No Pé do Ouvido

Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1421 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

IGARATÁ

ROUBO – No último feriado da sexta-feira santa, um grupo de assaltantes invadiu a garagem de ônibus da Prefeitura e fizeram uma limpa. Chegaram de madrugada e renderam o vigia que estava no local. Levaram módulos eletrônicos e tacógrafos de vários veículos, justamente os mais novos. O prejuízo foi grande!

ROUBO 2 – Mas, além do prejuízo material que não foi pouco, esse tipo de crime precisa ter uma resposta rápida e efetiva, porque causa grande impacto na sensação de segurança na população. Fica difícil alguém se sentir seguro, se até mesmo os bens públicos são roubados!

SEM PROMOÇÃO – O MP de Santa Isabel enviou ofício para a Prefeitura de Igaratá com cópia para a Câmara Municipal, advertindo que a partir de agora, eventuais novas promoções pessoais de políticos relacionados com a realização de repasses, obras, serviços e ações do Poder Público poderão ser incluídos em atos de improbidade administrativa.

SEM PROMOÇÃO 2 – Na prática a advertência do MP foi traçar uma linha divisória na realização de promoção pessoal de políticos com recursos públicos. Tipo assim, já deu, daqui para frente se continuar, vai dar ruim.

SEM PROMOÇÃO 3 – A ação do MP vem em boa hora. Foi um verdadeiro abuso o que ocorreu de promoção pessoal de político, tentando ser o “pai” de tudo quanto é benefício proporcionado com a aplicação de recurso públicos.

SEM PROMOÇÃO 4 – O site da Prefeitura realizou, não uma, mas várias vezes a promoção pessoal de político como dono de obra pública, veículos, etc. Até exposição de veículos em praça pública com foto de político, dando a entender que seria um “presente” enviado para a cidade aconteceu, tudo no melhor estilo de “politicagem de vila”.

SEM PROMOÇÃO 5 – O MP precisou entrar em cena para cobrar o óbvio. Político nenhum faz repasse, obra, cria serviço ou doa veículos ou máquinas. Quem faz é o Poder Público com recursos dos próprios contribuintes, que pagaram por isso. O político é um mero gestor ou indicador de aplicação destes recursos. Simples assim.

GENEROSIDADE – O vereador Gilliard, que também vem a ser motorista da Prefeitura, encabeçou uma coleta de valores com os demais motoristas, pedindo R$ 20,00 de cada um para comprar um presente para o Prefeito, como forma de demonstrar gratidão pelo aumento da referência salarial da categoria.

COM BOLSO ALHEIO – Além de vereador da situação, aliado do Prefeito, Gilliard também é motorista e como pouquíssimos pode solicitar e votar favoravelmente em benefício do próprio aumento de salário. Mas mesmo assim, quer a colaboração de outros para fazer uma média com o seu companheiro político.

ANDAR DE CIMA – Os três mosqueteiros, vereadores da oposição Gabriel Prianti; Silvão e Ursão foram até o Palácio Bandeirantes onde foram recebidos pelo vice governador Felício Ramuth. Pediram a interferência do Estado na cobrança à Sabesp dos postos artesianos prometidos para dois bairros da cidade, além de outros benefícios. Os poços ainda são promessas pela interligação da represa do Jaguari ao Atibainha.

SANTA ISABEL

AGITAÇÃO – A vida política isabelense está agitada: Hoje Chinchilla toma posse na presidência do Podemos. Na cerimônia política, mas discreta estará presente o deputado federal Rodrigo Gambale. Na adesão ao partido o Prefeito isabelense praticamente assina um acordo com o Governo Federal.

AGITAÇÃO 2 – Quem também muda de sigla é a primeira dama, Helena Chinchilla. Ela se filia ao PSD tendo como meta levar mais mulheres para a vida política. Outros partidos estão chegando na área da administração isabelense: União Brasil e Republicanos já estão sob a presidência do Diego e do secretário Felipe Nabil, respectivamente.

AGITAÇÃO 3 – Na posse de Chinchilla na presidência do Podemos uma personagem da alta cúpula do governo federal poderá aparecer. Está previsto um encontro com o Ministro Alexandre Padilha, certamente um braço forte junto ao presidente Lula.

ARQUIVADO – O Ministério Público pediu o arquivamento do primeiro processo feito contra a atual administração. Logo que foi empossado, diante da falta de recursos para a coleta de lixo, Chinchilla determinou a contratação, em regime emergencial, de uma empresa para o serviço.

ARQUIVADO 2 – A contratação da empresa Coletare Ambiental causou reboliço na cidade e acabou na justiça, em ação popular proposta pelo MP acionado pela empresa que fazia o serviço, a Terra Plana Locações e Serviços. Na semana passada o próprio Ministério Público se manifestou pelo arquivamento por improcedência da ação.

PAVIMENTAÇÃO – Na próxima semana o prefeito Dr. Carlos Chinchilla assina convênio no valor de 35 milhões de reais para recapeamento de 40 quilômetros de ruas e avenidas no centro expandido de Santa Isabel. Essa obra prevista para começar ainda esse ano vai alterar totalmente o fluxo de veículos na cidade.

90 DIAS – É este o tempo (ou um pouco mais) que o projeto da Reforma Administrativa de Santa Isabel encontra-se em análise na Câmara Municipal. Os motivos pela morosidade ainda são incertos ao passo que a não deliberação da reforma, segue travando importantes projetos para o município.

REFORMA – Dessa forma, a Prefeitura fica impossibilitada de fazer uma reforma e limpeza na casa pública, eliminando os chamados cabides de emprego e empregando profissionais técnicos por meio de concurso público. Um dos projetos que depende da reforma administrativa para acontecer é a implantação da tão esperada, Guarda Municipal da cidade.

REFORMA 2 – No período em que a insegurança nas escolas aflige pais, alunos e profissionais da educação, a definição da Guarda Municipal poderia trazer um conforto e tanto a preocupação dos pais, além de que, irá gerar mais de 40 empregos diretos.

REFIS – A câmara Municipal aprovou nesta semana o projeto de lei que institui o Programa de Refinanciamento Fiscal (Refis) 2023. O programa terá vigência a partir de 17 de abril, até 30 de novembro de 2023 e permitirá que os munícipes que possuem débito com os impostos municipais possam quitar suas dividas com abatimento de até 100% nos juros e multas.

CAFÉ COM FEIJOADA – Amanhã Santa Isabel recebe também a visita do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). Ele volta ao endereço da Tia Margarida, na avenida República Nº282 para se encontrar com seus companheiros na cidade. Como sempre o café com Boulos termina em feijoada, a partir da 10 hrs.

FESTA DO PEÃO – Essa semana a Prefeitura de Santa Isabel definiu quais os artistas vão se apresentar na Festa do Peão, prevista para acontecer no segundo semestre. A data será definida depois que os artistas confirmarem a agenda de cada um.

FESTA DO PEÃO 2 – Leonardo; Marcus e Belutti; Di Paulo & Paulino; César Menotti & Fabiano são estrelas de primeira grandeza que estão programados e que determinarão a data dos shows. Em princípio a festa poderá acontecer nos dias 7; 8 e 9 de Julho, no aniversário da Cidade.

TAMBOR – Enquanto isso cavaleiros e amazonas se preparam para o circuito das Provas de Tambor, uma tradição da vida rural isabelense e regional. A arena, ao lado do terminal rodoviário está recebendo os últimos detalhes para as provas que vão acontecer no dia 21 de maio. Aguarde!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments