atual administração, sempre esteve no comando a secretaria de Esportes que em todo este período só separou a classe esportiva e favoreceu “alguns” privilegiados.
BENEFICENTE – Domingo é dia de lasanha beneficente. Por R$20,00 você pode adquirir uma deliciosa lasanha feita pela Igreja Amor e Obra. Toda a renda será revertida a um grupo de missionários em Moçambique. Os pedidos em |Santa Isabel, podem ser feitos através do WhatsApp (11) 9 9761-0806. Peça já a sua lasanha beneficente.