Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.415 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.
ARUJÁ
CARRO – Esta semana mais um carro quase caiu dentro do Rio Baquirivu, na Mario Covas em Arujá. Em mais um dia de chuva, o motorista perdeu o controle do veículo e só parou ao bater na grade de proteção que por pouco não quebrou.
CARRO 2 – A prefeitura ainda não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre a manutenção das grades de proteção da Mario Covas enviados no mês passado depois que o 2º carro caiu no rio e o motorista foi salvo por populares. Com a população sem saber quais medidas serão tomadas para evitar que novos carros caiam no rio e jeito é evitar trafegar na avenida em dias de chuvas.
BAIRRO LIMPO – Hoje a Prefeitura de Arujá realizará mais uma “Operação Bairro Limpo” contra a dengue. Desta vez, serão coletados materiais inservíveis na região do Parque Rodrigo Barreto. A medida adotada pela Prefeitura, se tornou uma ação importantíssima da cidade no combate ao mosquito Aedes Aegypti e tem ajudado a prevenir doenças.
BAIRRO LIMPO 2 – No último sábado (25), as atividades, coordenadas pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Serviços, ocorreram no Jardim Emília e região e recolheram cerca de 18 toneladas de materiais inservíveis e 5 toneladas de recicláveis.
IGARATÁ
HORA EXTRA – Tem um pessoal que trabalha no setor de Educação da Prefeitura de Igaratá, que anda meio na bronca. O assunto é o de sempre: dinheiro. Tudo por causa de horas-extras que segundo esse pessoal, alguns agraciados que trabalham na saúde tem privilégio de fazer. Seriam 40 horas extras todo mês, tipo complementação de salário.
HORA EXTRA 2 – E olha que o pagamento de hora extra habitual, aquela que o servidor recebe todo mês e fica fazendo parte do salário, já foi condenado pelo Tribunal de Contas, mas pelo visto a condenação foi ignorada.
APROVADAS – As contas anuais de 2019, o penúltimo da gestão do ex- Prefeito Celso Palau, foram enviados pelo Tribunal de Contas para serem analisadas pela Câmara Municipal. O Tribunal de Contas emitiu parecer favorável à aprovação das contas.
APROVADAS 2 – Essa conta é aquela na qual o Tribunal, num primeiro momento, entendeu que a Prefeitura havia simplesmente cancelado toda a sua dívida ativa. Depois em recurso, ficou demonstrado que nunca houve o cancelamento da dívida ativa, que permanece intacta. Quem devia e não pagou, não teve perdão, continua devendo.
MUDOU TUDO – Se antigamente esse julgamento das contas era condição de vida ou morte para os gestores políticos, com as mudanças na Lei de Inelegibilidades, perdeu totalmente a importância. É que com as alterações na Lei, a reprovação de contas não impede mais a candidatura de ninguém. E assim, deixou de ser o bicho-papão.
SEM PERGUNTAS – O vereador Gilmar se envolveu em novo bate-boca com os vereadores Ursão e Silvio. O motivo da discussão desta vez foi a aprovação de requerimentos de solicitação de informações.
PRA QUÊ? – Ao justificar a recusa do requerimento, no qual foi acompanhado pelos demais vereadores da base do Prefeito, o vereador Gilmar disse que todas as informações da Prefeitura estão no portal da transparência. A vigorar a tese de Gilmar, fica difícil entender para que servem os vereadores.
MELHOR FECHAR – Informações de receitas e despesas estão no portal da transparência. Solicitações podem ser feitas pela ouvidoria e fiscalização tem o MP e o Tribunal de Contas. Valendo o que pensa o nobre vereador, melhor nem existir Câmara Municipal. Quando era oposição, Gilmar tinha uma ideia bem melhor das suas atribuições como vereador. Cansou de apresentar requerimento de informações. Mudou o Prefeito, mudou a conduta.
PEDÁGIO – A prefeitura de Igaratá abriu concorrência para o fornecimento de TAG´s, aquela fitinha magnética que permite a passagem pelo pedágio e estacionamentos conveniados com pagamento posterior. Com isso vai ficar mais fácil transitar pelas rodovias estaduais e federais.
ILUMINAÇÃO – Tem bairros de Igaratá enciumados com o Parque Alpina. A administração instalou em diversas ruas do bairro 127 luminárias tipo “lead”, levando alguns moradores a saírem à noite somente para ver a iluminação. O asfalto, a iluminação pública e calçada estão valorizando ainda mais o bairro que já é reconhecido como um dos mais habitados fora do perímetro urbano.
ILUMINAÇÃO 2 – Outros bairros, mais próximos do centro urbano ainda continuam com a iluminação precária e já começam a agitar em busca do benefício. No Parque Alpina, nas noites mais quente, os moradores colocam cadeiras nas calçadas e ficam trocando histórias e falando das fofocas do dia. Coisa que acontecia antigamente, no tempo em que televisão não existia.
SANTA ISABEL
ESTACIONAMENTO – Três cadeiras estavam estacionadas na manhã de ontem ocupando duas vagas na avenida da República. O agente fiscalizador coçou a cabeça e ficou sem saber como poderia notificar a estranha ocupação do espaço público. Pelo menos por 40 minutos, as cadeiras ficaram ali e só foram retiradas com a chegada de um caminhão de mercadoria.
HORIZONTAL – A sinalização horizontal da avenida da República, apagada pelo recapeamento asfáltico, já poderia ter sido feita não fossem as intensas chuvas, especialmente à noite quando devem ser feitas. A empresa vencedora da licitação só poderá receber quando terminar todo o trabalho que inclui, entre a sinalização horizontal a demarcação das vagas do estacionamento.
FROTA NOVA – O prefeito Carlos Chinchilla contabilizou essa semana que já colocou para rodar 47 veículos novos na frota da Prefeitura. Desses, pelo menos 26 estão alocados no setor de saúde, o mais carente no transporte. Alguns desses veículos foram adquiridos com recursos liberados pela Câmara Municipal sob a forma de emendas impositivas dos vereadores da base.
INUNDAÇÃO – Chinchilla foi um dos oradores nessa semana em um encontro de prefeitos do Condemat com técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Em sua fala o Prefeito isabelense lembrou que o município é penalizado duas vezes: no verão com as inundações e no tempo da seca, quando as águas da represa são desviadas para o abastecimento de São Paulo e do Rio de Janeiro.
INUNDAÇÃO 2 – Chinchilla disse que o município está há quatro meses em estado de emergência em decorrência das chuvas e que está se sentindo abandonado pelo Estado. Só não está totalmente sozinho graças à Defesa Civil que tem contribuído com os trabalhos de proteção da população.
INUNDAÇÃO 3 – O Prefeito apresentou também as reivindicações de Igaratá já que os dois municípios comungam dos mesmos problemas. As duas administrações reivindicam uma compensação para os problemas que são obrigados a suportar para o abastecimento das maiores regiões metropolitanas do Brasil.
VAI EMBORA – A fala de um assessor da prefeitura em entrevista esta semana a um podcast não pegou bem. Indignado com as críticas ao governo o mesmo recomendou aos descontentes com a cidade para que peguem suas malas e saiam. A fala mal dita causou revolta nos críticos de plantão.
COORDENADOR – No esporte algumas nomeações estão dando o que falar, tem motorista que vai coordenar o time de vôlei e coordenador de finanças que vai ficar lotado na secretaria de Esportes, só porque joga vôlei no ginásio, mas ainda afirma não ter muita experiência com outras modalidades.